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12 dicas de livros sobre Marketing Digital para você ler em 2017

Confira uma lista de livros sobre Marketing Digital que valem a pena ler em 2017. Aproveite as dicas e tenha ótimas leituras e aprendizados durante o ano.

Promessas de ler mais são muito comuns em época de ano novo, assim como o hábito de fazer listas – aqui no blog, por exemplo, recentemente listamos nossos melhores posts, ferramentas e eBooks lançados no ano passado. Pensando nisso, trazemos uma lista de livros sobre Marketing Digital que valem a pena ler em 2017.

A maioria dos títulos são voltados para temas introdutórios ou mais gerais, mas que têm relação com o Marketing Digital, mas também há algumas sugestões mais específicas. Veja abaixo:

1. A cauda longa (Chris Anderson)

O termo cauda longa se tornou conhecido nos últimos anos e parte dessa popularidade se deve à Chris Anderson, editor chefe da revista Wired que explorou pela primeira vez o fenômeno em um artigo que se tornou um dos mais influentes ensaios sobre negócios na atualidade.

O autor mostra que a internet originou um novo universo em que a receita total de diversos produtos de nicho – que têm baixo volume de vendas – é igual à receita total de poucos produtos que vendem muito. Ele mostra como se chegou a esse cenário e como é possível aproveitá-lo.

2. Free (Chris Anderson)

Em Free, Chris Anderson escreve sobre sobre a tendência de zerar custos trazida pela era digital. Ele afirma que estamos entrando em uma era onde a economia pode ser construída em torno da ideia de gratuidade e conta como isso afetará a vida das pessoas.

A ideia partiu de um dos capítulos do livro comentado no item anterior, que fala da economia da abundância. O autor percebeu que nunca havia acontecido de toda uma economia ser construída em torno do gratuito e resolveu mostrar como as pessoas fazem dinheiro e quais são as implicações disso.

3. Web Analytics 2.0 (Avinash Kaushik)

No livro Web Analytics 2.0, Avinash Kaushik dá dicas que são direcionadas para analistas de métricas. Ele leva o leitor à uma viagem que mostra como conhecer as pessoas que visitam os sites, entendendo como escolher o serviço de análise que mais se adeque à cada negócio e necessidade.

 

Também ajuda a entender quais as métricas mais importantes, como transformar números em ações, o que são testes A/B, dentre outros.

4. Traction (Gabriel Weinberg e Justin Mares)

No livro Traction a dupla de fundadores de startups nos Estados Unidos declara que o conceito de tração é a melhor maneira de aumentar as chances de sucesso de uma empresa iniciante.

Para os autores, tração é um sinal de que uma startup está decolando. Isso pode ser visto nas métricas principais – se é um aplicativo, o número de downloads está crescendo, se é uma ferramenta SaaS, a receita está aumentando etc.

Assim, o objetivo do livro é mostrar como negócios podem obter tração, independentemente do seu ramo. Para isso, foram entrevistados mais de quarenta fundadores de startups.

5. Marketing de Permissão (Seth Godin)

Seth Godin explica Permission Marketing (marketing de permissão) como o conceito que permite aos profissionais de marketing moldarem sua mensagem de modo que os consumidores a aceitem.

Assim, ao invés de incomodar potenciais compradores, o autor apresenta uma maneira de pensar o marketing de produtos e serviços alcançando apenas aquelas pessoas que sinalizaram algum interesse em aprender mais sobre a oferta.

Isso permite o desenvolvimento de uma relação de confiança com a marca, aumentando a chance de vender.

6. Posicionamento: a batalha por sua mente (Al Ries e Jack Trout)

O clássico livro de Al Ries e Jack Trout mostra como ser visto e ouvido em um mercado muito competitivo por meio do conceito de posicionamento – a ideia é aplicável a um produto, um serviço, uma empresa, uma instituição ou até mesmo a uma pessoa.

Os autores ensinam como estabelecer, com competência, posicionamento competitivo de seus produtos, marcas e empresa. A teoria do posicionamento competitivo é hoje utilizada em ações e estratégias empresariais e pessoais.

7. Marketing na era digital (Martha Gabriel)

Best seller de marketing, o livro aborda, em linguagem simples, a importância estratégica do marketing na era digital.

O livro tem 15 capítulos, que são agrupados em quatro partes: conceitos essenciais e planejamento de marketing; mudança do ambiente de marketing impactado pelo digital; plataformas tecnológicas digitais emergentes; e estratégias digitais.

8. Marketing 3.0 – As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano (Philip Kotler)

Em Marketing 3.0, Philip Kotler fala sobre o marketing contemporâneo e a nova realidade que ele traz.

Nesse contexto, o profissional de marketing precisa estar atento aos desejos do cliente – que, de acordo com o livro, é o responsável por essa mudança na maneira como se faz propaganda.

9. Nocaute (Gary Vayrnechuk)

O marketing tradicional sempre foi luta unilateral na qual as empresas anunciam em plataformas como rádio, TV e jornais impressos para chegar ao nocaute – no caso, fechar a venda. Nesse cenário, os clientes não tinham alternativa senão absorverem os anúncios. Mas, com a internet, as lutas foram para um novo ringue: o das redes sociais, nas quais os clientes estão dispostos a desafiarem as empresas expressando opiniões antes de comprarem.

Por isso, no livro Nocaute, o empreededor Gary Vaynerchuk ensina como os profissionais do marketing devem interagir com o cliente nesse novo contexto. Os exemplos de erros e acertos analisados ajudam a acelerar o aprendizado, bem como a análise detalhada das redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.

10. On Writing Well: The Classic Guide to Writing Nonfiction (William Zinsser)

Elogiado pela clareza, o livro de William Zinsser oferece princípios fundamentais para escrever bem.

É recomendado para quem quer escrever sobre temas tão variados quanto pessoas, lugares, ciência, tecnologia. Por isso, também é útil para quem quer escrever conteúdo para a internet.

11. Everybody Writes (Ann Handley)

Everybody Writes é um guia de como atrair e reter clientes por meio do conteúdo que parte do pressuposto de que todos são escritores em potencial.

De acordo com o livro, mesmo em um mundo de posts curtos em redes sociais, escrever importa mais agora do que antes. Isso porque as palavras contam aos clientes quem a empresa é.

A autora, a expert em marketing Ann Handley, dá lições que se aplicam a toda a presença online de uma empresa, desde sites e redes sociais até Landing Pages e Email Marketing.

12. Não me faça pensar – Atualizado (Steve Krug)

O livro de Steve Krug fala sobre a usabilidade na web com informações e conselhos práticos, tanto para iniciantes quanto para veteranos.

A versão atualizada do livro original – que foi lançado em 2002 e se tornou clássico – volta sua atenção também para a realidade dos dispositivos móveis.


E você, tem alguma dica de leitura sobre Marketing Digital? Compartilhe com a gente nos comentários! :)

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