Blog de Marketing Digital de Resultados

Hangouts On Air agora será YouTube Live

Google anuncia que o Hangouts On Air será descontinuado em 12 de setembro; em substituição, a empresa sugere que os usuários utilizem o YouTube Live.

O Google anunciou neste mês que o Hangouts On Air, serviço de live streaming que já foi utilizado por Barack Obama e pelo Papa Francisco, será descontinuado a partir de 12 de setembro de 2016. Em substituição, a companhia recomenda que os usuários comecem a utilizar o YouTube Live.

Criado em 2012, quando o Google adicionou ferramentas de streaming ao Hangouts já existente, a ferramenta permite que os usuários façam transmissões ao vivo por meio do Google+ e as armazenem no YouTube em seguida. Para quem trabalha com Marketing Digital, o Hangouts On Air é muito utilizado na transmissão de webinars ao vivo.

Recebido com surpresa, o anúncio foi feito pelo Google nas páginas de suporte técnico do YouTube. De acordo com o comunicado, após o dia 12 de setembro não será mais possível programar eventos no Google+, e será necessário mover para o YouTube Live as transmissões programadas para depois desta data.

Caso queira programar seus próximos eventos ao vivo, a ferramenta de agendamento pode ser acessada por meio da área de Eventos de transmissão ao vivo no Estúdio de Criação.

Sobre o YouTube Live

O YouTube Live ajuda na produção de conteúdo, já que permite transmissões de webinars ao vivo, em que os participantes podem interagir mandando mensagens enquanto assistem. É uma ferramenta gratuita que conta com a infraestrutura do Google.

Mas, embora a mudança pareça estável, o YouTube Live oferece uma experiência que pode ser considerada inferior àquela oferecida pelo Hangouts On Air. As funcionalidades de perguntas e respostas, showcase e aplausos, por exemplo, não estarão mais disponíveis após a mudança para o YouTube Live.

Em ambas as ferramentas, depois da transmissão ao vivo, o Google grava o vídeo automaticamente no YouTube, permitindo que quem não pôde assisti-lo ao vivo acesse a gravação pelo mesmo link.

Como sua empresa pode tirar proveito do YouTube Live

Mas e o que essa mudança tem a ver com a minha empresa? Simples: com o YouTube Live seu negócio consegue produzir webinars e  gerar Leads com menos esforço do que com um eBook, por exemplo. O formato de webinar permite trabalhar temas mais avançados na jornada de compra, que abrangem o Meio do Funil (MoFu).

Por ser ao vivo, o webinar também ajuda a criar um maior comprometimento, já que, depois de lançar as incrições para sua base anunciando a transmissão em um determinado dia e horário, necessariamente esse conteúdo tem que sair. É uma excelente forma de envolver também profissionais de outras áreas da empresa neste conteúdo, como um vendedor, um desenvolvedor ou a equipe de atendimento ao cliente.

Para outras dicas, veja nosso eBook + checklist sobre Como produzir eBooks e Webinars.

Marcadores:

Deixe seu comentário