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Os benefícios de envolver o marketing na produção de treinamentos corporativos

Envolver a equipe de marketing no desenvolvimento de treinamentos online pode aumentar o engajamento e impulsionar os resultados da área de T&D na sua empresa.

O engajamento do público em cursos EaD é um desafio recorrente de treinamento nas empresas. Seja qual for o público-alvo do treinamento (equipe de vendas, operação, canais de venda ou clientes), são dois os principais objetivos relacionados ao engajamento: o primeiro envolve convencer o público-alvo a abrir espaço na própria agenda para fazer o treinamento; o segundo é manter o aluno motivado para concluir o estudo.

Ao lidar com estes desafios, o capital é um fator limitador. A área de treinamento normalmente é a primeira que sofre cortes em momentos de crise. Como nem todo treinamento poderá receber investimentos altos na sua produção, o planejamento dos investimentos em cursos EaD corporativo deve ser focado nos objetivos estratégicos da sua empresa.

Para se manter alinhada às estratégias da empresa, reduzindo custos e potencializando resultados, é recomendável que a equipe de treinamento busque ajuda dentro da própria organização, envolvendo outras áreas. E é aqui que a equipe de marketing pode fazer a diferença. Trabalhando com comunicação e vendas todos os dias, os profissionais de marketing possuem uma visão sistêmica da empresa, além de conhecer seus produtos e linguagem.

A seguir, vamos explicar a importância de envolver a equipe de marketing no desenvolvimento de treinamentos online, aumentando engajamento e impulsionando os resultados da área de T&D na sua empresa.

Benefício #1: Presença do profissional multidisciplinar

O profissional de marketing é capaz de ajudar em diversas atividades de treinamento, pois apresenta competências e habilidades diferenciadas. Destacamos 4 habilidades:

1. Experiência com divulgação

O dia a dia do profissional de marketing é vender ideias. Ele precisa trabalhar constantemente para fazer com que clientes saibam dos produtos e serviços da empresa e queiram conhecê-los. Esta habilidade pode ajudar muito no primeiro desafio de engajamento: trazer o aluno para dentro do curso EaD.

A equipe de marketing poderá se envolver tanto em campanhas de Email Marketing como na criação de imagens promocionais, vídeos, entre muitas outras estratégias para aumentar o envolvimento dos alunos nos treinamentos.

2. Visão sistêmica

Assim como a área de treinamento, o marketing trabalha com recursos limitados, e precisa ter muita criatividade para atingir as metas. Assim, estes profissionais ativamente pensam em quem é o público-alvo de suas ações e priorizam o uso de recursos com foco nos objetivos estratégicos.

Além disso, a equipe de marketing tem uma visão bem clara dos produtos e serviços da empresa e pode ajudar em conteúdo e abordagem de cursos de produtos para a equipe de vendas.

3. Conhecimento da marca e linguagem da empresa (branding)

Assim como qualquer outro produto da sua empresa, os treinamentos online devem manter o padrão de comunicação coerente com o restante da organização. São dois fatores: aplicação visual, por meio da identidade visual da empresa nos treinamentos online, e como linguagem, utilizando termos e formatação verbal adequada à maneira com que a empresa se comunica.

Estes dois fatores são cruciais para manter uma unidade na comunicação em toda organização, principalmente em treinamentos de canais de vendas, onde não há formas de controlar o discurso e abordagem. Assim, você diminui os riscos de quem foi treinado cometer incoerência de linguagem.

4. Criatividade e comunicação com millenials

Aqui temos dois benefícios indiretos do envolvimento da equipe de marketing.

  • Criatividade: A criatividade do time pode ajudar você a pensar em recursos interativos, uso de mídia, modelos de produção diferentes dos padrões de mercado.
  • Comunicação com millenials: O segundo benefício é a facilidade que a área de marketing costuma ter para se comunicar com a chamada geração Y. O envolvimento desta área na elaboração de treinamentos online para millenials pode ser um diferencial na sugestão de novas abordagens de engajamento específicas para este público.

Com os quatro itens acima, você será capaz de determinar as atividades do projeto. Agora, será necessário definir qual o envolvimento da equipe de marketing na produção do seu treinamento EaD. Estes profissionais podem trabalhar diretamente no dia a dia da produção ou apenas como consultores, dando os direcionamentos e ideias necessárias.

Para organizar essa interação, monte um cronograma para respeitar o tempo de dedicação e alinhe quais serão as atividades em que precisará de ajuda.

Benefício #2: Adequação ao novo ambiente

Em época de mudança constante do mercado, utilizar treinamentos EaD e rastrear o comportamento dos alunos online é crucial para se manter atualizado.

Nessa tarefa, a ajuda da equipe de marketing pode ter um papel essencial. Porém, é importante que estes profissionais sejam capacitados e entendam os princípios básico da EaD. Assim, terão em mente as limitações e direcionamentos específicos do ambiente de treinamento, principalmente em relação à educação de adultos (andragogia).

Existe uma diferença grande no formato de comunicação de vendas para educação, e essa adequação deve ocorrer antes do início da produção dos cursos. Faça brainstorms, monte quadros, alinhe conhecimentos e busque novas soluções para os mesmos problemas.

Como a elaboração de cursos EaD é um processo intangível, com muitas possibilidades de sucesso, ajuda bastante ter uma visão nova e externa à área de T&D. Dessa forma, é possível inovar e impulsionar o engajamento em seus treinamentos.

Aproveite essas dicas e deixe seus comentários abaixo.

Esse post foi escrito por João Romão, CEO da Mobiliza e Applique.

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