Blog de Marketing Digital de Resultados

Máquina de Crescimento: a metodologia da Resultados Digitais para garantir sucesso aos seus clientes

A Máquina de Crescimento é uma forma previsível e escalável de direcionar nossos clientes a avançarem mais rapidamente e melhor no uso do RD Station, seguindo um rumo de sucesso.

Você já reparou que para muitas pessoas é difícil aprender outro idioma? Isso acontece porque absorver uma nova língua é algo muito complexo. Por isso, as escolas especializadas no tema não oferecem apenas aulas e materiais, mas também uma metodologia comprovada de resultados, que costuma apresentar uma série de pontos a serem seguidos a fim de que o aluno aprenda da forma mais efetiva possível.

Mas o que isso tem a ver com Marketing Digital? Da mesma forma que aprender um idioma, compreender e aplicar o Marketing Digital para obter resultados efetivos também é algo complexo, que demanda um mínimo de esforço, tempo e recursos. E é por isso que muitas pessoas não conseguem obter resultados: falta seguir alguns preceitos necessários para ter sucesso e gerar valor para sua empresa.

Foi pensando nisso que lançamos a Metodologia Máquina de Crescimento: uma forma previsível e escalável de direcionar nossos clientes a avançarem mais rapidamente e melhor no uso do RD Station, seguindo um rumo de sucesso. A metodologia é baseada na própria trajetória da RD e também no histórico da nossa base de clientes.

Como funciona a Metodologia Máquina de Crescimento

A metodologia reúne textos, vídeos, infográficos, templates e outros materiais de apoio para ajudar as empresas a alcançarem o sucesso no ambiente digital. É dividida em uma série de Fases que representam o grau de evolução do cliente no Inbound Marketing. Essas fases são divididas em Marcos de Sucesso, um conjunto de passos mínimos que o cliente precisa cumprir para alcançar o próximo marco com propriedade.

São 4 fases:

  1. Prova de Canal
  2. Modelo Replicável
  3. Automação e Escala
  4. Otimização

A seguir, vamos explicar cada uma delas e dar mais detalhes sobre o que o cliente deve desenvolver para que o Marketing Digital traga resultados. Acompanhe!

1. Prova de canal

O principal objetivo que uma empresa deve ter quando está começando no Marketing Digital é provar o canal. Isso significa entender se é possível utilizar a internet e o Inbound Marketing como um meio de aquisição de clientes para a empresa. Esse caminho é descrito pelos Marcos de Sucesso desta fase.

Aqui, você aprenderá como criar um canal de geração de Leads, como nutri-los de uma forma básica para serem qualificados até que a venda seja fechada. É importante ressaltar que a criação de conteúdo é o coração desse processo.

  • Tempo estimado: 3 a 6 meses
  • Mínimo ideal: Ter um time de 1 ou 2 pessoas em marketing e vendas
  • Saber os conceitos básicos de Marketing Digital: Lead, blog, Email Marketing etc.
  • Ter uma geração de Leads recorrente, primeiras oportunidades e vendas

Marcos de sucesso da Fase 1

  1. Mecânica de geração de Leads: Aqui você deve iniciar um processo de geração de Leads Inbound qualificados
  2. Relacionamento por email: Crie as primeiras campanhas com o RD Station para relacionamento com os Leads gerados
  3. Planejamento de conteúdo: Onde se dão os primeiros passos no Marketing de Conteúdo
  4. Primeiras vendas: Aqui se estruturam os passos para o processo de vendas aos clientes Inbound

Assista aqui ao webinar de apresentação da Metodologia RD da Máquina de Crescimento

Assistir

2. Modelo replicável

Você está nessa fase se já fez suas primeiras vendas através do Inbound e já consegue dizer mais ou menos como fazer novas vendas.

Nesta etapa, queremos chegar a um conjunto de ações recorrentes que dão mais volume e previsibilidade na geração de Leads e vendas, mostrando que sua máquina de marketing e vendas está começando a rodar e a gerar resultados.

Esse tipo de operação já gera receita e retorno sobre seu investimento, além de ir crescendo organicamente.

A ideia aqui é montar uma base sólida e confiável para sua operação. Também é o momento de fazer alguns ajustes finos de rota, que vão servir de preparação para a próxima etapa.

  • Tempo estimado: 6 a 12 meses
  • Mínimo ideal: Ter um time de 2 a 5 pessoas em marketing e vendas (1 no marketing, ½ pré-vendas, 1 vendas, designer ou freelancer)
  • Conhecer técnicas básicas de Marketing Digital e entender a mecânica
  • Otimizar a produção de conteúdo
  • Qualificar Leads e repassar para vendas
  • Gerar vendas recorrentes

Marcos de sucesso da Fase 2

  1. Otimização na produção de conteúdo: Acompanhar no ranking orgânico do Google a evolução das páginas de conteúdo e realizar de otimizações de SEO On Page, levando em consideração as palavras-chave
  2. Cadência e volume de materiais criados: Ter um calendário mensal de produção de conteúdo, levando em consideração a criação de pelo menos uma Landing Page como isca e no mínimo dois posts no blog por semana
  3. Criação de campanhas e autoresponder: Criar um fluxo de emails a serem enviados via automação ou autoresponder para os Leads da base, segmentados por etapa da jornada de compra, com o objetivo de fazer os Leads descerem no funil de vendas
  4. Qualificação de Leads: Definir um processo que determine os critérios mínimos que os Leads precisam atender, levando em consideração os dados do Lead e os tipos de conteúdo que consumiu para enviar para à equipe de vendas
  5. Definição e análise de metas: Analisar a performance e o resultado de cada conteúdo, bem como os canais de aquisição, com o objetivo otimizar estratégias e melhorar taxas de conversão

3. Automação e escala

Ao trabalhar com a base e repetir os processos consistentemente, é comum crescer a operação naturalmente, até atingir um ponto em que aparecem algumas dores.

O volume de Leads para serem qualificados fica grande e dificilmente pode ser feito por uma pessoa. O ritmo de crescimento orgânico diminui, parecendo chegar a um nível pequeno de saturação. Operacionalizar a comunicação, conteúdos e a gestão dos Leads começa a se tornar difícil.

Se sua empresa quer continuar a crescer a operação e ter mais vendedores e vendas, é o momento de inserir algumas práticas diferentes para conseguir gerar mais volume e qualidade de Leads. Para isso, passamos a trabalhar com a automação de processos e com mais investimentos de recursos para ganhar escala.

  • Tempo estimado: 9 a 18 meses
  • Mínimo ideal: Ter um time de 5 a 15 pessoas em marketing e vendas (2 no marketing, 1 editor/produtor de conteúdo ou terceirizado, pré-venda, designer e pelo menos 3 em vendas)
  • Utilizar técnicas intermediárias de Marketing Digital e vendas
  • Gerar mais volume de Leads recorrentes
  • Mídia paga
  • Ter uma jornada de compra bem desenhada
  • Utilizar fluxos de email automatizados
  • Ter automação de qualificação para vendas (Lead Scoring)

Marcos de sucesso da Fase 3

  1. Integração entre Marketing e Vendas: Revisão de todo o funil de aquisição de clientes, desde a atração até o fechamento de vendas
  2. Jornada de compras automatizada: Desenhar jornada de compra, definindo fluxos de nutrição com base nela
  3. Criação de novos canais de aquisição: Aumentar geração de Leads, reconhecendo a origem de Leads por canal
  4. Roteamento de Leads Qualificados: Configurar o Lead Scoring com o perfil e interesse da persona ideal, segmentar toda a base de Leads e definir automação para repasse dos Leads para a equipe de vendas
  5. Otimizações de SEO: Acompanhar a evolução dos conteúdos no ranking orgânico do Google utilizando o planejador de palavras-chave e fazendo otimização On Page das páginas.
  6. Ser autoridade em seu assunto: Ter um blog com conteúdo que abranja um grande volume de dúvidas e desafios das personas recebendo citações e links externos de outros sites e mídias.
  7. Fidelização de clientes automática: Criar fluxos de automação de email segmentados por perfis de clientes para aumentar a retenção.

Confira os infográficos com todas as fases e os marcos de sucesso da metodologia

Baixar infográficos

4. Otimização

Sua empresa já tem uma operação fluida e de alto volume, com boa penetração de mercado e já está bem difícil continuar ganhando volume. Seu foco agora é um grande ganho na eficiência.

Nesta etapa a preocupação está em usar os dados e a inteligência para conseguir capitalizar melhor toda a estrutura e as ações que já estão sendo realizadas.

É altamente recomendável você criar uma estrutura de experimentos (growth hacking) para fazer melhoria contínua nas mais diversas práticas de Marketing Digital disponíveis, sempre se baseando em número e análises avançadas.

  • Tempo estimado: 12 meses
  • Mínimo ideal: CMO ou diretor de marketing, time de Marketing Digital com 4 ou mais especialistas por temas técnicos, 2 ou mais editores/produtores de conteúdo, time de criativos com 3 ou mais pessoas (designers, video makers ou outros), 1 Sales Ops no time de vendas.
  • Utilizar técnicas avançadas de marketing e vendas
  • Fazer growth hacking
  • Fazer produção de conteúdo segmentada
  • Possuir fluxo de emails para clientes
  • Ter um processo de análise de eficiência de vendas que traz feedback ao marketing para atualizar Lead Scoring e metas
  • Ter crescimento superior ao mercado

Marcos de sucesso da Fase 4

  1. Configuração de Marketing BI: Levantar insights valiosos para o negócio utilizando Marketing BI
  2. Experimentos de growth hacking: Criar um framework de experimentos para otimizar as taxas de conversão do funil
  3. Revisão de boas práticas em cada canal: Buscar e implantar as práticas mais avançadas e atuais em cada canal de geração de Leads
  4. Produção de conteúdo segmentado: Aumentar o alcance e a eficiência dos conteúdos com base na revisão das personas criadas
  5. Workflows de Customer Marketing: Criar workflows de relacionamento específicos para clientes, com objetivo de retenção e entrega de sucesso
  6. Processo de análise de Sales Ops: Criar um processo de análise que traz feedback ao marketing para atualizar Lead Scoring e metas
  7. Automações para oportunidades perdidas: Criar automações para tratar diferentes causas de oportunidades perdidas ao longo do funil

Agora é com você!

Já apresentamos e explicamos a metodologia. Agora está na hora de você colocar a mão na massa.

Tenha em mente que os resultados não virão de um dia para o outro, mas se você cumprir os marcos de sucesso e as fases de forma correta e com dedicação e aplicar melhorias contínuas em seus processos, em breve começará a colher os primeiros resultados de um ganho de longo prazo.

E se você concluir toda essa escalada rumo ao sucesso, poderá se considerar um vencedor no Inbound Marketing!

Para auxiliar você nesta jornada:

Marcadores:

Deixe seu comentário