Blog de Marketing Digital de Resultados

As 28 melhores faculdades de publicidade e marketing do Brasil

Conheça os melhores cursos de publicidade e marketing segundo o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes)

Você conhece alguma empresa inspiradora? Algum case de sucesso que você acha excepcional?

Pode apostar que dentro dessa empresa existe um profissional de marketing, já que ele é essencial para o desenvolvimento de um empreendimento que deseja aumentar o seu público. Afinal, o marketing é responsável por administrar, detectar as oportunidades para atrair um maior público e fidelizar os seus clientes.

Por isso, é preciso muito conhecimento para exercer essa função. E, para adquiri-lo, nada melhor do que investir em uma faculdade de marketing ou publicidade.

Entretanto, cursar uma graduação demanda tempo, dinheiro e energia e é importante fazer a melhor escolha para não se arrepender no futuro.

Uma das dicas do Quero Bolsa para acertar na sua escolha é checar a nota do curso na faculdade escolhida no Conceito Enade, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

O que é o Enade?

O Enade é um indicador da qualidade do Ensino Superior a partir da performance dos alunos do curso oferecido pela instituição. Com ele, é possível analisar se a faculdade segue o conteúdo programático, ou seja, a grade curricular, conforme a diretriz do curso de graduação.

Apesar de ser uma prova anual, os cursos são avaliados a cada três anos. Por exemplo, o curso de marketing foi avaliado em 2012 a partir das provas de alunos do primeiro e do último ano da graduação. Após três anos, o curso foi avaliado novamente pelos alunos do último ano (que em 2012 estavam no primeiro) e pela turma de ingressos.

Dessa forma, é possível mensurar se os alunos do curso de marketing daquela faculdade progrediram, ou não, em seus estudos.

Como é feita a avaliação?

Com duração de quatro horas, o Enade possui 40 perguntas que são elaboradas por professores da área. Essas perguntas são sobre a sua formação geral e específica, sendo cada uma delas responsáveis por, respectivamente, 25% e 75% da nota prova.

Após a correção de todas as provas, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) calcula a média das notas e descobre qual é o Conceito Enade dos cursos avaliados em cada faculdade. Esse conceito varia de 0 a 5, lembrando de que, quão mais perto da nota 5, melhor foi o desempenho dos alunos.

Ranking das melhores faculdades de Marketing e Publicidade no Brasil, segundo o Enade

Agora que você sabe o quão importante é o Conceito Enade na hora de escolher a sua faculdade, confira uma lista das 28 faculdades de marketing e publicidade que conquistaram a nota máxima no Enade 2015:

Tecnologia em Marketing

  • Centro Universitário Anhanguera de Niterói (UNIAN) – Niterói (RJ)
  • Centro Universitário FACEX (UNIFACEX) – Natal (RN)
  • Centro Universitário UNA (UNA) – Belo Horizonte (MG)
  • Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) – Rio de Janeiro (RJ)
  • Faculdade de Ciências Gerencias de Manhuaçu (FACIG) – Manhuaçu (MG)
  • Faculdade Gama e Souza (FGS) – Rio de Janeiro (RJ)
  • Faculdades Integradas Espíritos Santenses (FAESA I) – Vitória (ES)
  • Faculdades Integradas Promove de Brasília (ICESP) – Brasília (DF)
  • Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) – Balneário Camboriú (SC)
  • Universidade Paulista (UNIP) – São Paulo (SP)
  • Universidade Paulista (UNIP) – Manaus (AM)
  • Universidade Positivo (UP) – Curitiba (PR)
  • Universidade Salvador (UNIFACS) – Salvador (BA)

Publicidade e Propaganda

  • Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) – Dourados (MS)
  • Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) – São Paulo (SP)
  • Instituto INFNET Rio de Janeiro (INFNET) – Rio de Janeiro (RJ)
  • Universidade de Brasília (UNB) – Brasília (DF)
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA) – Nova Friburgo (RJ)
  • Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) – Guarapuava (PR)
  • Universidade Federal de Goiás (UFG) – Goiânia (GO)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte (MG)
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Recife (PE)
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Santa Maria (RS)
  • Universidade Federal do Ceará (UFC) – Fortaleza (CE)
  • Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém (PA)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba (PR)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre (RS)
  • Universidade Paulista (UNIP) – São Paulo (SP)

*Dados consultados em 28/04/2017

Quer um exemplo? Muitas vezes, dentro da grade curricular de um curso de jornalismo, relações públicas ou até mesmo de design haverá uma matéria que engloba os conceitos do marketing.Apesar de termos indicado os cursos de marketing e publicidade, não são apenas eles que qualificam um profissional da área. É possível estudar marketing dentro de outras formações da área da comunicação.

Além disso, caso você tenha feito um curso muito diferente daqueles de comunicação, não há problema! Você pode fazer cursos profissionalizantes, seja presencial ou a distância, e aprender como fazer melhorar o seu trabalho aplicando as habilidades desenvolvidas por um profissional de marketing.

Leia também: 14 cursos de Marketing Digital que você precisa conhecer

Cursos com nota máxima do Enade e desconto de até 75% na mensalidade

Com o Quero Bolsa você consegue bolsas de estudo de até 75% em diversos cursos que receberam nota máxima no Enade. Sem processo seletivo e sem precisar comprovar renda. São mais de 100 mil cursos disponíveis. Confira as bolsas disponíveis aqui.

Esse post foi escrito por Isabela Giordan, do Quero Bolsa.

Marcadores:

Deixe seu comentário