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Inbound, conteúdo, eBooks e webinars: está tudo ficando saturado?

O questionamento é bastante válido, mas há algumas coisas que precisamos levar em conta para responder a essa pergunta.

Esse é um período do ano em que aprendemos bastante coisa na RD. É quando rodamos o RD on the Road, passando por 9 capitais brasileiras e tendo um contato muito mais próximo com nossos clientes e pessoas interessadas em Marketing Digital.

Um ponto que tem chamado atenção foi que em todas as edições até então ouvi alguns questionamentos sobre a saturação e o futuro do Inbound. A estratégia de fato está se tornando mais madura e popular (os ingressos esgotados em praticamente todas as edições do próprio RD on the Road até então mostram isso) e algumas pessoas comentam que não aguentam mais ver ofertas de eBooks e Webinars, que têm baixado muito menos do que já baixaram antes e que têm dúvidas reais do quanto isso ainda funciona.

O questionamento é bastante válido, mas há algumas coisas que precisamos levar em conta para responder a essa pergunta:

Quanto você realmente se doa para entregar valor?

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Criar um material para gerar Leads é relativamente fácil. Pensar um pouco em uma chamada atrativa e colocar 5 páginas em PDF atrás de um formulário não é barreira para qualquer empresa começar.

A grande dificuldade é criar um material que realmente seja denso, que entrega valor, mostra conhecimento e encanta alguém que o tenha baixado. Criar na cabeça de quem lê o sentimento de que sempre que ele precisar saber mais sobre o assunto pode ir atrás do seu conteúdo.

Parte da “birra” que muitos profissionais vêm pegando das ofertas de conteúdo se deve ao fato de se sentirem traídos e enganados pela oferta. São pessoas fazendo webinars em que ficam enrolando por 1 hora, prometendo segredos e dicas que nunca chegam. São eBooks superficiais que não trazem absolutamente nada fora do senso comum e que qualquer um já esteja cansado de saber.

É uma escolha usar esse recurso e conseguir gerar Leads mais facilmente no curto prazo. Mas essa escolha compromete a reputação e o longo prazo da empresa e do mercado.

Na RD sempre tivemos a preocupação de só lançar ofertas que acreditamos que realmente vão contribuir e, ainda que se fale de saturação, os números continuam chegando. Nossa média é de cerca de 5.000 downloads a cada eBook lançado e isso só é possível pela reputação construída ao longo do tempo com o investimento em qualidade.

A sua realidade é uma exceção

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Você que está lendo esse blog é alguém interessado em Inbound e provavelmente vive perto desse mercado. Talvez trabalhe com isso, talvez curta a nossa página no Facebook e de mais alguns parceiros ou concorrentes que falam sobre o assunto. E provavelmente por esse comportamento também está na lista de segmentação de diversas outras empresas/consultores/infoprodutores que criam anúncios para esse mercado (geralmente oferecendo justamente webinars e eBooks).

As empresas que “vendem” Inbound de alguma forma são as que mais costumam praticá-lo e talvez por estar nesse mercado você veja uma bolha de realidade muito diferente do resto.

Para se ter uma ideia, o RD Station é a ferramenta líder no Brasil para gestão de Inbound Marketing e temos mais 4.000 clientes no momento em que escrevo esse post. Nossa estimativa é que não chegamos a 20.000 empresas no Brasil utilizando uma ferramenta. Pelo Empresômetro, o Brasil tem hoje 17 milhões de empresas. Estamos falando então de 0,1% das empresas brasileiras fazendo Inbound. É só a ponta do Icerberg, com inúmeros mercados muito pouco explorados.

Isso, na verdade, é até uma prova de que o Inbound realmente funciona: há poucas empresas fazendo e mesmo assim elas aparecem muito, fazem muito barulho.

Mesmo com o mercado saturado, há oportunidades de se diferenciar

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Mesmo em mercados que apresentam saturação um pouco maior que outros (como o próprio mercado de Marketing Digital), ainda há muitas possibilidade de se diferenciar.

É possível trabalhar mais focado em um nicho ou então com formatos diferentes de conteúdo.

As ferramentas que criamos (lista abaixo) geram em média 5,5x o número de Leads que temos em cada webinar que produzimos:

Isso exatamente por ser um formato diferente, que poucas pessoas fazem. É um oceano azul

As ferramentas de quiz que criamos também apresentam números próximos a esse:

O que sua empresa pode produzir de ferramentas, templates, diagnósticos ou outras ideias que fujam do padrão? Muitas vezes um investimento um pouquinho maior no desenvolvimento dessas ferramentas pode gerar um retorno desproporcional. Isso também é conteúdo e também é útil na geração de Leads.

Os concorrentes não conseguem cobrir tudo

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15% das pesquisas feitas diariamente no Google nunca foram feitas antes na história. Existem infinitas formas de procurar pelo mesmo assunto e é impossível que uma empresa, por melhor que seja sua estratégia de conteúdo e SEO, consiga cobrir tudo.

Existem brechas que os concorrentes oferecem e um trabalho efetivo de pesquisa de palavras-chave pode mostrar formas de ser descoberto antes que descubram seu concorrente. Na medida em que você ataca as lacunas e ganha mais autoridade, pode começar a entrar na competição com empresas que já estejam um pouco mais estabelecidas.

Conteúdo se renova sempre

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Alguém já ter falado sobre o assunto não quer dizer muita coisa. Quantas vezes você já viu uma matéria na TV sobre a entrega do imposto de renda? Ou um documentário sobre a vida no mar?

É comum nos interessarmos por ângulos e formas diferentes de encarar o mesmo problema. O requisito é conseguir fazer algo que de fato seja mais interessante, não necessariamente novo.

É uma realidade sem volta

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Antigamente ter site era um diferencial para os negócios que o tinham. Com o passar do tempo, ter um site virou o requisito mínimo, um critério de entrada. Não se cogita não ter site só porque o concorrente saiu na frente e já fez.

A produção de conteúdo deveria gerar um pouco do mesmo sentimento. O fato de um concorrente já ter se estabelecido só mostra que você deve correr mais. Desistir deveria estar fora de cogitação.

As pessoas passaram a pesquisar mais antes da compra, buscam entender o assunto e as visões da empresa. O conteúdo pode e deve ser, sim, um canal relevante de aquisição de clientes, gerando muito resultado para o seu negócio, mas, no pior dos casos, é um item que transmite confiança para o usuário na avaliação pré-compra e cada vez mais tende a ser requisito para empresas entrando no mercado.

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