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3 ideias de fluxo de nutrição para usar no mercado educacional

Um dos motivos de perder um aluno em potencial pode ser a falta de comunicação com esse Lead e o não amadurecimento do interesse dele pela sua instituição, algo que você pode contornar com um fluxo estratégico de emails.

Um aluno decidindo em quais faculdades irá tentar uma vaga, uma mãe procurando a primeira escola para seu filho e um profissional com vontade de melhorar sua formação sem gastar muito tempo. Esses três exemplos podem ser muito semelhantes a algumas personas de Instituições de Ensino. Eles chegam ao site, têm uma interação inicial, engajam em algum material (mas sem uma comunicação personalizada), acabam não evoluindo o interesse e procurando outra opção do mercado.

Essa é uma situação recorrente no mercado educacional, mas que pode ser contornada com fluxos de nutrição com o auxílio da automação de marketing. E como funciona? É importante a instituição ter bem clara a Jornada de Compra de seus alunos em potencial, estabelecer segmentações segundo critérios fundamentais para as ações (por exemplo, o Lead converteu na página de pré-inscrição) e definir o objetivo do fluxo (uma visita ao colégio é uma opção de objetivo).

Outro ponto fundamental é saber que materiais enviar ou quais assuntos abordar em cada email do fluxo. Para auxiliar nessa parte, seguem algumas ideias de fluxo separadas por perfil de Instituição de Ensino.

Faculdade ou Universidade

Durante a campanha de vestibular, uma Instituição de Ensino Superior pode usar diferentes fluxos para trazer o Lead até a matrícula. Com a indecisão dos estudantes sobre qual curso escolher e também devido à localização da IES e o preço de mensalidades, é primordial que a instituição invista no relacionamento com esses alunos em potencial, para não perdê-los ao longo do processo. Para as IES nessa etapa, algumas ideias de fluxo e de emails para usar são:

Leads pré-inscritos

Ativar um fluxo para aqueles alunos em potencial que preencheram o formulário de pré-inscrição, mas que ainda não concluíram a inscrição do vestibular.

  • Conhece nossos diferenciais? – Colocar os diferenciais do vestibular e da instituição. Esse é um bom email para falar das facilidades de financiamento da IES ou bolsas de estudo, por exemplo, e assim aumentar o interesse do aluno em potencial para concretizar a inscrição.
  • Só mais um passo para a inscrição – Abordar neste email que, para concretizar a inscrição, faltam só mais algumas informações, e que o preenchimento vai levar poucos minutos. Ressaltar que os diferenciais mostrados no email anterior estão mais perto de serem alcançados fazendo o vestibular. Colocar o link para a inscrição.

Leads inscritos

Este fluxo vai para os Leads que efetivaram a inscrição no vestibular.

  • Obrigado pela sua inscrição! – Agradecer a efetivação da inscrição e disponibilizar o acesso à data da prova e local.
  • Para arrasar no vestibular – Envie um guia com dicas de estudo, simulados ou questões comentadas que ajudam no estudo para a prova da instituição. Um formato para esses materiais pode ser o microlearning.
  • Não perca a hora! – Relembrar neste email a data, a hora e o local de prova, garantindo que o candidato não falte por esquecer essas informações.

Leads aprovados

Após o resultado do vestibular, ativar um fluxo para os estudantes que foram aprovados.

  • Parabéns pela aprovação! – Enviar neste email a parabenização pela aprovação e os dados para que a matrícula seja efetuada.
  • Conheça um pouquinho mais da sua faculdade – Neste email é interessante enviar um vídeo apresentando a instituição.
  • Lembre-se da matrícula! – Este email é para relembrar a data da matrícula, quais documentos levar e onde ir.

Escola de cursos livres online

Sem etapas como vestibular e matrícula presencial, esse perfil de instituição pode usar os fluxos para o reengajamento de ex-alunos ou para a efetivação de uma compra.

Aluno finalizou um curso

Enviar para um aluno que acabou de concluir um curso online.

  • Quanto você aprendeu sobre x? – Neste email é interessante pedir um feedback da experiência do aluno e enviar alguns textos ou sugestões de materiais complementares ao curso que ele acabou de concluir.
  • Quer ir além? – Esta mensagem pode conter sugestões de outros cursos complementares ao que ele concluiu e indicação de materiais da escola que ele pode baixar gratuitamente.
  • Ganhe metade do seu curso complementar – Este email serve para oferecer um desconto como segunda compra de curso na escola. É interessante selecionar uma ou duas opções para mostrar que o tema faz sentido com o percurso da aprendizagem desse aluno.

Lead baixou aula grátis

Este fluxo pode ser enviado para aqueles Leads que se cadastraram para assistir à uma aula grátis.

  • O que você precisa aprender? – Aborde neste email a importância do tema do curso do qual ele assistiu à aula grátis e indique um segundo material complementar ao assunto, para despertar mais o interesse do Lead.
  • Comece agora! – Mostre neste email as vantagens do curso, os diferenciais da metodologia e ofereça um desconto para ele efetuar a compra com o link desse email.

Colégio de Educação Básica

As Instituições de Educação Básica são bem ligadas às ações presenciais. Um desses motivos é que alguns pais só decidem onde matricular seus filhos quando conhecem a escola e a estrutura que ela oferece. Nessas situações, uma ideia é usar os fluxos para atrair os decisores até o colégio e, depois da visita, manter o contato para que o interesse na instituição seja mantido e leve à matrícula do aluno.

Lead converteu em um eBook sobre cuidados na pré-escola

Enviar o fluxo para um Lead que procurou sua instituição e se interessou por um eBook, por exemplo, que aborde a importância dos cuidados na pré-escola.

  • Qual é o futuro do seu filho? – Escolha para este email um material que fale como a etapa da pré-escola é uma importante fase da vida escolar da criança, que servirá de base para todo futuro aprendizado.
  • Como o ambiente influencia a aprendizagem do seu filho – Neste email, você pode enviar dicas e um post sobre a importância da infraestrutura do colégio para o bem-estar da criança e mostrar fotos dos ambientes da instituição.
  • Conheça nosso colégio – Este email tem o intuito de agendar uma visita para que o Lead (mãe, pai ou responsável) conheça sua instituição. Disponibilize um formulário com opções de datas e horários para que a visita seja agendada.

Lead que visitou o colégio

É interessante enviar este fluxo para os pais que fizeram uma visita para conhecer a instituição.

  • Como foi sua experiência? – Envie neste email um resumo do que vocês costumam apresentar nas visitas guiadas pelo colégio e coloque a instituição à disposição para dúvidas que possam ter surgido ou até mesmo uma nova visita.
  • Confie em nossos cuidados – Disponibilize neste email um documento com os dados do colégio, como valores, missão, metodologia, professores, prêmios que tenha recebido, enfim, um material que oficialize o potencial da sua instituição para atender um possível aluno.
  • Matricule seu filho para o futuro – Neste email, você pode enviar um formulário para uma pré-matrícula da criança, informando os dias e horários em que a escola receberá as matrículas presencialmente.

Concluindo

Esses são alguns exemplos de roteiro de fluxos que sua instituição pode explorar para trabalhar o relacionamento com os alunos em potencial. Mas não se esqueça de levar em consideração a sua persona, os materiais e assuntos que já tem mapeados e as necessidades de sua IE. A quantidade de emails por fluxo, a duração e em que momentos eles fazem sentido são decisões conforme suas necessidades. Quanto mais personalizados forem os emails, mais resultado trarão.

Desenhados os fluxos, uma ferramenta de automação é fundamental para a criação das segmentações, a ativação e o disparo automatizado. O RD Station possibilita essas ações e outras facilidades para tornar essas estratégias mais simples em sua instituição. Conheça mais sobre o RD Station.

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