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As ferramentas de marketing que usamos na Resultados Digitais

Conheça algumas ferramentas de marketing digital que podem ser úteis para você e seu negócio. Clique aqui e saiba mais!

Assim como muito dos profissionais de marketing digital, eu sou um entusiasta de ferramentas. Gosto de pesquisar, testar e usar várias delas. Especialmente no marketing digital, onde se é possível “fazer e medir” quase tudo.

Elas automatizam ações, trazem novas informações, potencializam produtividade e resultados, e o mais importante: dão autonomia ao time de marketing.

Cada dia que passa nosso time consegue fazer mais coisas, mais rápido e dependendo de menos gente. Enquanto antes, para fazer um teste A/B em uma página, eu precisaria de um webdesigner para construir uma nova página, atualmente eu consigo fazer ela sozinho, em 10 minutos, sem precisar de ninguém.

Todo time de marketing tem suas ferramentas preferidas e aqui na Resultados Digitais não é diferente. Como muitos clientes e leitores nos perguntam, acho que vale a pena compartilhar quais são essas ferramentas e como as usamos para gerar resultados.

Três avisos importantes:

1 – Apesar de fantásticas e de dar um ganho enorme de produtividade, nenhuma ferramenta faz nada sozinha. Sem um bom “operador” para extrair todo o seu potencial, a ferramenta não entrega tudo que pode.

2 – Existem várias similares às que recomendamos (tão boas quanto ou até melhores), mas são essas que estamos usando no momento.

3 – Não fazemos parte de nenhum programa de afiliados e portanto (infelizmente) não estou ganhando nada para indicar essas ferramentas. Estou recomendando realmente o que estamos usando e nos ajudando.

Heap Analytics

Essa ferramenta eu peguei como dica do Bernardo Porto, gestor de Growth do Hotmart.

O Heap Analytics é uma ferramenta de webanalytics bem simplificada, feita principalmente para entender o comportamento do usuário no seu site em forma de funil. Uma solução muito similar e também muito conhecida é o Mixpanel.

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Essa ferramenta se destaca pela facilidade de se configurar os ‘eventos’ do site, como visitas, cliques e conversões. Ele tem uma interface muito simples e permite qualquer pessoa fazer todas as configurações, sem nenhuma necessidade de programador. Com apenas alguns cliques já configuramos todos os eventos.

Assim como a maioria das ferramentas citadas nesse post, só é necessário inserir um código javascript no site. Feito isso, é só começar a usar.

Aqui na Resultados Digitais começamos a usá-la para medir a performance de uma ferramenta que lançamos recentemente: o Quiz do Marketing Digital. Com ela conseguimos ver quantas pessoas entraram na página, quantas começaram a preencher o formulário, quantas chegaram ao fim, compartilharam em rede social, etc. A partir do funil, consigo saber exatamente onde tenho um gargalo e preciso otimizar.

Independente se Heap Analytics ou Mixpanel, o que considero importante é usar uma ferramenta de analytics bem simplificada e que seja simples de se configurar. Em ambas também é possível ganhar alguns benefícios no plano gratuito. Para isso, basta colocar um “badge” da ferramenta no seu site.

Mais informações sobre isso: Heap Analytics e Mixpanel

Optimizely

O Optimizely é uma ferramenta essencial para quem quer começar a fazer testes A/B com qualidade e com muita praticidade.

A ferramenta se destaca por dois motivos. Além de oferecer o suporte estatístico necessário para validar a relevância dos experimentos e dos resultados, ela conta com um editor extremamente simples para se configurar e gerar novas páginas para testes.

Não é preciso saber absolutamente nada de html e CSS para fazer grandes mudanças na página. É possível arrastar elementos, aumentá-los, editar texto, cores, etc. Depois de criada a nova página para testes, é só clicar em começar o experimento. A partir desse momento, a própria ferramenta já faz a distribuição aleatória dos visitantes e começa as medições.

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Para começar a usar, basta inserir o código javascript gerado pela ferramenta no site.

Um concorrente muito conhecido é o Visual Website Optimizer. O plano gratuito das duas ferramentas é suficiente para já se fazer vários pequenos testes.

RD Station

O RD Station é o nosso software para gestão e automação de marketing. Com ele é possível criar Landing Pages para captar Leads, fazer campanhas de email marketing, gestão de Leads, Lead Scoring, Automação de marketing e Análise do desempenho do marketing.

Coloco o RD Station nessa lista porque é a ferramenta que nosso time mais usa no dia a dia para gerar demanda para nosso time de vendas. Inclusive, nosso time de marketing participa de testes de usabilidade com time de produto, lançamentos em beta, etc.

A forma que usamos:

Monitorar keywords:
Usamos o Painel de Palavras-Chave para poder acompanhar o desempenho das principais keywords e otimizar nossas páginas.

Lançamento de material (ebooks, webinars, etc):

Para isso usamos o criador/editor de Landing Pages e Email Marketing

Automatizar ações

Com o Lead Scoring e Automação de Marketing conseguimos nos relacionar com os Leads de forma mais automatizada, identificar as melhores oportunidades e fazer essa entrega para o time de vendas.

Medir impacto e resultados

Usamos o Marketing BI, uma ferramenta de business intelligence dentro do RD Station que nos ajuda a identificar exatamente quantas oportunidades e vendas cada um dos meus canais e ações de marketing traz como: materiais, emails e fluxos de automação, por exemplo.

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Um ponto bem interessante é que o RD Station está tendo uma evolução muito grande e lança muitas funcionalidades sempre. Então em poucos meses ainda será possível fazer muito mais.

Se quiser saber mais, você pode ver uma demonstração do software ou conversar com um dos consultores.

Picreel e Optinmonster

Estas ferramentas são as que usamos para criar os popups que coletam Leads. É uma solução muito simples, mas que nos ajudam muito na captação de Leads, especialmente em páginas importantes como a de preços e funcionalidades.

Existem muitas ferramentas no mercado que fazem a mesma coisa, mas estas duas foram as que mais gostamos e que tem um bom preço. As duas já contam com modelos prontos, teste A/B nos popups, permitem integração com outras ferramentas (como RD Station, Mailchimp, etc) e possuem a tecnologia de ‘exit intent’ (o popup aparece quando o usuário está saindo da página).

Também muito fácil de ser instalado. Basta inserir o código javascript na página e pronto. A ferramenta já está funcionando.

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Zapier

O Zapier é uma das minhas ferramentas preferidas atualmente. Para quem não conhece, é uma plataforma que conecta as APIs de mais de 400 ferramentas e permite uma integração de forma bem simples. Em termos menos técnicos: é um grande “fazedor de gambiarras”.

O grande destaque é que ela permite ao usuário comum fazer uma série integrações sem saber programar ou mexer em APIs. É possível integrar o RD Station com vários CRMs, Google Drive, Gmail, Trello, Dropbox, Asana, Evernote, Google Calendar e muitas outros.

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Nesta página você pode ver todos os apps que estão disponíveis para integração hoje: https://zapier.com/zapbook/apps/

Neste post falamos de algumas das possibilidades de integração do RD Station através do Zapier: RD Station e Zapier – deixando as integrações ainda mais simples

Google Drive + Google Apps Scripts

Imagino que todo mundo já tenha ouvido falar e até usado o Google Drive, especialmente para criar e fazer edição de algum documento (planilha, texto ou apresentação) de forma simultânea.

O que muita gente não sabe é que é possível levar para um outro nível o uso do Drive através do Google Apps Scripts. O Apps Script é uma linguagem baseada em JavaScript que permite construir apps integrados aos serviços do Google. Dessa forma pode-se automatizar tarefas entre os produtos do Google (Drive, Gmail, Calendar, etc) e ainda integrar a outras ferramentas externas.

Não é preciso instalar nada e os códigos ficam nos servidores do Google.

Aqui na Resultados Digitais começamos usar há pouco tempo para facilitar e acelerar alguns processos internos, tirando muitos trabalhos manuais do dia a dia. Conseguimos pegar dados externos, tratar isso, disparar emails, gerar alertas, etc. Tudo automaticamente.

Se quiser trabalhar em melhorias de processos internos, usar essa ferramenta é bem recomendado. Inclusive existem empresas especializadas em otimizar processos e aumentar produtividade através dessas ferramentas do Google. Uma delas é a nossa cliente QI Network (lembrando que não estou ganhando nada pelo ‘jabá’, mas conheço o trabalho deles e tenho tranquilidade em indicar).

Para os que não sabem programar e não tem um desenvolvedor no time, é possível encontrar uma série de apps gratuitos que já podem ajudar muito. Para acessá-los, basta ir em “Complementos -> Instalar Complementos” (em inglês: “Add-ons -> Get Add-ons”…).

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Para quem gosta de acompanhar o lançamento de novas ferramentas, recomendo acessar e acompanhar o Product Hunt. Esse site mostra uma série de novas ferramentas que estão sendo lançadas todos os dias e qualquer pessoa pode ‘votar’ na ferramenta.

Se você usa alguma ferramenta super legal e que ajuda seu time a entregar mais e melhor, me avise pelos comentários.

 

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