A importância dos eventos offline na era do Marketing Digital

Anna Possebon
Anna Possebon3 de julho de 2015
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Você planeja sua estratégia de marketing digital, cria ações que se aproximam do seu público-alvo, se relaciona, faz novas conversões, consegue um custo de aquisição por cliente (CAC) menor do que com investimentos offline e ainda garante um retorno sobre investimento (ROI) maior.

Bom, até aqui, a fórmula parecer ser perfeita se não fosse um único detalhe: as relações humanas ainda são humanas. E,  em meio a todo esse contexto virtual, muitas oportunidades podem estar disponíveis se você se aproximar de seus clientes que ainda sentem a necessidade do vendedor mais próximo, daquele aperto de mão e da conversa regada a um cafezinho. Muitas vezes esse contato próximo também é motivador e acelera o movimento do potencial ou atual cliente.

Estar presente no dia a dia do cliente torna-se indispensável para criar e manter um relacionamento duradouro por três principais razões:

1 - Otimizar o processo de venda

Eventos podem garantir a aceleração quando a venda está em vias de ser fechada mas ainda não se concretizou. Nessa hora, fazer o futuro cliente estar no ambiente junto com outros clientes felizes e bem sucedidos, dar a ele conhecimento e a oportunidade dele conhecer a sua empresa e as pessoas de lá fazem toda a diferença. Isso dá segurança, mostra que por trás de todo o trabalho digital existe uma equipe comprometida com os resultados do seu cliente.

2 - Conhecer de perto a realidade do cliente

Conhecer mais de perto o dia a dia, seu produto ou serviço e como ajudá-lo. Em relações comerciais B2B, evitar churns (desistências) deve ser uma regra para a saúde da empresa e, em negócios B2C, fidelizar o cliente sai muito mais barato do que ir em busca de novos. E é aqui que, mais uma vez, aquele famoso cafezinho ou uma visita à empresa podem ser um grande aliado.

3 - Fazer algo fora do comum e colher os frutos disso

Os eventos são a oportunidade de fazer algo diferente e há recompensas por isso.

É muito comum que de lá saiam posts de participantes comentando o assunto (que geram links e ajudam SEO), é comum também que as pessoas falem da experiência e isso chegue a especialistas de mercado e abra os olhos deles para o seu negócio. Também surgem novas oportunidades comerciais, potenciais parceiros de co-marketing e muitas possibilidades imprevisíveis, frutos da serendipidade.

Alguém que participou, tirou uma foto e postou no Instagram gerou a curiosidade de um amigo que buscou saber mais da empresa. Esse cara entra, baixa os materiais, recebe emails e vira um grande cliente. É praticamente impossível rastrear e saber que isso teve origem lá no evento, mas esse tipo de coisa acontece com frequência.

Como fazemos na Resultados Digitais

Nós entendemos que estar perto do cliente é fundamental. A melhor saída para nos aproximarmos de mais de 2.000 clientes do RD Station e pessoas que estão conhecendo a Resultados Digitaisé é através da produção de eventos.

Nosso objetivo é sempre transmitir algo que possa fazer a diferença para o público através da produção de conteúdo. Com nossos eventos, mantemos a mesma ideia trazendo palestrantes e levando nossos colaboradores para mostrar como fazemos e o que tem dado certo.

Somente nesse ano estamos realizando 8 eventos itinerantes, convidando clientes do Brasil todo para conhecerem o que fazemos e como fazemos. Para ficar por dentro, o próximo RD on the Road será em São Paulo dia 15 de julho no Hotel Tivoli Mofarrej e o nosso evento maior, o RD Summit, vai acontecer dias 29 e 30 de outubro aqui em Floripa para 3.000 pessoas.

Conclusão

Não importa qual será o foco de suas ações offline, elas precisam ser desenhadas dentro do planejamento estratégico de marketing e vendas assim como as todas as outras ações online. Ambas, trabalhando em conjunto, garantirão o sucesso da estratégia de marketing e vendas da sua empresa.

Anna Possebon

Anna Possebon

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