Geração de Leads com Google Adwords: um guia detalhado para criar uma campanha efetiva


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Se você deseja aumentar a geração de Leads e Oportunidades para a sua empresa, já deve ter considerado anunciar seu serviço ou produto na internet. Fazer isso na Rede de Pesquisa do Google, que é a ferramenta de buscas mais usada no mundo, é particularmente atraente porque os anúncios são exibidos para usuários que estão ativamente procurando por algo. Nada mais assertivo do que mostrar o que alguém procura exatamente no momento em que busca, certo?

A possibilidade de anunciar no Google se torna ainda mais atraente se levarmos em conta que a ferramenta de gerenciamento de anúncios, o Google Adwords, é acessível a qualquer um que deseja se tornar anunciante: basta se cadastrar e publicar uma campanha. Mas é por essa facilidade que frequentemente negociamos com empreendedores frustrados, porque viram o investimento dando pouco ou nenhum retorno na aquisição de Leads e clientes.

Em grande parte das vezes, não definem objetivo e estratégia das campanhas, não estudam a dinâmica dos anúncios, não analisam os concorrentes e tampouco o comportamento do público-alvo na internet.

Além disso, anunciantes que esperam resultados precisam ter em mente que campanhas no Google não fecham vendas por si só. Depois de atrair os Leads, estratégias de Nutrição, Qualificação, Remarketing, Vendas Inbound são definidoras no fechamento de novos negócios. O ideal é encarar as campanhas pagas do Google como um canal a mais de atração para a sua empresa e não uma maneira mágica de ganhar clientes sem esforço.

Com nosso Guia e Planilha de criação de campanha, vamos ajudar você colocar no ar uma campanha para geração de Leads na Rede de Pesquisa do Google. Mas antes de começar o trabalho, você sabe como funcionam os links patrocinados?

Antes de tudo, como funcionam os Links patrocinados do Google?

A cada busca feita no Google, é oferecido ao usuário uma série de anúncios, que são exibidos nas três primeiras posições da tela de resultados, na coluna direita da página e, por vezes, abaixo da lista de resultados orgânicos. Caso o usuário se atraia pelo anúncio e clique, o anunciante paga para o Google.

links patrocinados no google

É por meio de um leilão que o Google determina a posição de cada anúncio. Isso acontece instantaneamente, a cada busca dos usuários, e envolve todos os anunciantes que estão com uma campanha ativa no Google Adwords para o termo pesquisado pelo usuário. Esses termos são chamados de palavras-chave.

No leilão, o Google leva em conta alguns critérios de classificação, que incluem:

  • Lance máximo que o anunciante está disposto a pagar pelo clique do usuário
  • Índice de Qualidade das campanhas
  • Impacto esperado das extensões de anúncio usadas pelo anunciante.

Basicamente, isso quer dizer que a visibilidade dos anúncios não depende simplesmente do quanto você está disposto a pagar, mas também da qualidade do trabalho. (Para entender mais sobre o impacto do Índice de Qualidade em uma campanha, recomendamos este post do nosso blog.)

Para garantir um bom Índice de Qualidade, o passo a passo deste Guia leva em conta boas práticas no planejamento e criação da campanha. Além de ajudar a traçar objetivos e métricas de sucesso claras, para que seja possível analisar se a Rede de Pesquisa do Google é um canal de geração de Leads lucrativo para seu negócio.

São 7 passos altamente detalhados para aumentar as chances de sucesso da sua campanha:

1 – Pesquisa de Mercado

Saiba como juntar dados relevantes do mercado para entender o comportamento de pesquisa do seu público-alvo a fim de ser assertivo na elaboração da estratégia de campanha.

2 – Definir a Estratégia

A parte mais importante para obter resultados é definir uma campanha com estratégia alinhada com seu negócio e público-alvo que deseja atingir. Defina a campanha, objetivo, meta, métricas de sucesso, e muito mais.

3 – Palavras Chave

Entenda qual é o caminho do usuário ao fazer uma busca até a conversão. Proporcione uma boa experiência nessa trajetória para aumentar as taxas de de conversão.

4 – Experiência do Usuário

Entenda qual é o caminho do usuário ao fazer uma busca até a conversão. Proporcione uma boa experiência nessa trajetória para aumentar as taxas de de conversão.

5 – Otimize suas Campanhas

Saiba como restringir cliques indesejados na sua campanha para aumentar o número de cliques de alta qualidade para seu produto ou serviço.

6 – Acompanhamento de Conversões

Entenda por que é importante acompanhar as conversões das suas campanhas e como fazer esse monitoramento de forma prática.

7 – Publicando sua Campanha

Saiba quais são as configurações mais importantes no Google Adwords para uma campanha de geração de Leads.

Conclusão

É fácil acessar o Google Adwords, publicar uma campanha e se impressionar com o aumento de tráfego instantâneo em seu site. Transformar os anúncios pagos em uma fonte consistente de Leads qualificados, porém, exige planejamento e acompanhamento como qualquer outro canal gerador de tráfego. Siga nosso Guia detalhado e use a Planilha para tirar o melhor resultado do seu investimento.

Saiba mais:

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Categorias: Atrair, Links Patrocinados

  • http://franchisehub.com.br Rafael Marinho

    Excelente artigo, muito esclarecedor. Parabéns! Deixo apenas uma observação de repetição de grande trecho do 2º parágrafo no 3º parágrafo… Abs

  • Marcos Gabriel Daubermann dos

    Como?

    Links para “como realizar” os passos sugeridos seria algo interessante.

  • Osvaldo Lopes

    Ótimo material, e que pode ajudar muitas pessoas, parabéns!
    Mas gostaria de fazer um comentário e saber se está correta a formatação.
    Na planilha de “ACOMPANHAMENTO” a coluna taxa de conversão de lead deveria estar formatada em em percentuais porém a fórmula está dividida por 20, se puderem esclarecer o motivo ajudaria muito.

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Oi Osvaldo, tudo bem?

      Obrigado pelo comentário!
      Então, a taxa de conversão é uma divisão, mas o resultado é em porcentual sim. No caso lá indica 20% como um exemplo do preenchimento da primeira linha, mas você deve preencher com seus próprios números e chegar ao número da sua campanha.

      Abs