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Growth Hacking mobile: técnicas para aumentar as conversões do seu aplicativo

Você sabe se seu aplicativo está realmente ajudando você a gerar Leads e clientes? Se não, talvez seja a hora de você aplicar alguns conceitos de growth hacking para alavancar as conversões do seu app.

Mesmo ainda sendo um termo relativamente novo no Brasil, já existem diversas empresas aplicando os conceitos e técnicas de Growth Hacking dentro das ações de Marketing Digital.

Sabendo o conceito e as qualidades que uma equipe de growth hackers deve ter, e levando em conta o aumento exponencial da receita gerada via aplicativos mobile nos últimos 5 anos, há uma ótima oportunidade (e necessidade) de entendermos onde estão os principais gargalos de conversão de um aplicativo, seja para aumentar o número de downloads (Leads) ou até mesmo aumentar as conversões desses Leads em clientes.

Obviamente que cada aplicativo tem o seu modelo de receita, seja por assinatura, oferecer uma versão premium do app, compras e publicidade dentro do próprio aplicativo etc. Porém a oportunidade de implementar as boas práticas destacadas nesse post é universal.

Comece olhando para as taxas de conversão do seu funil

Calcule a porcentagem de conversões do seu app através do número de visualizações do seu aplicativo pelo número de downloads que ele receber.

Para aumentar essa porcentagem de conversão, o primeiro passo é observar o que os seus consumidores estão dizendo sobre o seu aplicativo, principalmente as avaliações feitas diretamente nas app stores.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2015 pela Apptentive, apenas 50% dos consumidores irão considerar baixar seu aplicativo caso ele tenha uma média de apenas 3 estrelas. Essa taxa aumenta para 96% caso as avaliações resultem numa média de 4 estrelas.

grafico

Defina metas para atingir o sucesso

Para conseguir medir se os seus esforços estão dando resultado, defina metas e acompanhe a evolução dos seus downloads e avaliações nas app stores.

É importante que as metas sejam desafiadoras e ao mesmo tempo alcançáveis, para que sejam batidas de tempos em tempos e gerem motivação para o time de growth. Além dos downloads, meça também as seguintes métricas:

  • Lifetime value (tempo de vida dos usuários dentro do seu app);
  • Canais de aquisição de downloads (orgânicos ou pagos);
  • Custo de aquisição de clientes;
  • Taxa de retenção.

Otimização para as app stores (ASO)

Além do Google, não esqueça que as app stores também possuem seus próprios algoritmos de ranqueamento. Levando em conta que 63% dos aplicativos são encontrados nas app stores, é importante ficar atento principalmente a esses fatores:

  1. Nome do aplicativo: Esse é o principal item que irá melhorar o seu posicionamento nas app stores;
  2. Palavras-chave: Ao publicar o aplicativo, você pode definir um conjunto de palavras-chave para auxiliar os motores de busca a encontrá-lo, assim como o Google, por exemplo. Para isso, você deve pesquisar quais são as palavras que os usuários buscam para encontrar seu aplicativo.
  3. Classificações e reviews: Peça para os usuários avaliarem o seu aplicativo nas stores sempre que atingirem alguma forma de sucesso dentro do app. Ter avaliações positivas aumentará o seu ranqueamento e, além disso, todo o feedback é bem-vindo para melhorar seu produto. Não deixe de responder os usuários, agradecendo-os independentemente da classificação que eles atribuíram ao seu aplicativo.
  4. Descrição do aplicativo: Nesta área, é muito importante enumerar todas as funcionalidades e vantagens do seu app, assim como mencionar depoimentos e prêmios de destaque. Não esqueça, porém, de introduzir as keywords que forem identificadas como relevantes para o seu segmento e modelo de negócio.
  5. Screenshots: Utilizar imagens que ilustrem as funcionalidades do seu app pode ser um fator decisivo para o download do seu aplicativo. São os screenshots que efetivamente convencem o usuário de que o app poderá ajudá-lo. Portanto, não deixe de aproveitar essa oportunidade tanto na Google Play como na Apple Store.

Principais passos para você praticar growth hacking nas app stores:

  1. Pesquisa

Descubra as palavras-chave que os seus potenciais clientes irão utilizar para encontrar seu aplicativo. Existem ferramentas que podem auxiliar você nesse processo, como o Google Keyword Planner, Google Trends e Keywordtool.io.

  1. Otimização

Otimize o título do seu aplicativo, palavras-chave, descrição, screenshots e preview de vídeo com essas palavras-chave. É possível alterar essas keywords de tempos em tempos para comparar e medir os resultados.

  1. Acompanhe

Atualize os campos necessários nas app stores e monitore as palavras-chave que você quer otimizar.

O processo de growth hacking dentro das lojas de aplicativos acaba se tornando um ciclo de pesquisa e otimização no qual você terá que repetir os passos alterando as palavras-chaves de acordo com as análises e insights obtidos na última iteração e analisando indicadores e métricas diferentes (visitas, downloads, compras no app etc).

Garanta CTAs eficientes nos seus canais

É algo básico, mas vejo constantemente alguns players no mercado negligenciando esse tópico.

Não basta apenas ter um bom design responsivo, é necessário incluir call-to-actions que instiguem a vontade do usuário em clicar e que levem realmente a alguma ação relevante. O destino do usuário ao clicar no botão deve ficar claro para garantirmos a conversão.

spotify-99taxis

Fonte: Spotify e 99Taxis

Nos casos acima, é possível perceber uma mensagem bem direta para a ação a ser realizada pelo usuário ao clicar nas chamadas. Na imagem da esquerda, o Spotify fornece duas opções: “Aproveite o Spotify Free” e “Obter Spotify Premium”, e na home page da 99taxis, o CTA é muito claro também: “Reduza em até 45% os gastos de táxi, cadastre-se”. Perceba que ambos instigam muito mais a vontade do usuário em clicar do que apenas um botão de “Faça o download na Apple Store ou Google play”. Verbos no imperativo, que indicam uma ordem e/ou pedido, aumentam as taxas de clique consideravelmente.

Já tivemos casos aqui na Resultados Digitais de clientes que aumentaram a taxa de conversão de usuários para Leads de 2% para 17% apenas inserindo CTAs eficientes nos seus canais, incluindo o próprio site e mídias sociais.

Pratique testes A/B com Email Marketing

Engana-se quem acha que o Email Marketing morreu. O email continua sendo uma ferramente super importante para entrar em contato com o usuário e impactá-lo em um outro canal que não seja apenas no próprio aplicativo.

A dica principal aqui é trabalhar com segmentações inteligentes, que podem ser baseadas tanto no comportamento do usuário dentro do aplicativo (o que inclui módulos ativos e utilizados recentemente, tempo gasto no app, frequência de uso e até mesmo a localização) como em dados de perfil (por exemplo sexo, idade, área de atuação e outras características que façam sentido para o seu público).

A partir dessas segmentações, você pode começar a realizar alguns testes A/B, com o objetivo de melhorar o engajamento das suas campanhas (basicamente, aumentar as taxas de abertura e clique). Além das características e comportamentos, você pode também alterar o próprio conteúdo do email, título, descrição e imagem.

Um exemplo é o caso do Airbnb, que realizou um teste A/B alterando apenas a proposta de valor do produto, ou seja, a forma de comunicá-lo. A diferença foi que o primeiro email oferecia U$25 para você convidar um amigo, e o outro enfatizou o compartilhamento de U$25 para o seu amigo viajar com o Airbnb.

airbnb

Por incrível que pareça, no geral o segundo email obteve melhores resultados.

Avalie o engajamento dos usuários através de push notifications

A ferramenta de push notifications é bastante utilizada para fazer o usuário revisitar o seu aplicativo, que pode estar esquecido nas dezenas de apps baixados dentro do smartphone.

O erro mais comum ao utilizar esse artifício é enviar notificações que não fazem sentido necessariamente ao momento, comportamento ou interesse do usuário, e obviamente não surtem o efeito esperado.

Tome cuidado com a frequência das mensagens também; incomodar o usuário quase todo o dia enviando uma notificação sem sentido pode fazer com que ele desative os push notifications do seu aplicativo.

Confiram os exemplos do Netflix e Google, que tiram proveito dessa técnica de uma forma muito interessante.

No exemplo da esquerda, é um push que o Netflix enviou para todos os usuários que haviam assistido à primeira temporada de House of Cards, avisando-os de que a segunda temporada já estava no ar.

netflix

À direita, trata-se de uma notificação do Google, alertando para o usuário que ele saia em 5 minutos se quiser chegar a tempo para a sua consulta no dentista marcada no calendário.

Em ambos os casos, as taxas de revisita do aplicativo (similar à taxa de clique do email) foram altíssimas, afinal de contas são extremamente eficientes de acordo com o comportamento do usuário, fazendo sentido para ele.

 

De forma resumida, para você trabalhar growth hacking com o seu aplicativo, não se esqueça desses passos: defina metas tangíveis, planeje e estime métricas, mensure o impacto e refine seu produto.

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