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3 dicas de Inbound Marketing para arquitetos

Tenha clientes mais engajados a um custo menor com estas 3 dicas de Inbound Marketing voltadas para arquitetos

Aposto que você vai concordar comigo que está cada vez mais difícil conseguir clientes e que, por mais que você se esforce, vá em eventos, faça novos contatos e ainda dê descontos, ainda assim você não consegue fechar tantos projetos quanto gostaria.

Essa rotina faz ou já fez parte da sua realidade, certo?

Se você está passando por essa situação agora, eu fico feliz que esteja lendo este texto, pois darei 3 dicas práticas de Inbound Marketing para arquitetos que ajudarão a superar essas dificuldades e a conquistar sua independência profissional.

Inbound Marketing para arquitetos? O que é isso?

Antes de mais nada, vamos começar com o conceito da metodologia. Inbound Marketing, de uma forma simplificada, é um marketing de educação, compartilhamento e zero intromissão.

Marketing de educação: o que é?

Na era atual, a informação está por toda parte e de fácil acesso a qualquer pessoa. Mais de 500 milhões de novas pesquisas são feitas diariamente no Google. Logo, as pessoas estão se educando. E isso transformou a forma de fazer marketing. Principalmente o Marketing Digital, pois antigamente bastava você fazer um outdoor, uma propaganda na revista ou televisão e o sucesso era garantido.

Não estou dizendo que essas táticas não funcionam atualmente, apenas precisa ficar claro que elas não são suas únicas armas e que você possui outras opções de investimento. No final, você sempre deve testar qual mídia irá funcionar melhor para seu tipo de empresa.

Voltando para a educação, com o mercado mais bem informado, as empresas sentiram a necessidade de fazer parte desse movimento. Então, por meio da produção de conteúdo (como esse que você está lendo) muitas empresas começaram a educar seu consumidor. Seja em relação ao produto, serviço ou até mesmo o mercado em que elas atuam.

No Viva Decora, por exemplo, temos milhares de posts no nosso blog, mais de 118 mil fotos para inspiração no site, dezenas de vídeos no YouTube etc. Tudo com o intuito de educar e ajudar nosso público.

Marketing de compartilhamento: o que é?

De nada adianta você produzir conteúdo e tentar outras iniciativas se você não compartilhar com seus usuários.

É ideal que você diversifique o que irá compartilhar. Você pode escrever textos, gravar vídeos, fazer eBooks, eventos presenciais etc.

O ideal é que pelo menos no começo você compartilhe tudo isso de maneira gratuita. Lembre-se de que se você não fizer isso alguma outra empresa irá fazer. E é ideal que você seja a referência naquilo em que se propor a trabalhar.

Então compartilhe no seu blog, site, redes sociais. Seja um influenciador, mas lembre-se de que isso leva tempo e um grande esforço.

Marketing de zero intromissão: o que é?

Imagine que você está assistindo televisão e vendo seu filme ou série favorita. Na hora da melhor parte, simplesmente corta tudo, entra um comercial de 3 minutos com várias marcas anunciando produtos que você não quer comprar. Você muda de canal e, ao voltar, a propaganda já acabou e você perdeu a cena final do que estava assistindo.

Parece bem chato, né? Esse é o marketing de intromissão.

No Inbound Marketing ocorre o oposto. As pessoas procuram você. As pessoas procuram seu conteúdo, seu site, seu blog, suas redes sociais. Elas decidem a hora que desejam ler ou assistir você. Parece bem melhor, né?

De fato, é! Empresas que nutrem seus Leads geram 50% mais vendas gastando até 33% menos em verba.

Preparado para entender como nossas dicas vão te ajudar?

Dica 1: crie sua persona

Saber com quem, a forma, como, onde e por que motivo você vai se comunicar é essencial para qualquer estratégia. Criar sua persona é um passo fundamental, pois ela que vai influenciar todo o resto da sua estratégia de marketing.

  • Quem é o cliente dos seus sonhos?
  • Que tipo de assunto interessaria para ele sobre o seu setor?
  • Quais são as atividades mais comuns que ele realiza?
  • Em quais redes sociais ele está presente?

Esses são alguns exemplos de perguntas que você terá que responder para entender melhor o seu cliente e a forma com que você irá solucionar as dores dele.

Para mais informações, veja o Gerador de Personas Gratuito.

Dica 2: tenha um site, blog ou portfólio

Parece básico, mas infelizmente não é. Ainda é grande o número de arquitetos que não têm site/blog. E os que têm, em sua maioria, estão insatisfeito com o design e com o resultado gerado.

O seu site ou blog é o primeiro passo para você começar a educar seu público, gerar conteúdo e engajar sua audiência com sua marca.

Já o seu portfólio é a representação do seu trabalho. Se você fez um projeto incrível, porém não tirou fotos nem colocou online é como se ele não tivesse existido.

No Viva Decora temos mais de 1,5 milhões de acessos por mês e você pode cadastrar seu portfólio gratuitamente. É uma boa forma de expor seu trabalho e virar uma referência.

Dica 3: esteja presente nas redes sociais do seu cliente

Independentemente do mercado, estar presente nas redes sociais de que mais gosta é um erro cometido por várias empresas.

Lembra da sua persona? É tudo sobre ela.

Então, se o seu cliente está presente somente no LinkedIn, não faz muito sentido você estar no Facebook ou Instagram.

Para arquitetos, é comum estar no Pinterest, Instagram e Facebook. São excelentes canais de comunicação, engajamento e de abordagem de clientes. Entretanto, vale ressaltar que toda rede social deve trazer resultados em acessos, cadastros e clientes.

Somente números de seguidores ou curtidas não darão um retorno prático em projetos. Portanto, faça testes e analise quais redes estão trazendo resultados reais e veja se outras redes como LinkedIn valeriam a pena testar.

Consigo ser referência somente com essas dicas?

Essas dicas são apenas os primeiros passos para você criar uma estratégia sólida e concisa de Marketing Digital.

Se você desejar todos os conceitos de forma aprofundada nós criamos o Ciclo do Encantamento, uma metodologia em 12 passos para ajudar você em todas as etapas do seu processo. Desde a captação do cliente, execução do projeto até indicações futuras.

Vamos crescer e fazer um marketing incrível juntos?

Esse post foi escrito por Pedro Renan, gerente de marketing B2B do Viva Decora, o maior portal de decoração e design de interiores do Brasil.

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