Blog de Marketing Digital de Resultados

Como implementar o Inbound Marketing na área da saúde

Confira um passo a passo de como fazer Inbound Marketing na área da saúde e saiba quais são as ferramentas fundamentais para uma estratégia de sucesso.

Dificilmente alguém que precisa de um médico nos dias atuais procura por ele em algum catálogo impresso. A mulher que tem de agendar uma consulta com um ginecologista, por exemplo, mas não conhece nenhum especialista, busca pelo profissional de duas formas: pede indicação para pessoas conhecidas ou faz uma busca na internet.

É por isso que muitos profissionais e serviços relacionados à área da saúde têm investido cada vez mais em Inbound Marketing na área da saúde. As estratégias online aproximam os profissionais da saúde, clínicas e laboratórios das pessoas que procuram e precisam de assistência em saúde. E, usando as ferramentas certas do Inbound Marketing, é possível promover esse encontro de maneira assertiva.

Ficou interessado? Então seguem algumas dicas para você implementar o Inbound Marketing em seu consultório, clínica ou outro serviço de saúde que detenha.

Passo a passo para fazer Inbound Marketing na área da saúde

Primeiro: defina os seus objetivos

A aplicação do Inbound Marketing na área da saúde visa obter resultados satisfatórios, mas só é eficaz se você traçar um objetivo para ele.

Pare um pouco e pense: qual é o seu? O que seu consultório ou clínica médica está precisando conseguir e/ou melhorar?

Pode ser qualquer coisa: desde aumentar o número de atendimentos, elevar os índices de satisfação do paciente, até consolidar o relacionamento com ele.

A partir disso é que serão definidas as estratégias para obtenção do retorno esperado. E as ferramentas disponíveis são muitas.

Segundo: defina o seu “paciente ideal”

Você também precisa saber com quem quer se comunicar, ou seja, definir quem é seu público. Nenhuma comunicação é eficaz se não souber para quem ela é dirigida.

Portanto, pense em qual é o perfil do paciente que você tem e/ou quer ter. Visualize essa(s) pessoa(s), dê nome(s) para ela(s). Tente torná-la o mais real possível. Quanto melhor você conhecê-la, mais eficaz será a comunicação com ela.

Terceiro: conheça o Código de Ética da sua profissão

O sucesso das estratégias indispensáveis do Inbound Marketing dependem do conhecimento de alguns conceitos e de algumas definições que, inclusive, fazem parte e servem para direcionar o planejamento.

Um deles é saber o que o Conselho Federal de Medicina (CFM), no caso dos médicos, ou o Conselho da sua profissão da saúde, permite e proíbe em termos de divulgação.

Você deve conhecer e respeitar as normas éticas relacionadas à publicidade para evitar futuros desconfortos.

Ferramentas fundamentais para um Inbound Marketing de sucesso

Tenha uma boa estrutura digital

Para desenvolver um trabalho de Inbound Marketing é importante que você possua: uma identidade visual, um site responsivo e otimizado para suas estratégias, um blog (de preferência no próprio site), perfis completos nas redes sociais e, preferencialmente, tenha um sistema de gestão de Leads (como o RD Station).

Agora, trabalhe o conteúdo

Você pode conquistar a atenção do seu paciente oferecendo a ele informação de qualidade, por meio do Marketing de Conteúdo.

Hoje as pessoas buscam entender o que pode estar acontecendo com elas fazendo, primeiro, uma pesquisa na internet.

Ofereça a elas as informações que buscam em um texto publicado no seu site, de um jeito que a busca online as faça encontrar a sua página na internet antes de qualquer outra. O uso das palavras-chaves certas e das técnicas de SEO é o que permite a você o lugar de destaque na busca. Procure dominá-las.

Turbine com mídia paga

O que também pode ajudar são os links patrocinados.

Já ouviu falar deles? Caso não tenha ouvido, provavelmente já os viu quando você próprio fez uma busca no Google para encontrar algo de seu interesse.

Em suma, são os resultados da pesquisa que aparecem na busca do Google antes dos demais links. Eles contêm uma tarja colorida e um ícone com a sigla “Ad” para diferenciá-los, pois são anúncios pagos por quem quer aparecer entre as primeiras opções de pesquisa do buscador. No Facebook, costumam aparecer na sua timeline como “publicação sugerida”.

Mensure os resultados e ajuste o plano

Feito isso, é hora de saber se sua estratégia está funcionando. É hora de mensurar os resultados. Você pode fazer isso por meio de uma pesquisa de satisfação ou do cálculo do ROI (sigla em inglês que significa Return On Investiment ou Retorno sobre Investimento).

A pesquisa serve para avaliar a satisfação do paciente em relação aos serviços prestados por você. Já a análise do ROI aponta se as estratégias adotadas estão surtindo efeito financeiro ou não. Ambos indicam onde é necessário fazer ajustes.

Arregace as mangas porque ainda tem muito trabalho pela frente! Recomendamos que mensalmente analise os resultados a fundo e, trimestralmente, reavalie seu planejamento de Inbound Marketing para colocar em prática as modificações que a mensuração dos resultados podem ter apontado como relevantes para atingir seu objetivo.

Vale deixar um pouco de lado o que parece não estar funcionando e incluir novas ações que talvez até agora você não estava utilizando para reiniciar o ciclo.

Competências necessárias para um bom trabalho de Inbound na área da saúde

Em algum momento você pode perceber que precisa de ajuda pois, para um bom trabalho de Inbound, é importante que você tenha uma equipe que reúna as competências de um jornalista, um designer, um programador, um publicitário e um estrategista.

Talvez antes mesmo de fazer uma primeira tentativa de aplicar o Inbound Marketing na área da saúde em que atua, já considere que será mais eficiente contratar uma agência de marketing médico para realizar seu Inbound.

De fato, agências que atuam exclusivamente na área do marketing médico, além de elevar o seu marketing a um nível profissional, permitem que você e sua equipe se dediquem aos seus pacientes.

Pondere, com calma, sobre as possibilidades. Escolha aquela que parecer mais adequada ao seu propósito e que pareça mais promissora para alcançar os resultados de excelência com seu marketing médico. Em caso de dúvida, venha tomar um café com a nossa equipe. Gostamos de compartilhar experiências de Inbound Marketing na área da saúde.

Este post foi escrito por Bruna Baumgarten Rezende, diretora da E-saúde.

Marcadores:

Deixe seu comentário