Blog de Marketing Digital de Resultados

Glossário de termos de blogs

Você conhece todos termos relacionados aos blogs? Preparamos um glossário com as principais palavras que todo mundo que tem um blog deve conhecer. Confira!

Se você possui ou administra um blog corporativo de uma empresa ou um blog pessoal, deve ter percebido que há muitas palavras específicas relacionadas a esse canal.

Com tantas opções e termos próprios sobre o assunto, preparamos esse glossário de termos de blogs, um dicionário simplificado com as palavras que todo mundo que tem um blog deve conhecer.

Se você tem mais alguma palavra como sugestão, é só deixar nos comentários que a gente atualiza.

Alt text

É um texto que você insere em imagens. Ele aparece quando a imagem não é exibida e é importante tanto para indicar ao usuário o que estaria ali quanto para mostrar para as ferramentas de busca do que se trata o conteúdo da imagem. Importantíssimo para SEO.

Artigo

Artigo e post costumam ser usados com o mesmo sentido. Um artigo é um único post no blog.

Assinar ou subscribe

É disponibilizar para o usuário assinar e receber o seu conteúdo sempre que algo novo for publicado. Inclua sempre o envio por email e o RSS (que será visto mais adiante).

Autor

O nome da pessoa que escreveu o post.

Avatar

Um avatar é uma foto ou imagem que representa você em determinados sites. Aquela pequena imagem no Twitter, por exemplo, é um avatar.

Backlink

São links externos que apontam para o seu blog. Podem vir de outros sites ou de dentro do seu próprio. Ainda hoje, funcionam como um dos mais importantes fatores de rankeamento. É a forma dos motores de busca medirem a autoridade de um site.

Blog

Blog é um tipo de site ou uma parte de um site em que é feita a produção de conteúdo, com textos, imagens e vídeos.

É um canal de comunicação bastante popular e um excelente meio de aquisição e de relacionamento de uma empresa. Pode também ser usado para fins pessoais.

Um blog é composto por vários posts, que podem ser divididos por tags ou categorias, como o blog da Resultados Digitais.

Blogueiro

É a pessoa que escreve para um blog.

Blogosfera

É a comunidade de blogs e blogueiros.

Blogroll

É uma lista feita por um blogueiro para indicar outros blogs que ele lê e apoia. Geralmente fica na barra lateral do blog.

Bullet Points

Cada um dos itens de uma lista, precedidos de um símbolo como ●. Nos blogs, são úteis para tornar o texto mais escaneável e fácil de ler para o leitor.

Categoria

Categorias são classificações para posts. Usando o nosso blog como exemplo, sabemos que Marketing Digital é um tema muito amplo. Por isso temos algumas categorias, como mídias sociais, Email Marketing e SEO.

CMS ou Plataforma

É a abreviação de Content Management System (Sistema de Gestão de Conteúdo). É uma ferramenta que permite que você adicione conteúdo ao seu site de uma forma simples. WordPress e Joomla são alguns exemplos famosos.

Comentários

É a opinião dos seus leitores deixada em forma de resposta em um post no blog. Funciona como uma excelente forma de se conectar e conversar com a sua audiência.

Compartilhar

Como você não quer que seu conteúdo exista em um vácuo no seu site, deve deixar sua página de um modo que fique fácil para as pessoas compartilharem seu conteúdo nas mídias sociais. Por isso existem botões de “compartilhe”, ajudando a espalhar a mensagem por email, Twitter, Facebook, LinkedIn etc.

CSS ou Stylesheet

É a abreviação de Cascading Style Sheets (folhas de estilo em cascata). É uma forma comumente usada no código HTML do site para dar o estilo da página. Colocar estilo nos layouts da página, cores e fontes são comuns para dar um aspecto mais profissional a um site ou blog.

Disqus

Um popular sistema de comentários muito utilizado em blogs. É inclusive o que utilizamos aqui neste blog. Porém, não é o único, no post “Qual o melhor sistema de comentários para usar em um blog?” damos outras dicas.

Embed

Embed é um tipo de tag HTML para mídia, usada para poder incorporar arquivos multimídia em uma página, como um vídeo do Youtube, uma apresentação do SlideShare ou um áudio do SoundCloud. É comum também ouvir o termo “embedar” ou, traduzido, “incorporar”.

Favicon

É aquela pequena imagem, geralmente um logo, que aparece à esquerda do título da página. Esse ícone também aparece para quem marca sua página como favorita. O Gmail, por exemplo, apresenta esse Favicon:

Feed

Feed é uma forma de manter os usuários frequentemente atualizados com o conteúdo. No caso da Resultados Digitais, por exemplo, oferecemos feed por email, avisando aos leitores sempre que publicamos um novo post, e por feed RSS, para quem usa um leitor de RSS.

Footer (Rodapé)

É a área horizontal localizada no pé da página, abaixo de todo o restante do conteúdo.

Header

É o topo do seu blog, que aparece antes de qualquer post. Geralmente headers incluem itens como a logo e menus de navegação. Nosso header, por exemplo, é a parte azul acima do post, juntamente com os menus “Home”, “Newsletter” e “Contato”.

Heading Tags (H1, H2…)

Heading tags são recursos de programação HTML usados para destacar os títulos e subtítulos de uma página. São importantes para apresentar uma estrutura clara para a página, mas também para melhorar a navegação dos usuários e dos motores de busca. Isso porque dizem qual é o conteúdo que tem mais importância, criando uma hierarquia que os mecanismos de busca entenderão.

O H1 (do inglês Header 1, ou cabeçalho 1) é o mais importante deles, possuindo destaque e fonte maiores e costumando ser o elemento de texto mais visível da página. Também é um dos elementos que o Google utiliza para identificar qual o principal assunto abordado em uma página.

Já as demais Heading tags, que vão do H2 ao H6, são em geral utilizadas como subtítulos de uma página. Em SEO, são um bom recurso para incluir palavras-chave complementares – variações e complementos da palavras-chave principal.

HTML

É a abreviação de Hypertext Markup Language, a linguagem mais usada para criar páginas na web. A maioria dos elementos de um HTML começam com <…> e terminam com </…> , com o conteúdo entre elas.

Hyperlink

Usado como sinônimo de link, é um texto clicável, que leva o usuário para uma outra página, outro site ou para uma outra parte específica de uma mesma página. O texto de um link é o chamado texto âncora, que veremos adiante.

Imagem Destacada

Também conhecida pelos termos em inglês featured image e post thumbnail, é uma imagem escolhida como representativa de um post ou página. O tamanho com que será mostrada varia de tema para tema.

Index(ado)

Indexação é o processo em que ferramentas de busca, como o Google, encontram o seu conteúdo e o tornam disponível para os usuários ao armazenar e exibir nos resultados das buscas. Para saber se seu conteúdo foi indexado, basta você procurar pela página na ferramenta de busca. Se ela for exibida como resultado, é porque foi indexada.

Menu

São listas de links para outras páginas ou posts do seu blog. Geralmente estão localizados no cabeçalho do site e linkam para outras páginas (about, contato, faq) ou categorias, mas também podem aparecer em barras laterais ou no rodapé.

Meta Description

É uma descrição curta, inserida no código HTML, falando do que trata uma página ou post em particular. É aquele texto que costuma ser apresentado nos resultados de uma busca, abaixo do título da página. É interessante usar na descrição as palavras mais importantes para o seu negócio e limitá-la a aproximadamente duas sentenças, sempre somando menos que 150 caracteres.

Newsletter

A tradução literal de newsletter seria boletim informativo, mas, no Brasil, o próprio termo em inglês foi adotado. São informativos direcionados apenas para quem aceita recebê-los e são mais comumente enviadas por email, mas também por SMS ou outros tipos de comunicação eletrônica.

Se você possui um blog, pode enviar uma newsletter semanal, mensal ou com a periodicidade que seja mais conveniente para os assinantes, com um resumo ou a íntegra do conteúdo publicado.

Não deixe de conferir nosso post com “7 dicas para criar uma newsletter de qualidade”.

Nofollow

É um atributo no link que indica para os mecanismos de buscas que esse link não deve transmitir autoridade ou PageRank. Geralmente é usado em links nos comentários do blog, nos quais o dono do site tem menos controle, ou para falar de sites que você não acha que devem aparecer melhor no Google. Se você estiver criticando um site que possui um vírus, por exemplo, deve usar o nofollow.

Page Title

O Page Title é aquela frase que fica no topo do navegador e também a que aparece como título para resultados das ferramentas de busca. O Page Title é um dos fatores mais importantes para os buscadores.

Palavras-chave ou Keywords

São as palavras que você definiu que são mais importantes para seu público-alvo e pelas quais você quer aparecer melhor posicionado nas ferramentas de buscas. Já escrevemos no blog da Resultados Digitais sobre como escolher as melhores palavras-chave.

Permalink

É o endereço de um post em específico do blog.

Plugin

Plugin é todo programa, ferramenta ou extensão que se encaixa a outro programa principal para adicionar mais funções e recursos a ele. Os plugins são caracterizados por serem de fácil instalação e uso.

A plataforma para blogs WordPress é conhecida por permitir uma série de plugins, alguns inclusive gratuitos, para customizar funcionalidades. Com eles é possível, por exemplo, gerar relatórios de visitas, inserir enquetes e formulários, tornar seu site mais amigável aos buscadores, inserir botões de compartilhamento para as redes sociais, dentre outros.

Pop-Up

Um pop-up é uma janela extra que abre automaticamente no navegador sobre a janela atual. Pode ser utilizado para publicidade, avisos, informações extras, gerar Leads, coletar emails e outras funções. Pode também ser programado para abrir de acordo com um período de tempo pré-estabelecido ou de acordo comportamento do usuário.

Post

Como foi falado antes, é um sinônimo de artigo. Basicamente, um post é um artigo dentro de um blog, como este que você está lendo agora.

Redirect ou redirecionamento

É usado para levar o usuário de um endereço para outro alternativo. É comumente usado para que páginas que mudaram de endereço continuem sendo acessadas por aqueles que tinham o endereço antigo salvo em algum lugar ou clicaram em algum link com o endereço antigo. O tipo de redirecionamento mais comum é o 301, que indica mudança permanente. Mas há outros tipos que também são usados.

Para entender melhor recomendamos a leitura do post “O que é o Redirect 301 e por que ele é um bom amigo do profissional de Marketing”.

Responsivo

De acordo com o dicionário, responsivo seria algo que é ajustável, que envolve resposta. No mundo digital, o termo é utilizado para descrever sites que são compatíveis com todos os tamanhos e orientações de tela, adaptando seus elementos ao ambiente do usuário. Um site responsivo se ajusta automaticamente a dispositivos móveis.

Robots

Também chamados de robots.txt, oferecem informações sobre determinados sites, na maioria das vezes ajudando as ferramentas de buscas a classificá-los corretamente.

RSS

É uma forma de fornecer um feed ou uma base atualizada do conteúdo de um blog. Os RSS são lidos por um agregador e tornam mais fácil para os leitores acompanhar o conteúdo e as atualizações.

SEM

Abreviação de Search Engine Marketing (Marketing de ferramentas de busca), que procura colocar a empresa entre as primeiras posições nas ferramentas de busca, seja através de SEO ou através de Links Patrocinados.

SEO

Abreviação de Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas com o objetivo de se posicionar melhor nas ferramentas de busca de forma orgânica (gratuita).

Para saber tudo sobre SEO, leia nosso eBook “O Guia Completo de SEO”.

Sidebar

Sidebar é a coluna lateral à direita ou à esquerda do seu blog. Em geral os layouts envolvem uma ou duas sidebars, mas três ou quatro também podem ser utilizadas. Nela você pode incluir elementos como posts populares, botões de compartilhamento de mídias sociais, campo para assinar o blog, dentre outros.

Sitemap ou mapa do site

Sitemap é um arquivo que indica quais são as principais páginas dentro de um site, montando uma hierarquia de navegação. Isso faz com que fique mais fácil para as ferramentas de busca encontrarem o conteúdo do seu site. Saiba mais no post “Quais os benefícios de um Sitemap XML e como criar um para sua empresa”.

Shortcode

Shortcode é uma expressão que pode ser utilizada dentro de qualquer conteúdo do WordPress, tanto páginas quanto posts. É uma espécie de atalho para inserir um código HTML pré-estabelecido.

Slug

São palavras que descrevem um post ou página. Em geral são uma versão URL friendly do título do post, que é gerado automaticamente pelo WordPress ou pela plataforma que você utiliza. A ideia é serem usados com permalinks (ver acima), já que ajudam a descrever qual é o conteúdo da página.

 

Por exemplo, no endereço do post “Cara, cadê meu PageRank”, publicado aqui no blog da Resultados Digitais (http://resultadosdigitais.com.br/blog/pagerank-acabou/) o slug é “pagerank-acabou”.

Tag

Tags são etiquetas que você coloca no post e que falam sobre assuntos dos quais o post trata. Por isso, as tags acabam se parecendo um pouco com categorias, já que classificam posts.

Tema

O tema de um blog é um template que define a interface gráfica do seu blog, alterando o layout, cores, fontes, dentre outros detalhes que alguém vê quando acessa o site.

Texto âncora

É usado para relacionar um texto a uma página na web. Assim, as pessoas podem clicar nesse texto e acessar o conteúdo. Por exemplo, o texto “Blog de Marketing Digital” do link Blog de Marketing Digital é um texto âncora.

Trackbacks

Algo como um caminho de volta, é utilizado para indicar que determinado post foi citado por um outro post, no mesmo ou em outro site.

Título

É o título do post ou o que seria a manchete da notícia. Comumente acaba sendo também título da página.

URL

Basicamente é o endereço de alguma informação que pode ser encontrada na web, como uma página, uma imagem ou um documento. É o que você escreve no seu navegador para acessar algum conteúdo.

Widgets

São partes de um site desenhadas unicamente para se destacar. Geralmente são encontradas na barra lateral do site. Costumam oferecer links ou outros recursos úteis. Os eBooks na barra da direita dessa página, por exemplo, são widgets.

WordPress

É o CMS (Content Management System) mais popular entre os blogueiros e o que utilizamos na Resultados Digitais. Pode ser utilizado não só para blogs, mas também para sites corporativos e ecommerce. Saiba mais sobre como criar um blog nesse tutorial.

Quer saber mais sobre blogs?

Os termos relacionados a blogs estão sempre sendo atualizados. Novos surgem enquanto outros caem em desuso. Se você sentiu falta de algum termo, utilize os comentários abaixo para adicionarmos sua sugestão à lista.

Agora, se você quiser saber mais sobre como criar um blog e quais as melhores práticas para que o blog seja um forte canal de aquisição e relacionamento para seu negócio, leia nosso eBook “Como criar um blog corporativo – da estratégia à prática”, um guia completo com tudo o que você precisa saber para começar a produzir conteúdo de qualidade e gerar oportunidades de negócio por meio do seu blog.

Marcadores:

Deixe seu comentário