Blog de Marketing Digital de Resultados

Ferramentas de SEO: tudo o que você precisa saber para otimizar melhor seu site

Existem centenas de ferramentas de SEO no mercado, mas para ajudar você a escolher a que melhor funciona para suas otimizações, citamos 12 delas. Confira!

O buscador mais famoso do mundo, Google, foi criado em 1996 e, logo em seguida, no ano de 1997, o termo Search Engine Optimization (SEO) passou a fazer parte do vocabulário dos webmasters.

No ano de 2013 para 2014, a idealização por produção de conteúdo começou a se espalhar de forma viral. Com isso, rapidamente frases como “o SEO morreu!” se tornaram quase que jargões no mercado. Bom, se isso realmente fosse uma verdade, não faria sentido o sucesso de tantas empresas que vendem ferramentas para auxiliar trabalho de SEO e, já que tocamos no assunto, é sobre essas ferramentas de SEO que hoje vamos aprofundar.

Existem centenas de ferramentas de SEO no mercado. Algumas são focadas em uma etapa específica do trabalho e outras vêm com propostas mais abrangentes, abraçando todo o processo.

Para ajudar você a conhecer e possivelmente escolher uma ferramenta braço direito nas suas otimizações, vamos agora citar algumas delas.

1 – Ferramentas de SEO para pesquisa de palavra-chave

A pesquisa de palavra-chave é imprescindível para um trabalho de SEO. Afinal, SEO é otimizar o seu site para melhorar seu posicionamento para… exato! Para as palavras-chave. Por essa razão, a pesquisa de palavra-chave deve ser o alicerce do seu trabalho de SEO. É importante que você se esforce bastante para ter o máximo de qualidade possível nessa etapa.

Existem algumas ferramentas que podem ser muito valiosas nessa fase, ajudando você a potencializar a qualidade e a variedade de suas keywords:

Keyword Planner – AdWords

Ferramantas SEO - keyword planner

O Keyword Planner é uma ferramenta gratuita que o Google disponibiliza na sua plataforma de anúncios (AdWords). Ela prioritariamente foi criada para auxiliar os analistas de mídia paga na etapa inicial de planejamento das suas campanhas, mas, com o tempo, passou a ser de grande valia para os profissionais de SEO.

No Keyword Planner você consegue checar o volume de busca de qualquer palavra-chave, além de também obter várias sugestões de keywords baseadas nas palavras-chave que você já tem.

Você também pode conferir algumas informações mais específicas, como o nível de competitividade da keyword. Porém é importante enfatizar que, por se tratar de uma ferramenta de compra de mídia, informações como essas serão baseadas nos critérios desse nicho e não nos de SEO. Podem, portanto, servir para dar uma noção generalizada.

Übersuggest

Ferramantas SEO - ubersuggest

Se você é um internauta assíduo do Google, já deve ter presenciado seu algoritmo de sugestão de pesquisa funcionando. Isso acontece quando você está começando a digitar na barra de busca e, antes mesmo de terminar, o Google oferece algumas opções prontas de pesquisa na tentativa de prever o que você iria pesquisar.

Bom, esse algoritmo é baseado no número de pesquisa em comum do termo que você começou a digitar, ou seja, se na maioria das vezes que uma pessoa começa a digitar “viajar” ela acaba digitando “barato”, nas próximas pequisas a tendência será o Google sugerir o termo “viajar barato”.

É importante haver essa explicação antes de falar do Übersuggest porque é exatamente dessa forma que a ferramenta trabalha. Nela você digita uma palavra-chave e ela irá listar de A a Z todas as possíveis sugestões baseadas nas intersecções das buscas.

É uma ótima ferramenta para ter insights de novas palavras-chave. Assim como o Keyword Planner, é uma ferramenta gratuita.

Google Trends

Ferramantas SEO - google trends

O Google Trends é uma ferramenta muito útil em pesquisas de palavras-chave. Ela não tem um foco em novas ideias de keywords, mas sim em extrair novas informações das palavras-chave que já constam no seu plano.

O Google Trends se destaca em:

  • Evidenciar sazonalidades de busca para uma determinada palavra-chave;
  • Comparar o volume de busca de até 5 keywords de uma só vez, dentro de um período pré-determinado;
  • Ver a distribuição de busca de uma keyword por regiões (país, estado, cidade).

A ferramenta é gratuita.

2 – Ferramentas de SEO para análises on-page

As correções e otimizações on-page de um site são como calçar as chuteiras para entrar em campo. Tudo precisa estar em ordem para que todos seus esforços de SEO sejam 100% proveitosos para seu site.

Essa sem dúvida é uma das etapas onde há a maior necessidade de ferramentas. Isso porque o tipo de análise que precisa ser feita é muito minuciosa e não é muito difícil deixar passar alguns detalhes importantes ao averiguar todas as páginas manualmente.

Algumas ferramentas que cumprem bem o papel nessa etapa:

Screamingfrog

Ferramantas SEO - screaming frog

O Screamingfrog é uma ferramenta muitíssimo completa quando falamos de otimizações on-page. Ela não deixa passar nada. Com ela você pode:

  • Visualizar URLs para Otimização;
  • Encontrar erros de rastreamento (por exemplo, 404);
  • Otimizar imagens;
  • Localizar e avaliar conteúdos;
  • Analisar links externos e internos;
  • Simular a Snippet do Google;
  • Localizar conteúdos duplicados;
  • Detectar páginas que não estão indexadas;
  • Checar velocidade de carregamento;
  • Criar e otimizar um Sitemap.xml.

A ferramenta possui uma versão gratuita, porém com algumas limitações. Na versão paga, todos os itens acimas podem ser usados sem moderação!

Se pretende fazer uma ótima análise on-page e não sabe por onde começar, esta ferramenta é um excelente caminho.

Google Search Console

Ferramantas SEO - google search console

O Google Search Console (antigo Webmaster Tools) é uma ferramenta bem importante para qualquer projeto de site que você venha a começar. A ferramenta auxilia bastante muitos itens importantes do on-page de um site.

Ao longo do tempo, a ferramenta praticamente se tornou protocolo de qualquer estratégia de SEO que é iniciada, sendo indispensável. Sem dúvidas um dos grandes motivos disso é o fato de ela ser gratuita e também por trabalhar muito bem junto com o Google Analytics.

O Google Search Console também funciona como um intermediador do motor de busca para o analista de SEO, avisando sempre que houver uma penalidade ou alguma outra notificação importante.

Está começando do zero o seu site e quer que ele seja otimizado para os motores de busca? Então o Google Search Console precisa ser prioridade nas ações.

Google PageSpeed

Ferramantas SEO - google pagespeed insights

Para aqueles que ainda não sabem, ressalto: A velocidade de carregamento de uma página é um fator de rankeamento sim!

E é por esta razão que o Google PageSpeed vem sendo cada vez mais procurado: ele atua dando orientações pontuais para que seu site fique mais rápido!

Ferramantas SEO - google pagespeed

A ferramenta é bem fácil de se usar e é muito útil na otimização de velocidade do site. Além de orientar seu site para que ele fique mais rápido no desktop, ele também passa instruções voltadas especificamente para mobile, que sabemos ser uma grande tendência dos últimos anos.

A ferramenta é gratuita.

3 – Ferramentas de SEO para análises off-page

Em SEO, quando falamos de off-page, basicamente o assunto é um só: Link Building. Ainda hoje, backlinks funcionam como um dos mais importantes fatores de rankeamento. É a forma dos motores de busca medirem a autoridade de um site.

Pense num exemplo com produtos: quanto mais pessoas recomendam um produto, maior a probabilidade de ele ter qualidade, ainda mais se as pessoas que o recomendam tiverem credibilidade. E é exatamente com esta lógica que os motores de busca procuram trabalhar: se um site é muito linkado (indicado) por outros, ele ganha uma autoridade perante os motores de busca.

Sendo assim, é de extrema importância que essa etapa seja muito levada em consideração na hora de planejar o SEO do seu site. Como todas as outras etapas, existem ferramentas poderosas que podem ajudar muito na sua estratégia de Link Building. Dê só uma olhada:

Majestic SEO

Ferramantas SEO - majestic seo

A Majestic SEO é uma ferramenta focada em off-page. Seu funcionamento é simples: inserindo apenas uma URL, é possível fazer relatórios relacionados a backlinks de um site e keywords. Além de saber o número de backlinks e quais são esses backlinks, você ainda consegue saber mais sobre a qualidade deles através de duas métricas criadas pela própria ferramenta: Citation Flow e Trust Flow.

A ferramenta é muito completa e dispõe de muitas funcionalidades no âmbito de Link Building. Nela, por exemplo, você pode comparar uma URL com outra para verificar como elas competem em relação a links.

Mais funcionalidades:

  • Saber o texto âncora de cada link;
  • Ver todos os domínios que fazem referências;
  • Ver diversidade de perfil de links;
  • Ver histórico de links.

A ferramenta possui ainda mais funcionalidades. É possível usá-la sem pagar, porém de forma limitada. Em sua versão paga, todos os seus muito úteis recursos ficam disponíveis.

Ahrefs

Ferramantas de SEO - ahrefs

A ferramenta de SEO off-page Ahrefs apresenta funcionalidades tão completas quanto a da Majestic SEO. O principal diferenciador das duas ferramentas são os seus bancos de dados.

Há quem diga que a Ahrefs possui um banco de dados mais completo, porém há quem diga o oposto. É o tipo de dilema que só pode ser sanado experimentando as duas.

A Ahrefs não possui uma versão gratuita. A ferramenta é paga.

Open Site Explorer

Ferramantas de SEO - open site explorer

A Open Site Explorer é uma vertente da ferramenta SEO MOZ. Ela é paga, mas possui uma versão gratuita limitada.

É uma ferramenta bastante completa por contar com o apoio de outras funcionalidades da MOZ. É bastante usada para verificar duas métricas muito importantes em SEO: autoridade da página e autoridade do domínio.

Ela também possui uma vertente voltada para redes sociais, disponibilizando números como:

  • Facebook: Dados relacionados a compartilhamentos e curtidas;
  • Twitter: Dados relacionados aos tweets;
  • Google Plus: Dados relacionados a +1;

Todas as três ferramentas citadas dessa etapa foram abordadas de forma bem breve e possuem ainda mais funcionalidades do que foi mencionado. Se você teve interesse por qualquer uma delas, pesquise! Sem dúvidas vai se surpreender ainda mais com as funcionalidades.

4 – Ferramentas de SEO para Monitoramento de Posições

Se o trabalho de SEO é totalmente voltado para melhorar o posicionamento das keywords relacionadas a um negócio, sem dúvidas o monitoramento de posições passa a ser uma das fases mais cruciais de qualquer trabalho de SEO. É o momento em que você valida o que está ou não funcionando e pensa em ações para corrigir algum erro ou até mesmo melhorar ainda mais.

Confira algumas ferramentas de SEO que ajudam a monitorar as posições das suas keywords:

SEMrush

Ferramantas de SEO - semrush

SEMrush é uma ferramenta de SEO que possui inúmeras funcionalidades bem úteis para as otimizações de busca. Uma delas é o seu quadro de monitoramento de posições.

Na parte de monitoramento de posições da SEMrush, você pode:

  • Ver o desempenho individual de cada palavra-chave pré-cadastrada;
  • Ver a taxa de melhora de posicionamento geral;
  • Ver a distribuição das keywords pelo ranking;
  • Filtrar por data para ver histórico;
  • Adicionar novas keywords sempre que quiser.

A ferramenta é paga, porém trata-se de um excelente investimento caso queira elevar suas análises de SEO.

Pro Rank Tracker

Ferramantas de SEO - pro rank tracker

O Pro Rank Tracker é uma ferramenta de SEO totalmente focada em acompanhamento de posições de palavra-chave. A ferramenta promete entregar tudo relacionado ao monitoramento de keywords.

Um de seus diferenciais são seus relatórios muito precisos e bem recheados de histórico. Assim como a SEMrush, ela também dispões de muitos gráficos úteis para uma análise mais refinada.

Apesar de, atualmente, quase todo o foco dos analistas de SEO do Brasil ser para o Google, o Pro Rank Tracker oferece um acompanhamento dos rankings do Bing e também do Yahoo!.

A ferramenta é paga.

WebXtool

Ferramantas de SEO - webxtool

A WebXtool, assim como a SEMrush, possui um arsenal mais amplo de SEO, abrangendo muitas outras etapas além do monitoramento de posições. Porém, é sua funcionalidade de acompanhamento dos rankings que se destaca.

Possui uma versão gratuita com um limite pequeno de números de keywords para acompanhar, mas em sua versão paga o céu é o limite. Sua funcionalidade é bem completa, abrangendo análises de gráficos, históricos de posicionamentos e muitas outras qualidades das ferramentas já citadas aqui.

Experimente a versão gratuita para poder conhecer melhor a ferramenta e tirar suas conclusões.

RD Station

RD Station - Logo

O RD Station é nosso software de Marketing Digital. Dentre suas dezenas de funcionalidades, há uma chamada “Otimização para Buscadores (SEO)”.

Nessa feature, você consegue acompanhar o desempenho do seu site no Google para palavras-chave relevantes para o seu negócio.

Para isso, você precisa primeiro definir as melhores keywords para a sua empresa. Feito isso, o software possui uma inteligência que mostra onde vale a pena produzir conteúdo, otimizar as páginas ou investir em mídia paga (Google Adwords).

Além disso, é possível acompanhar a evolução do ranking do seu site na busca orgânica para cada palavra-chave definida, avaliar suas páginas com um relatório e descobrir como deixá-las mais amigáveis para serem melhor posicionadas no Google.

A ferramenta é paga, mas você pode fazer aqui um teste gratuito ou conversar com um consultor de Marketing Digital da RD para saber como a ferramenta poderia ser útil para seu negócio.

5 – Ferramentas de SEO tudo em um

As ferramentas de SEO tudo em um podem ser ótimas aliadas na otimização de seu site para os motores de busca. Elas podem:

  • Otimizar seu tempo;
  • Facilitar correlações de métricas;
  • Gerar relatórios completos.

Vale a pena citarmos três dessas ferramentas (duas delas já mencionamos brevemente):

Todas essas três ferramentas são altamente amplas e ajudam na maioria das análises necessárias para um bom trabalho de SEO. Com elas você consegue fazer análises voltadas para Link Building, otimizações on-page, monitoramento de keywords e muitas outras funções.

6 – Bônus: 2 extensões e 2 plugins de SEO

Como bônus, resolvemos colocar ferramentas de SEO bem práticas para o dia a dia: extensões e plugins.

Extensões de SEO

As extensões de SEO para o navegador podem economizar um bom tempo do seu trabalho. Dentre as existentes, duas se destacam: SEOquake e a MozBar.

Agrupando as funcionalidades das duas extensões, é possível visualizar de forma praticamente instantânea dados como:

  • Page Rank;
  • Links Nofollow;
  • Links Dofollow;
  • Autoridade de página;
  • Autoridade do domínio;
  • Dados referentes a redes sociais (compartilhamentos, curtidas, +1);
  • Links internos;
  • Links externos;
  • URL;
  • Título da Página;
  • Meta Description;
  • Heading Tags;
  • Textos Alt.

Se você lida diariamente com análises de SEO e otimizações, esses plugins podem ser extremamente úteis.

Plugins de SEO

Os dois plugins de SEO que serão mencionados são para a plataforma WordPress, que é a mais popular nos blogs atuais. Vamos falar do plugin Yoast SEO e do All in One SEO Pack.

Os dois plugins são bastante usados por aqueles que possuem blog em WordPress e querem manter o blog e seus posts sempre otimizados em SEO.

Agrupando as funcionalidades dos dois, é possível:

  • Fazer redirecionamentos 301;
  • Configurar modelos de Meta Description;
  • Configurar modelos de Meta Title;
  • Verificar se o texto está otimizado para a palavra-chave foco;
  • Receber dicas úteis de SEO;
  • Bloquear indexação de sessões específicas do WordPress;
  • Fazer breadcrumbs e otimizações de links internos;
  • Acessar o arquivo .htaccess para edições;
  • Trabalhar com canonical tags;
  • Dentre outras funcionalidades.

Todas as ferramentas citadas nesse post podem ser de grande avalia nas otimizações de SEO que você venha querer fazer em seu site. É importante lembrar que elas não substituem um especialista na área de SEO, mas sim acrescentam muito valor ao trabalho de um.

Se você quiser saber mais sobre como transformar o Google em uma máquina de aquisição de tráfego para seu site, baixe nosso eBook “O Guia Completo de SEO”.

Conhece alguma outra ferramenta extremamente útil em SEO que deixamos de mencionar? Deixe um comentário falando sobre ela!

 

Marcadores:

Deixe seu comentário