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10 tipos de iscas para geração de Leads

Webinars, eBooks, templates, vídeos, infográficos... A lista de iscas para geração de Leads que você pode usar em seu negócio é longa. Nesse post, selecionamos 10 tipos que funcionam muito bem na Resultados Digitais e que você pode replicar em sua empresa.

O principal objetivo do Marketing Digital é gerar demanda para os produtos e serviços da sua empresa. Ou seja, atrair oportunidades de negócio através dos seus canais online.

Mas para que isso aconteça não basta apenas ter um website. Um erro que muitas empresas cometem é trabalhar somente com um formulário de contato na página, quando existem muitas outras oportunidades para converter seu visitante em Lead e estreitar o relacionamento. Alguns inclusive podem estar entre os conteúdos que sua empresa já possui.

Aqui na Resultados Digitais já criamos mais de 250 conteúdos educativos nos mais diversos formatos, e também aprendemos muito orientando nossos clientes.

Conheça aqui nossa página de materiais gratuitos sobre Marketing Digital.

O post de hoje buscará condensar todo esse aprendizado e expor 10 tipos de conteúdo que funcionam muito bem como iscas para gerar Leads.

Índice

1. Geração de Leads com eBooks

eBooks são uma das ofertas mais clássicas para geração de Leads e é o tipo de conteúdo rico que mais usamos aqui na Resultados Digitais. É um formato que funcionou e continua funcionando muito bem e ao todo já publicamos mais de 100.

A vantagem do eBook é que permite a você aprofundar em determinado assunto e explorá-lo em um nível que provavelmente não faria em um post no blog, por exemplo.

Para produzi-lo, uma estratégia que temos usado é planejar o conteúdo do eBook e quebrá-lo em diversos posts para depois reuni-los e diagramar no formato do material, tal como explicamos neste post.

Um eBook também é um bom conteúdo a ser feito em Co-Marketing com outra empresa, pois dessa forma os esforços são divididos e é possível escrever um conteúdo ainda mais completo e aprofundado. Falamos mais sobre isso no eBook sobre Co-Marketing.

Exemplos de eBooks da Resultados Digitais:

Leia também o post Como fazer um eBook para gerar Leads.

2. Webinars

Webinar é um formato também bastante difundido para produção de conteúdo e geração de Leads. Pelo uso da voz (e ocasionalmente até da imagem), os webinars acabam tendo um toque mais pessoal que aproxima mais o potencial cliente da empresa.

O interessante é que o webinar possui um custo relativamente baixo, uma vez que apenas com um computador e um microfone já é possível realizar uma gravação – lembrando, é claro, que a produção conta bastante para passar uma imagem melhor da empresa, mas mantê-lo simples não o faz perder a eficácia.

Outro ponto importante é que o webinar pode ser gravado ou ao vivo. No caso de ser ao vivo existe a vantagem de que, por você assumir um compromisso de realizar esse webinar, terá que estar no dia e horário marcados, o que evita a procrastinação e, caso opte por gravar o webinar, ele continuará gerando Leads ao longo do tempo.

Exemplos de webinars da Resultados Digitais:

Leia também os posts Passo a passo para criar webinars para diferentes objetivos do seu negócio e Transmissão de webinar ao vivo: Como aumentar os resultados.

3. Templates

Templates são basicamente modelos prontos para serem usados em qualquer contexto, como planilhas, apresentações ou qualquer coisa que facilite determinado trabalho.

Alguns exemplos que criamos e trouxeram muito resultado foram o calendário de conteúdo, a planilha de Automação de Marketing e os templates de eBook, feitos em parceria com a SOAP.

Os templates funcionam muito bem para gerar Leads de qualidade por conta do seu apelo extremamente prático. Por isso, esse tipo de material precisa ser autoexplicativo ou possuir um conteúdo instrucional.

A maioria das empresas constrói uma série de templates para seus próprios processos internos e esquece que seus potenciais clientes podem ter as mesmas necessidades.

Ao compartilhar ideias criativas que você usa para melhorar o seu dia a dia, você ganha autoridade ajudando outras empresas e ainda pode gerar muitos Leads.

Exemplos de templates da Resultados Digitais:

4. Ferramentas

As ferramentas vão além dos templates e ajudam seus potenciais clientes a resolver problemas mais complexos, que somente um template não poderia.

Ela pode tanto ser uma parte da sua própria solução como algo totalmente novo. No caso de ser uma parte da sua solução, as ferramentas têm ainda um papel importante de avançar o Lead no processo de compra, pois dão um “gostinho” de como o trabalho seria melhor com a solução completa.

Um bom exemplo de ferramenta é o Funil do Marketing Digital, feito em parceria com a Contentools. Para ambas as criadoras, a ferramenta dá uma noção do que os potenciais clientes poderiam explorar melhor no seu marketing.

Para construir ferramentas você normalmente precisará de um programador, e por isso é uma opção mais factível para empresas de tecnologia. Em contrapartida, é bastante difícil copiar ferramentas e por isso, independentemente do seu segmento, pode ser uma forma muito boa de se diferenciar.

Exemplos de ferramentas da Resultados Digitais:

5. Whitepaper

O whitepaper é um formato pouco utilizado. Não é tão aprofundado quanto um eBook – logo é produzido com menos esforço –  e já é o suficiente para as pessoas aceitarem trocar seu contato pelo conteúdo em questão.

Pense nos whitepapers como posts mais extensos. Longos e densos o suficiente para valer a pena a não publicação no blog, porém pequenos para serem chamados de eBooks.

Vale ressaltar que, caso sua empresa invista em Google AdWords e hoje só possua ofertas de conversão direta (como pedido de orçamento, contato etc.), criar um whitepaper e direcionar parte do tráfego para lá é provavelmente a ação mais rápida que você pode fazer para aumentar a geração de Leads mantendo o mesmo investimento.

No começo de nossa estratégia de Marketing de Conteúdo, criamos alguns whitepapers para geração de Leads. A estratégia funcionou muito bem, porém, com o passar do tempo, vimos a necessidade de aprimorar os conteúdos e os whitepapers foram todos transformados em eBooks.

6. Pesquisas e estudos

Pesquisas e estudos também são formatos bastante difundidos e comuns em determinados mercados. Durante muito tempo, nos acostumamos a vê-los em revistas e outros meios, mas sabemos que esse tipo de publicação nem sempre é viável e muitas vezes não explora o potencial que tem esse material.

No contexto do Marketing Digital tudo fica consideravelmente mais fácil, e qualquer empresa consegue fazer uma pesquisa sobre determinado assunto e publicá-la.

Um exemplo de pesquisa que foi publicada recentemente é o Marketing Digital para empresas de tecnologia, feita em uma parceria com a Rock Content.

Exemplos de pesquisas da Resultados Digitais:

7. Infográficos

Infográficos são ótimos materiais para gerar valor para sua audiência. São representações visuais do seu conteúdo, misturando texto e imagem, o que torna esse tipo de conteúdo bastante dinâmico.

Pode parecer difícil em um primeiro momento, mas criar um infográfico hoje em dia já não exige mais um alto nível técnico e você pode fazer até mesmo de forma gratuita com a ajuda de algumas ferramentas, basta ter as informações certas e algumas noções de design.

Muitas empresas criam infográficos e disponibilizam gratuitamente no blog. Esse tipo de promoção é válido também, principalmente se você colocar no final do post o código para outros blogs compartilharem o infográfico e gerar backlinks para seu site.

Contudo, um infográfico pode ser também uma estratégia muito eficiente para gerar Leads. Aqui na Resultados Digitais já utilizamos infográficos dessas duas formas, tanto para blogposts como para geração de Leads.

Exemplos de infográficos da Resultados Digitais:

Leia também o post Como fazer um infográfico em 6 passos simples.

8. Série de conteúdos

Já pensou em criar uma série de conteúdos e concentrar tudo em uma Landing Page? Essa é uma ótima forma de geração de Leads pois ofertas desse tipo são bastante ricas.

Na Resultados Digitais, já exploramos esse formato algumas vezes. Basicamente, em duas maneiras: vídeos e cursos por email.

Série de vídeos

Não é mais novidade que vídeos são formatos cada vez mais fáceis de serem produzidos e que costumam atingir ótimos resultados. O que muita gente não sabe é que vídeos são excelentes conteúdos para geração de Leads.

Produzir um conteúdo em vídeo hoje não é só subir um arquivo no YouTube ou no Facebook. Você pode aproveitar o audiovisual para criar conteúdos ricos, como uma série de vídeos, por exemplo.

É verdade que compartilhar os vídeos diretamente nas plataformas pode gerar um alcance muito maior do que promovê-los por meio de uma Landing Page. Contudo, o contrário pode gerar muito mais oportunidades de negócio para sua empresa.

Lembre-se de que tudo depende do formato. Um vídeo curto provavelmente não é um material rico o suficiente para você promovê-lo por meio de uma Landing Page, e nesse caso é melhor subir diretamente nas plataformas. Já uma videoaula mais densa, uma entrevista mais longa ou uma série com vários vídeos sobre determinado assunto podem ser reunidos em um material rico e utilizado como iscas para geração de Leads.

Exemplos de série de vídeos da Resultados Digitais:

Cursos por email

Esse é outro formato muito rico de conteúdo, tanto para os Leads como para a própria empresa.

Para os Leads é muito útil pois eles vão receber conteúdos em uma ordem que facilita o aprendizado. Para a empresa é interessante pois é possível analisar como está o engajamento dos Leads, quais estão sendo nutridos e quais estão desistindo no meio do caminho.

Criar cursos por email é uma tarefa relativamente simples. O principal é criar todo o conteúdo e planejar uma sequência lógica que faça sentido para a persona. Feito isso, basta criar um fluxo de automação de marketing para que os Leads recebam os emails nessa ordem.

Exemplos de séries de conteúdos da Resultados Digitais

9. Quiz

Quiz é um formato que gera bastante engajamento com Leads. É relativamente fácil de fazer caso use a ferramenta correta e, dependendo de como for formatado, pode entregar bastante valor ao final.

Vale mencionar que esse tipo de conteúdo costuma ter um alto potencial de viralidade, quando o quiz instiga o usuário a compartilhar o seu resultado.

Exemplos de quizes da Resultados Digitais:

10. Kits

Os kits são formatos que, em nossos testes, tiveram uma aceitação muito boa.

Já fizemos aqui na Resultados Digitais dois tipos de kits:

  • Coletânea de materiais diferentes sobre um assunto ou para um público/segmento específico;
  • Dois materiais em formatos diferentes sobre o mesmo assunto.

Sobre o primeiro, trata-se de de pegar materiais que já existem e que já foram lançados em outras ocasiões e reuni-los em um formato de “kit sobre determinado tema” ou “kit de tal assunto para iniciantes/tomadores de decisão/empreendedores”.

São diversas as possibilidades de combinações e o mais interessante é que possui um baixo custo de produção. Como os materiais já estão prontos, só será necessário preparar o lançamento, fazendo a Landing Page, Thank you Page, email, imagens etc.

No segundo caso, a ideia é produzir dois ou mais conteúdos sobre determinado tema e lançá-los juntos em formato de kit. Por exemplo, no Kit do Teste A/B, nós produzimos um eBook sobre o tema e uma ferramenta (calculadora de teste A/B) e os lançamos juntos, como um único material.

Exemplos de kits da Resultados Digitais:

Outros

Existe uma infinidade de outros formatos de conteúdo para geração de Leads. Nossa ideia foi explorar alguns dos que já usamos e nos trouxeram resultados satisfatórios.

Para mais ideias de materiais e formatos, baixe gratuitamente o nosso eBook 28 tipos de oferta para geração de Leads.

Observações importantes

As iscas já ajudam muito, mas, para maximizar os resultados, é importante lembrar de três coisas:

  1. O primeiro é que é preciso criar boas Landing Pages: transmitir segurança para o visitante de que os dados não serão utilizados indevidamente e mostrar que o conteúdo de fato vale a pena são essenciais para que a taxa de conversão seja alta.
  2. O outro item que deve ser lembrado é que não basta apenas gerar Leads. No Inbound Marketing, é preciso manter o relacionamento com o potencial cliente até que ele esteja pronto para compra.
  3. Por fim, é necessário um alinhamento entre as áreas de Marketing e Vendas. Assim como Vendas precisa que os Leads sejam gerados na maior quantidade e qualidade possível, marketing precisa que os Leads não sejam “spameados” ou abordados de forma indevida.

Esse post foi publicado originalmente em outubro de 2011 e revisado e atualizado em fevereiro de 2017.

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