Blog de Marketing Digital de Resultados

Marketing Digital para Empreendedores: como essa estratégia pode alavancar seu negócio

O crescimento da internet trouxe para os empreendedores oportunidades interessantes para alavancar negócios de todos os tipos. Mas, para isso, é preciso entender como funciona o Marketing Digital e saber como aplicá-lo à sua empresa.

Hoje em dia, os consumidores têm acesso a uma quantidade enorme de informações na internet, o que tem mudado completamente a forma como eles descobrem, pesquisam, aprendem, avaliam e recomendam produtos e serviços.

Assim, o crescimento da internet e seu impacto em nosso dia a dia trouxeram para os empreendedores oportunidades muito interessantes para alavancar negócios de todos os tipos. Felizmente, essas oportunidades exigem mais “cérebro” e menos “dinheiro” do que os meios tradicionais. Isso certamente dá mais condições para que empreendedores construam empresas de alto impacto.

E, para aproveitar as oportunidades que surgem na internet, é preciso que os empreendedores se utilizem de forma estratégica do Marketing Digital, ou seja, de ações online que têm como objetivo atrair e se relacionar com a sua audiência para conduzi-los ao momento da compra. Neste post, falaremos de forma resumida sobre essas ações e sobre como executá-las. Se você quiser se aprofundar no assunto, leia nosso eBook Marketing Digital para Empreendedores, uma parceria com a Endeavor Brasil.

marketing digital para empreendedores

#1 Como o Marketing Digital pode ajudar você a construir uma empresa de alto impacto

Um dos principais benefícios do Marketing Digital é que, mesmo com baixo investimento, é possível trabalhar com ações muito efetivas, que vão desde trazer mais visitantes para o site até a converter mais desses visitantes em clientes. Por isso, o Marketing Digital é bastante indicado também para empresas de médio e pequeno porte que querem crescer de forma acelerada.

Uma das vantagens é que essas ações permitem que você crie uma posição de autoridade no mercado. Ensinando um pouco sobre a sua área para seus potenciais clientes, você demonstra o quando conhece do assunto e que já possui um histórico na área, que conhece bem os problemas do cliente em potencial e sabe como resolvê-los.

Trabalhar com Marketing Digital é uma forma escalável, sustentável e previsível de relacionar-se com sua audiência, porque seu público potencial na internet é enorme e fica mais fácil e barato atingir novos nichos. Além disso, na internet é possível mensurar o resultado de suas estratégias, sabendo o que está funcionando e o que não está trazendo resultados.

#2 O que é preciso para chegar lá

Acima de tudo, Marketing Digital é conhecimento: você precisa não só entender bem do seu mercado, mas também aprender como disseminar esse conhecimento utilizando ações estratégicas na internet.

Além disso, ter acesso à tecnologia é essencial, pois quanto mais possibilidades tecnológicas você tiver para otimizar suas ações, mais resultados você terá. Por isso, utilizar as melhores ferramentas de Marketing Digital (como o RD Station) é um passo muito importante para conseguir implementar o Marketing Digital no seu negócio.

Outro aspecto que deve ser levado em conta é o tempo investido e as pessoas que executarão as tarefas. Não adianta nada querer adotar estratégias de Marketing Digital se você não tiver alguém que possa dedicar pelo menos parte do seu tempo para fazer isso.

Além disso, é importante ter disciplina. O Marketing Digital exige bastante trabalho e consistência. No entanto, permite que, mesmo com um investimento financeiro pequeno, seja possível construir um canal de vendas escalável, sustentável e previsível.

Por fim, é preciso ter paciência: ações desse tipo não funcionam do dia para a noite. Os resultados demoram um pouco a aparecer, porque você está construindo um público fiel. Contudo, um trabalho de Marketing Digital bem feito tem resultados garantidos.

#3 As 5 funções necessárias para um Marketing Digital efetivo

Uma empresa tem cinco funções fundamentais dentro do Marketing Digital: ela precisa atrair visitantes qualificados, converter potenciais clientes em Leads (oportunidades de negócio), relacionar-se com pessoas em todos os estágios desse funil de vendas, fechar as vendas e, por fim, analisar os dados para otimizar a performance e garantir maior retorno.

tarefas do marketing digital

Vamos explicar brevemente cada uma destas funções:

Atrair: Sem uma boa atração de visitantes para o site, nenhuma outra etapa do funil faz muito sentido. Conseguir tráfego de qualidade é um dos objetivos mais comuns de quem começa a investir em Marketing Digital e também uma das maiores dificuldades. Para colocar em prática essa atração é preciso produzir e otimizar conteúdo e comprar mídia.

Converter: Realizando da forma correta as atividades de atração, o tráfego está resolvido e é necessário seguir para o próximo desafio. O objetivo é fazer com que esses visitantes se tornem Leads, ou seja, pessoas que estão interessadas no seu negócio a ponto de oferecer o contato delas para sua empresa. Uma mecânica efetiva de geração de Leads tem três pilares importantes: oferta (algo de valor a ser dado ao Lead em troca do seu contato), Landing Page (a página onde o Lead preencherá suas informações) e promoção (como você vai atrair e promover essa oferta).

Relacionar: Uma vez que sua empresa já tenha realizado as estratégias de oferta + promoção + Landing Page e, por consequência, já possua uma boa base de Leads, está na hora de gerenciar esses contatos e investir no relacionamento com os clientes em potencial para “esquentá-los” e aproximá-los do momento da compra. Três grandes formas de se manter próximo e ter um bom relacionamento com o potencial cliente são Email Marketing, mídias sociais e nutrição de Leads.

Vender: O time de vendas deve tratar os Leads gerados de forma diferente como trata nas prospecções tradicionais, já que muitas vezes esses Leads ainda não estão prontos para comprar a solução. O ideal é que os vendedores mantenham uma postura consultiva e procurem ajudar o Lead a enquadrar melhor o problema e aos poucos desenhar uma solução, encaixando o produto ou serviço da empresa.

Analisar: A capacidade de mensuração é uma das grandes vantagens do Marketing Digital. Assim, a empresa consegue entender bem o quanto cada investimento tem trazido de resultados. As métricas do funil de vendas – como o número de visitantes, Leads e oportunidades geradas – estão entre as mais importantes para analisar, exatamente porque mostram de forma rápida quanto o investimento no Marketing Digital está oferecendo de retorno para o negócio. Depois desse primeiro nível, o ideal é entrar em cada fonte de tráfego e entender o quanto cada canal tem contribuído na geração de Leads.

#4 E agora, como colocar tudo isso em prática?

Sabemos que, para quem está iniciando suas estratégias em Marketing Digital, são infinitas as possibilidades, e não é uma tarefa fácil saber por onde começar a implementar ações. Por isso, saiba mais sobre essas estratégias no eBook Marketing Digital para Empreendedores. Baixe agora mesmo!

Marcadores:

Deixe seu comentário