Blog de Marketing Digital de Resultados

Google Autoria: Como ter a foto do autor exibida na página de resultados do Google

Já faz pouco mais de um ano que o Google implementou seu sistema de Authorship, uma funcionalidade que vinha sendo muito mais utilizada e promovida lá fora do que aqui no Brasil.

No entanto, passado esse período de “adaptação”, o próprio Google dá claros sinais que quer a prática disseminada por aqui também: enviou emails aos que já utilizam a tag, atualizou algumas das páginas de instrução e definiu a tradução em português do sistema como Google Autoria.

Nesse post vamos explicar melhor o que é, quais as vantagens e como fazer:

O que é o Google Autoria (Authorship)

Você já deve ter percebido que, ao fazer algumas buscas no Google, é exibida uma foto do autor do artigo em alguns dos resultados:

Google Authorship - SERPGoogle Authorship – SERP

Isso faz parte de uma estratégia do Google de reconhecer a autoridade de cada post a partir de seu autor, utilizando o perfil do Google Plus.

Essa identificação consegue e tende a ficar ainda melhor em, através de algoritmos, privilegiar os bons autores, que escrevem conteúdo original e de qualidade, e penalizar aqueles que utilizam cópia de conteúdo e SPAM.

Quais as vantagens

Como indicamos, uma das vantagens é que o autor consegue construir uma autoridade própria como ativo, quase como se fosse um domínio seu, e tirar vantagens disso no longo prazo.

Os benefícios, no entanto, não param por aí. O fato de o Google exibir a foto do autor nos resultados de busca faz com que o post atraia muito mais atenção em relação aos demais e ganhe mais confiança do usuário. O efeito é um aumento grande na taxa de cliques.

Segundo alguns experimentos, o aumento do CTR pode chegar a 150% quando uma boa imagem é exibida.  Isso faz com que seu post possa ter um volume interessante de cliques mesmo quando não está necessariamente nas primeiras posições.

Há ainda, para o autor, o benefício de posicionar a sua imagem como expert na área, afinal ele é o cara em destaque quando pesquisam pelo tema.

Como fazer

O primeiro passo é o autor criar um perfil no Google Plus.

Caso o autor tenha um email no mesmo domínio que ele quer vincular, como por exemplo o fulano @ resultadosdigitais.com.br que escreve em resultadosdigitais.com.br, basta confirmar o email nesse link.

Caso o autor não possua um email no domínio, é preciso ir um pouco além e implementar manualmente a tag, que é explicado em mais detalhes pelo próprio Google aqui (opção 2).

Assim que o Google reconhecer o vínculo, o autor deve receber um email assim:

Email - Google Autoria

Nesse outro link é possível fazer a verificação e conferir se qualquer página do seu site está configurada adequadamente para habilitar a exibição da foto do autor.

Também é importante lembrar que o autor deve exibir em seu perfil no Google Plus uma imagem clara do rosto e seu nome deve ser o mesmo no perfil e no título do arquivo..

Marcadores:

Deixe seu comentário