Blog de Marketing Digital de Resultados

A importância do Marketing de Conteúdo para empreendedores

Conheça melhor os motivos para qualquer empreendedor investir no marketing de conteúdo.

Investir em estratégias de Marketing Digital é essencial para qualquer empreendedor que queira conquistar sua posição de destaque no mercado. E uma das áreas do Marketing Digital que está conquistando cada vez mais destaque é o Marketing de Conteúdo.

Mas quais são os reais benefícios do Marketing de Conteúdo para empreendedores?

O que é Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que busca engajar com o público-alvo de um empreendimento e aumentar a rede de clientes e de potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante, capaz de atrair, envolver e gerar valor para as pessoas, ocasionando uma percepção positiva da seu empreendimento e, com isso, gerar mais vendas.

Por que Marketing de Conteúdo é importante para empreendedores

O Marketing de Conteúdo é uma ferramenta muito útil para os empreendedores construírem a imagem de sua marca e se aproximarem de seus consumidores com um investimento menor.

Conheça melhor os motivos para qualquer empreendedor investir no Marketing de Conteúdo:

1. Permite que o empreendedor seja encontrado por seus clientes

Para ter sucesso em seu negócio os empreendedores precisam ser encontrados por seus clientes sempre que buscarem por ele, principalmente nas redes sociais.

E a produção de conteúdo é muito útil neste sentido, permitindo que a marca seja melhor posicionada nas buscas feitas por seus clientes no Google ou mesmo em outras ferramentas de busca.

Com sua marca no lugar certo quando seus clientes buscarem por você maiores serão as chances de ter sucesso em seu empreendimento.

2. Melhora o relacionamento do empreendedor com seus clientes

O Marketing de Conteúdo é menos intrusivo que as ações de marketing tradicionais, pois, ao invés de interromper o cliente oferecendo seus produtos e serviços, busca preparar o terreno para o momento que os consumidores buscarem por sua marca, seja para solucionar um de seus problemas ou mesmo para efetuar uma compra.

Com isso, o usuário passa mais tempo em contato com sua marca por sua própria vontade, o que aproxima o relacionamento entre os empreendedores e seus clientes, tornando o contato muito mais intenso.

Isso também ajuda a reduzir as chances de que seus concorrentes impactem os clientes, fazendo-os desistir da compra em um momento específico do processo de decisão.

3. Facilita o compartilhamento das mensagens do empreendedor

No marketing tradicional é preciso investir grandes quantias de dinheiro para alcançar o máximo de pessoas, e os empreendedores de uma forma geral dificilmente têm verba suficiente para isso.

Já o Marketing de Conteúdo permite que o conteúdo seja compartilhado livremente pelo público-alvo de sua empresa, justamente por oferecer material capaz de ajudá-los em suas dúvidas.

Este potencial de compartilhamento é otimizado pelas mídias sociais, onde as pessoas compartilham aquilo que acham interessante. Isso permite alcançar um número maior de pessoas sem exigir investimentos altos em publicidade.

4. Reduz os custos necessários para divulgação da empresa

Para o empreendedor ter sua marca em destaque na mídia tradicional é indispensável manter os investimentos necessários para manter suas campanhas promocionais no ar.

Se o empreendedor parar de investir em publicidade sua mensagem é imediatamente retirada do ar.

Isso já não acontece em uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Mesmo reduzindo o ritmo de publicações sua mensagem continuará no ar, aumentando o tempo de vida de suas campanhas e ajudando o seu público continuamente, tornando os investimentos bem menores que nas campanhas tradicionais.

5. Permite acompanhar os resultados de cada ação do empreendedor

Acompanhar os resultados de cada ação promocional realizada no marketing tradicional é difícil, pois exige a realização de pesquisas e coletas de informações para poder dizer com certeza o resultado de cada ação.

No Marketing de Conteúdo a coleta de informações é facilitada, permitindo ter fácil acesso às principais informações sobre todo o conteúdo criado.

É possível identificar facilmente que tipo de conteúdo é mais procurado pelos visitantes, quais páginas geram mais vendas ou mesmo quais geram mais acessos.

Com estas informações toda a estratégia de marketing é otimizada, permitindo ao empreendedor investir no que dá certo e corrigir o que pode ser melhorado.

6. Aumenta a visibilidade da marca

O marketing de conteúdo é uma excelente ferramenta para aumentar a visibilidade de uma marca no mercado digital. Caso o empreendedor não esteja investindo na manutenção da imagem de sua marca, são grandes as chances de seu concorrente estar por lá, roubando os clientes que poderiam ser seus.

Isso é o mesmo que facilitar o trabalho dos seus concorrentes, que certamente aproveitarão para roubar todas as oportunidades de negócio que poderiam ser suas.

7. Ajuda a criar defensores da marca

Fidelizar o público e transformá-los em defensores da marca é o desejo de qualquer empreendedor. Além de comprarem com frequência de sua empresa, clientes fiéis estão sempre disponíveis a recomendar seus produtos e serviços para outras pessoas, diminuindo os custos de aquisição.

Além de aumentar os lucros de sua empresa, isso pode ajudar na construção de uma marca forte e relevante no mercado, capaz de satisfazer plenamente a seus clientes.

Investir em Marketing de Conteúdo pode ajudar o empreendedor a gerar estes defensores para sua marca, justamente por ajudá-lo em seus problemas e orientá-los em direção a conquista de seus objetivos.

8. Ajuda a educar o mercado sobre as melhores práticas

O mercado precisa estar preparado para receber produtos ou serviços inovadores, principalmente em segmentos pouco explorados.

E o Marketing de Conteúdo é uma excelente ferramenta nesta aspecto, pois é capaz de ensinar ao público-alvo de uma empresa sobre os motivos pelos quais aquele produto é importante, além de ensiná-los algumas das melhores práticas que precisam ser aplicadas.

Isso ajuda a diminuir o tempo necessário para o treinamento ou mesmo no tempo usado por seu time de vendas para responder cada uma das dúvidas que podem surgir sobre o produto ou serviço.

9. Ajuda a desenvolver o pós-venda de sua empresa

O momento após as vendas é tão importante para um empreendedor quanto a venda em si e, por isso, precisam ser acompanhadas com cuidado por qualquer empreendedor.

O Marketing de Conteúdo pode ser uma excelente ferramenta nas mãos do empreendedor para ajudar seus clientes neste sentido, pois eles podem tirar dúvidas comuns que podem surgir após a compra ou mesmo ajudar os clientes em caso de problemas, qualquer que seja sua origem.

É uma estratégia interessante para empreendedores de qualquer segmento para se aproximarem de seus clientes, educar o mercado e efetuar mais vendas. Ao produzir conteúdo com regularidade e seguindo as melhores práticas do mercado, o empreendedor estará cada vez mais próximo do sucesso!

Próximos passos

E agora que você já sabe a importância do Marketing de Conteúdo para os empreendedores, aproveite para conhecer os maiores desafios e oportunidades dos jovens empreendedores.

E não se esqueça de compartilhar conosco suas experiências com o Marketing de Conteúdo nos comentários abaixo!

Marcadores:

Deixe seu comentário