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Lead Tracking: A solução para identificar os Leads com maior potencial no seu site

O Lead Tracking permite monitorar os Leads do início ao fim da jornada de compra, aumentando a personalização no relacionamento e o potencial de vendas.

Já discutimos muito aqui no blog sobre o impacto positivo de personalizar o relacionamento com seu público. Um exemplo é o post “Personalização: 5 dicas para você se diferenciar e vender mais”, onde falamos sobre algumas formas de ajudar você a personalizar essa relação com seus Leads.

Acompanhar as ações do Lead e o caminho que ele tem percorrido é especialmente importante em negócios com ciclos de venda mais longos e mais complexos. Isso porque, nesse tipo de negócio, a venda não acontece por impulso e, portanto, o Lead acaba tendo várias interações com sua empresa antes de tomar a decisão.

Um exemplo bem simples: você vai contratar um software para fazer toda a gestão financeira da sua empresa. É uma decisão importante, complexa e nenhuma empresa simplesmente acaba mudando de software só porque é um pouco mais barato, sem estudar direito os impactos que aquilo terá para o seu negócio. Essa compra não é feita por impulso: é necessário entender direito como o software funcionaria para sua empresa, entender os custos de contratação e implantação, os reais benefícios que ele pode trazer e tudo mais. Para isso, é comum ficar meses analisando o software, pesquisando por alternativas, fazendo demonstrações e testes.

Não conhecer seu potencial cliente e não saber como ele está interagindo com sua empresa tem uma consequência clara: ineficiência de vendas. Sua empresa pode até estar com um bom desempenho, mas tendo essas informações certamente elevaria os resultados para outro nível.

Formas de acompanhar os passos de um Lead

A maioria das empresas já usa o Google Analytics para medir o desempenho geral do site, mas não é possível acompanhar a trajetória de visitante por visitante.

Citamos no post “Leads no foco da estratégia: 5 ações inteligentes para sua campanha decolar” algumas formas de criar ações inteligentes e usar alguns gatilhos da interação do Lead com sua empresa para gerar mais resultados nas campanhas de Marketing e Vendas. Alguns gatilhos são: cliques em emails, conversão em Landing Pages, informações do perfil e informações do interesse.

Com alguns softwares de gestão de Leads (o RD Station, por exemplo) é possível usar todos esses gatilhos para personalizar seu relacionamento com eles. É possível mandar emails para um público bem específico, criar uma sequência de emails para quem clica num determinado link de um email, notificar um vendedor a partir de uma ação específica etc. Nestes posts falo mais especificamente do potencial da Automação de Marketing:

Isso já é extremamente poderoso para Marketing e Vendas, mas pode ficar ainda melhor. Todas essas formas de interação, na verdade, acabam representando apenas 20% das interações reais dos visitantes com sua empresa.

Os outros 80% consistem na interação dos Leads através das visitas ao seu site. Saber quais páginas exatamente o seu Lead visitou e quando visitou proporciona uma inteligência muito grande e permite personalizar ainda mais a forma de se relacionar com ele.

Lançamento no RD Station: Lead Tracking

Pensando nessa grande oportunidade para os times de Marketing e Vendas, estamos lançando uma nova funcionalidade no RD Station: o Lead Tracking. A funcionalidade permite monitorar os Leads do início ao fim da jornada de compra, aumentando muito a personalização no relacionamento e, consequentemente, o potencial de vendas.

Como o Lead Tracking faz parte do RD Station, ele já está todo integrado com as outras funcionalidades, como Lead scoring, Email Marketing, Segmentação de Leads e Automação de Marketing.

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Crie gatilhos mais precisos e personalize ainda mais o relacionamento

Com o Lead Tracking, agora o RD Station também considera a visita a páginas específicas do seu site como gatilhos para outras ações. Ou seja, se um Lead visitou sua página de preços é possível notificar um vendedor ou enviar um email específico para ele de forma automática.

Foque os esforços nos Lead interessados de verdade e não perca tempo com os curiosos

Como é possível ver exatamente por quais páginas o Lead passou, é possível conseguir identificar os reais interessados e separá-los dos Leads mais curiosos.

Se um Lead passou mais de uma vez por páginas como de ‘Preços’, ‘Contato’, ‘Orçamento’, ‘Cases’, ‘Serviços/Funcionalidades’ você o identifica como interessado em conhecer sua empresa e faz uma abordagem vendedora. Se o Lead baixou vários materiais mas, nem visitou seu site (ou visitou páginas que não indicam tanto interesse, como ‘Trabalhe Conosco’), você diminui a prioridade da abordagem.

Isso significa investir tempo nos Leads que realmente têm um grande potencial e aumentar seu desempenho.

Faça mais e melhores vendas: entre em contato na hora certa

Como você vai saber exatamente por quais páginas o Lead passou, é possível identificar se ele está mais interessado em algum produto específico e direcionar o discurso de vendas.

Um exemplo da Resultados Digitais: Se um Lead entra no site do RD Station e visita a página de “Automação de Marketing”, posso presumir que essa é a funcionalidade na qual ele mais está interessado e portanto direciono meu discurso de vendas para destacar os benefícios dessa funcionalidade.

Por fim, mas não menos importante, é possível também criar notificações através da automação de marketing. Se um Lead Qualificado entra na página de preços, o RD Station já notifica o vendedor. Este é o melhor momento para o vendedor entrar em contato, uma vez que o Lead está com a cabeça no assunto.

O Lead Tracking pode impactar e muito nos resultados da sua empresa. Assim, para saber mais sobre a nova funcionalidade, acesse a página oficial do Lead Tracking: http://pages.rdstation.com.br/lead-tracking.

Se quiser fazer um teste do RD Station e ver na prática como fazer uma melhor gestão de Leads, acesse http://pages.rdstation.com.br/teste-gratuito-do-rd-station.

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