Blog de Marketing Digital de Resultados

11 Mitos sobre Marketing de Conteúdo que você precisa deixar para trás

Você sabe tudo sobre Marketing de Conteúdo? Desvendamos 11 mitos bastante populares sobre o tema. Confira!

O Marketing de Conteúdo é uma vertente primordial dentro de uma estratégia de Marketing Digital com foco em resultados. É centrando no conteúdo que a Resultados Digitais prepara as principais ações de marketing da empresa. E esse mesmo modelo que aplicamos internamente é o responsável pelo sucesso de centenas de clientes.

Falando assim, parece fácil imaginar a produção de conteúdo como uma prática de marketing infalível para as empresas, certo? Bem, em partes.

Acontece que, justamente pelo fato de o Marketing de Conteúdo ser um tema bastante discutido, não só boas práticas sobre o assunto são compartilhadas na internet.

Nesse post, vamos fazer esse exercício inverso e explorar alguns mitos sobre Marketing de Conteúdo que você precisa conhecer justamente para, seja por ingenuidade, desconhecimento ou descuido, não aplicar em seu negócio.

Se você quiser conhecer mitos sobre outros assuntos, baixe agora o eBook “Os Mitos do Marketing Digital”, onde desvendamos 63 mitos que encontramos com frequência em diversas fontes.

Mito #1: Marketing de Conteúdo é sobre a minha empresa

O primeiro mito é, possivelmente, o erro mais primário que as empresas que estão começando a aplicar a metodologia cometem.

Marketing de Conteúdo não é sobre a sua empresa, mas sobre sua persona.

Diferentemente de uma assessoria de imprensa, que, aí sim, é sobre sua empresa, Marketing de Conteúdo é sobre os problemas/dúvidas/curiosidades que sua persona enfrenta e as informações e o conhecimento que você possui para resolvê-los.

As boas práticas de Marketing de Conteúdo preveem que a metodologia funciona para educar e fidelizar seu público-alvo sobre o assunto de seu nicho de mercado. O intuito disso é fazer com que esse conteúdo gere credibilidade e influencie na decisão de compra.

Em outras palavras, é para pessoas que poderão futuramente fazer parte de sua cartela de clientes. É fazer as pessoas conhecerem sua empresa antes de oferecer o produto/serviço.

Mito #2: Marketing de Conteúdo só existe na internet

Apesar de ser uma prática relacionada ao Inbound Marketing, que, aí sim, só é possível por meio da internet, a origem do Marketing de Conteúdo data de antes do desenvolvimento da rede mundial de computadores.

O primeiro registro comprovado de Marketing de Conteúdo vem do século 19. É a revista The Furrow, da John Deere, que em 1895 iniciou sua publicação dando dicas sobre agricultura. A revista ainda está em circulação nos dias atuais e é um exemplo de que Marketing de Conteúdo pode ser feito offline.

Qualquer informação produzida por uma marca, mas que tenha como prioridade passar informação relevante ao invés de fazer publicidade, pode ser considerada Marketing de Conteúdo.

mitos do marketing digital CTA post

Mito #3: Fazer marketing de conteúdo é criar um blog

Um blog é um canal importantíssimo em uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Aqui na Resultados Digitais, consideramos o blog como peça fundamental. Inclusive, já lançamos o eBook “Blog Para Negócios” – disponível para download gratuito aqui – com dicas de como criar e administrar o blog de sua empresa.

No entanto, o Marketing de Conteúdo vai além de criar um blog. É possível produzir conteúdo para vários outros canais. E de várias outras maneiras além de posts.

Trazendo um exemplo de casa, aqui na Resultados Digitais também produzimos materiais ricos como eBooks, webinars, templates, hangouts e outras formas de conteúdo que estão disponíveis na nossa página de materiais educativos.

Além do mais, existem milhares de blogs na internet que não se enquadram como Marketing de Conteúdo, como blogs pessoais ou de notícias.

Mito #4: Preciso publicar todos os dias no blog, pois quanto mais conteúdo, mais resultados!

A publicação diária não é o principal fator que vai determinar o sucesso de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, mas sim a publicação periódica.

O Marketing de Conteúdo vai além da simples produção de conteúdo, não é “quanto mais você produz, mais resultados você tem”. Manter uma periodicidade definida é muito mais importante, como falamos no post “Com qual frequência devo publicar no blog?”.

Há sim uma relação que diz que, quanto mais posts você tem no blog, maiores são suas chances de ser encontrado nos mecanismos de busca. Ou, ainda, quanto maior for sua biblioteca de eBooks ou vídeos, maiores serão as chances de você ser lido/assistido. Mas isso só acontece se o seu conteúdo for de alta relevância e qualidade.

É pior ter um monte de conteúdo de qualidade duvidosa do que ter uma porção de material mais selecionado, mas de altíssima qualidade. O Marketing de Conteúdo não é sobre publicar o maior número de notícias no menor tempo possível. Ao contrário do jornalismo, não é uma competição em que o imediatismo pode fazer a diferença.

Quantidade é bom, mas a qualidade é o principal fator que vai determinar o sucesso de sua estratégia de conteúdo.

Mito #5: Copiar conteúdo de terceiros é uma forma de escalar a produção de conteúdo

Definitivamente essa não é uma verdade. Além de ser antiético, podendo ser caracterizado até mesmo como plágio, copiar conteúdo de terceiros é nocivo para seu site, pois o Google considera isso como uma má prática e não valoriza resultados copiados nos resultados de pesquisa.

Escalar a produção de conteúdo é encontrar hacks que facilitem a produção como um todo. Em outras palavras, produzir mais conteúdo autoral em menos tempo. Uma das dicas está no post “Como planejar e criar eBooks a partir de posts do blog”.

Mito #6: Preciso de um assessor de imprensa para fazer Marketing de Conteúdo

Essa é outra inverdade bastante comum e que acaba causando confusão em muitos iniciantes no Marketing Digital.

Não cabe à função de uma assessoria produzir conteúdo para sua empresa. A assessoria é uma área que possui funções como a criação de releases e o relacionamento com a mídia. Um trabalho bem diferente de um produtor de conteúdo.

É claro que isso não impede que um assessor de imprensa produza conteúdo, apenas os métodos são diferentes. Como dito no mito 1, Marketing de Conteúdo é sobre seus clientes e não sobre sua empresa. O trabalho de assessoria de imprensa é bastante importante, mas é outro trabalho.

Mito #7: Marketing de Conteúdo é sobre gerar tráfego

A geração de tráfego faz parte de uma estratégia de Marketing de Conteúdo e é uma métrica que deve ser analisada mensalmente, mas como acompanhamento e não como métrica final.

No fim das contas, os principais objetivo do Marketing de Conteúdo são: educar a audiência, ser referência e influenciar na decisão de compra.

Ou seja, assim como qualquer outra campanha de marketing, a principal métrica que vai comprovar a eficácia da estratégia de Marketing de Conteúdo é a de número de vendas.

Mito #8: Falar sobre o que eu sei vai matar meu negócio e abastecer meus concorrentes

Esse mito é um medo comum para a maioria das pessoas que fazem Marketing de Conteúdo. Em uma primeira visão, realmente parece que revelar os segredos e o conhecimento de graça irá matar seu negócio, pois as pessoas irão fazer tudo sozinhas e não precisarão de sua ajuda.

Mas, observando por uma ótica um pouco mais profunda, o que acontece na verdade é que, quando você revela seus segredos e entrega todo seu conhecimento de forma gratuita, você acaba criando identificação e respeito com sua persona e tornando-se referência no assunto. Isso é um fator importantíssimo e que influencia fortemente na decisão de compra do cliente.

Para reforçar esse mito desvendado, recomendamos a leitura do post “Por que produzir conteúdo de qualidade e revelar seus segredos não vai matar seu negócio”.

Mito #9: Você deve republicar o mesmo conteúdo em diferentes canais

Em um primeiro momento parece que, quanto mais você replicar o seu conteúdo em diferentes canais melhor será o resultado. Ou seja, publicar o mesmo conteúdo no blog da empresa, no blog pessoal, no LinkedIn, no Medium, como Guest Post em um blog parceiro  etc.

Acontece que isso não é verdade. Como dito no mito 6, o Google valoriza conteúdo único e autoral. Isso não significa que você deva apenas escolher um canal e deixar os outros de lado. O mais inteligente é traçar diferentes estratégias para cada tipo de postagem.

Mas, então, por que publicar conteúdo único em outros canais? Há vários motivos: criar um relacionamento com outra audiência, fortalecer a parceria com outros blogs, aprimorar a estratégia de SEO off page com link building em outros sites, dentre outros.

Mito #10: Marketing de Conteúdo é Inbound Marketing

Apesar de serem duas metodologias que se complementam, não significa que sejam sinônimos. Marketing de Conteúdo está dentro de um conceito de Inbound Marketing, que por sua vez precisa do conteúdo para gerar valor em, no mínimo, uma das etapas do Inbound.

Conteúdo pode ser tanto para atração (para chamar a persona para seu site) como para retenção (para manter o cliente fidelizado por meio de conteúdo gratuito e de qualidade).

No post “Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo: qual a diferença?” falamos com muito mais detalhes sobre as metodologias e como elas se cruzam.

Mito #11: Marketing de Conteúdo é só uma estratégia de SEO

Marketing de Conteúdo de fato não deixa de ser uma estratégia de SEO, mas isso é apenas uma meia verdade, pois não é a razão de sua existência.

Um conteúdo focado em uma palavra-chave é o primeiro passo para rankear bem esse termo de busca no Google e começar a receber visitas que poderão futuramente ser convertidas em Leads. Porém, Marketing de Conteúdo vai além de uma estratégia de SEO, como falamos no post “Marketing de Conteúdo para treinar, reter e fidelizar seu cliente”.

Além do mais, com o passar do tempo você acabará tendo uma audiência fiel, que são as pessoas que seguem o perfil de sua empresa nas redes sociais, assinam suas newsletters ou adicionam o seu site nos favoritos. Por isso, é importante que o conteúdo esteja, sim, otimizado para SEO, mas que seja escrito pensando, em primeiro lugar, no usuário.

Conclusão

Apesar de muitos mitos, o Marketing de Conteúdo é uma maneira bastante eficiente de sua empresa ganhar autoridade no mercado, posicionar sua marca na web e influenciar na decisão de compra

Há mitos, mas há também boas práticas recomendadas por especialistas. Nesse caso, recomendamos fortemente a leitura do eBook “Marketing de Conteúdo para Resultados”, disponível para download gratuito.

Se você já entende do assunto e quer testar seus conhecimentos, faça também o “Quiz do Marketing de Conteúdo”. Boa sorte!

Marcadores:

Deixe seu comentário