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Google Imagens: saiba tudo sobre busca de imagens do Google

Entenda como funciona o Google Imagens e como a ferramenta pode ser útil tanto para suas pesquisas como para sua empresa

Abrir o Google, digitar o termo que deseja pesquisar e clicar em imagens é uma tarefa de pouca complexibilidade.

No entanto, a pesquisa de imagens do Google, lançada em 2001, esconde funcionalidades que muita gente desconhece — definir o tamanho das imagens pesquisadas, buscar por figuras de uma cor específica e inserir a própria imagem para encontrar outras semelhantes são alguns exemplos.

O objetivo deste post é mostrar um pouco de cada uma dessas funções.

Explorando as ferramentas de busca

O Google disponibiliza uma série de opções para filtrar a busca por imagens. Para acessá-las, faça uma pesquisa por imagens e clique em Ferramentas.

Nas opções que abrirem é possível configurar:

  • Tamanho, que busca por resoluções pré-definidas, como grande, média e pequena, ou personalizadas, de acordo com o tamanho que o usuário desejar;
  • Cor;
  • Tipo, que pode ser foto, animação, imagens de rosto, dentre outras;
  • Tempo, para definir imagens que foram indexadas pelo buscador mais recentemente, como nas últimas 24h, última semana ou intervalo personalizado;
  • Direitos de uso.

google imagens

Busca por imagens sem digitar o texto

Imagine que você esteja procurando, por exemplo, por um pássaro azul específico, mas que não sabe o nome. Você pode digitar o termo genérico na busca e, se encontrar a foto da ave que procurava, arrastar a imagem até a caixa de busca novamente. O Google mostrará outras fotos semelhantes e será mais fácil descobrir a espécie.

Ou, ainda, se você está fazendo buscas mais genéricas, por exemplo, “galáxia”, e encontrou uma imagem específica de que gostou, mas a resolução não é boa, pode arrastar a foto para a caixa de pesquisa que o Google mostrará fotos semelhantes, talvez em melhor qualidade.

1. Faça a pesquisa e arraste a imagem escolhida para a caixa de busca.

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2. Pronto! O Google mostra uma página de resultados com imagens parecidas.

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Busca por imagem enviada

Outra possibilidade é a de fazer buscas por imagens enviadas pelo próprio usuário, uma ferramenta que pode ser útil para diversas situações, como para identificar o nome de produtos, imagens utilizadas fora de contexto, celebridades ou lugares que você quer descobrir o nome, dentre outras.

1. Vá até o Google e clique em imagens no canto superior direito da tela. Ao lado direito da caixa de busca, clique no ícone de câmera fotográfica.

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2. Ao clicar, você verá a imagem abaixo. A alternativa padrão sugere colar a URL de uma imagem, mas também é possível fazer upload de uma que esteja no computador.

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Com a opção “Envie uma imagem”, você pode usar o botão “Escolher arquivo” ou arrastar o arquivo desejado sobre a janela do navegador para iniciar a pesquisa.

3. Digamos que você tenha, por exemplo, a imagem de um planeta anônimo no seu computador ou viu a imagem em algum site e gostaria de descobrir qual é.

Cole o link ou faça upload na caixa acima e o Google, então, tentará encontrar a descrição de texto para a imagem ou combinar a imagem com outras semelhantes.

A minha imagem mostrava a terra vista do espaço durante a noite. :)

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Você pode alterar os resultados acrescentando palavras no campo de pesquisa.

Essa busca reversa por imagens pode ser útil quando você quiser saber:

  • Nome do autor de uma foto, pintura, desenho;
  • Nome de produtos não-identificados;
  • Nomes de plantas e animais;
  • Receitas;
  • Imagens que podem ter sido tiradas de contexto;
  • Nomes de lugares ou celebridades;
  • Como seu trabalho é usado.

Sugestões de estilo

Uma funcionalidade implementada recentemente na busca por imagens foram as ideias de estilo — ou style ideas, no original em inglês.

A funcionalidade opera junto com a pesquisa de imagens no aplicativo móvel do buscador e na mobile web, mostrando aos usuários um conjunto de inspirações e outfits que demonstram como determinado produto pode ser utilizado.

Enquanto você procura por imagens de produtos, a pesquisa mostra uma galeria de fotos para ver como o produto pode ser usado na vida real.

 

Leia mais sobre o assunto no post Google passa a mostrar sugestões de estilo na pesquisa de imagens.

Google Imagens + SEO

Ok, existem diversas maneiras de pesquisar no Google, mas qual a importância disso para o Marketing Digital da sua empresa?

Com tantas ferramentas de pesquisa, seu site pode aparecer na página de resultados se for otimizado para o Google Imagens. Isso porque a pesquisa de imagens mostra bem mais resultados ao mesmo tempo, o que aumenta as chances de seu site ser encontrado em relação à busca clássica, que mostra 10 resultados.

Além disso, mesmo quando você busca por uma página, o Google apresenta na página de resultados, logo abaixo do campo de busca, as opções de conteúdo pelo que você pode buscar.

Da mesma forma, quando se trata de aplicar as boas práticas básicas de SEO para uma página, a imagem continua sendo um fator importante de rankeamento. Portanto, quando você adota práticas para rankear bem a sua imagem, isso também favorece a otimização da página em que a imagem está inserida.

Aparecer na primeira página do Google, rankear imagens, otimizar páginas… Tudo isso tem um único objetivo: conquistar mais tráfego orgânico para o seu site ou blog.

Fotos, ilustrações, infográficos e outros tipos de imagem são mais convidativos ao clique do que resultados em texto. Rankear suas imagens pode ser um fator de destaque na página de resultados de busca. Mais cliques, mais tráfego!

Para saber como otimizar suas imagens, veja o post “Por que você deve se preocupar em rankear imagens no Google”.


Se você quer aprender mais sobre Marketing Digital e melhorar sua relevância no Google, veja os seguintes materiais:

Boa leitura!

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