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Por que sua estratégia de Marketing de Conteúdo precisa de um manual de redação

Desenvolver um manual de redação facilita o trabalho de quem produz conteúdo para sua empresa e ajuda a manter um padrão nos seus materiais lançados; veja como fazer o seu.

A produção de conteúdo é um dos principais pilares da estratégia de Inbound Marketing de uma empresa. Mas como seu negócio pode refletir o seu posicionamento e também os valores em que acredita por meio dos materiais que produz? É aí que entra a importância do manual de redação.

Um recurso muito utilizado por jornais e revistas, o manual de redação é um documento que contém orientações direcionadas a quem produz conteúdo para você – podem ser colaboradores internos, freelancers, guest posts, produtores terceirizados.

Como o conteúdo pode ser feito por várias pessoas, que trabalham em diferentes áreas e têm diferentes formações, a ideia é padronizar a comunicação e manter uma unidade através dos diferentes canais para os quais o material é destinado.

Assim, o manual de redação pode ajudá-lo na tarefa de manter a harmonia do conteúdo, garantindo que o blog e seus outros canais fiquem cada dia mais profissionais.

O que um manual de redação deve conter

Um manual de redação deve conter todas as informações necessárias para que seu conteúdo seja escrito de forma padronizada – desde para quem o material se destina até dicas de estilo, gramática etc. A abrangência do seu manual de redação pode variar de acordo com a necessidade da sua empresa, mas aqui estão alguns itens que vale a pena detalhar:

  • Temas que serão abordados nos materiais;
  • Persona da empresa;
  • Jornada de compra;
  • Gramática;
  • Boas práticas;
  • Títulos e intertítulos;
  • Guideline de imagens.

Voz e tom de voz

Uma maneira de sua empresa se diferenciar é tendo uma personalidade bem definida. Ter uma posição clara é um ponto que ajuda e muito na aproximação de sua empresa com sua persona, possibilitando a criação de conteúdos cada vez mais alinhados e aumentando sua autoridade.

Dentro disso, para refletir essa personalidade, encontramos duas variáveis: a voz e o tom de voz. Qual é a razão de sua empresa existir? A voz da empresa é uma declaração de missão, de personalidade, e pode ser descrita através de um adjetivo. Encontre os adjetivos que melhor descrevem sua empresa e você terá encontrado a sua voz.

Já tom de voz é a aplicação dessa missão definida pela voz. Uma empresa possui uma voz e muitos tons para refiná-la. Lembrando que a voz é o macro de como você se comunica com seu público ou persona; já o tom é individual através das conversas, dos canais e das interações que sua empresa faz.

Concluindo

Desenvolver um manual de redação vai facilitar o trabalho de quem produz conteúdo  para sua empresa e ajudar a manter um padrão nos materiais, enquanto desenvolver sua voz e seus tons de voz vai enriquecer não só a experiência dos seus clientes e Leads, mas também possibilitar que conheçam mais sobre sua empresa e quais valores ela busca passar para seus consumidores.

Lembrando que esse post é apenas uma introdução ao assunto; para se aprofundar no tema, leia nosso Guia prático do manual de redação. Recentemente, também tornamos público o manual de redação aqui da RD, que pode servir de inspiração na hora de produzir uma versão para sua empresa. Veja um exemplo prático de manual e coloque o conhecimento em prática! :)

E sua empresa, já utiliza este recurso? Conte para a gente nos comentários.

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