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Como montar a equipe de marketing da sua empresa

Veja o que é preciso para montar uma equipe de marketing realmente capacitada, e, mais importante, como fazer para continuar qualificando o time que você levou tempo para montar.

O sucesso de uma equipe de marketing começa já na sua formação, com a escolha de profissionais competentes para ocupar posições estratégicas que terão impacto direto nos resultados conquistados.

Isso com certeza envolve muito trabalho e representa um desafio e tanto, mas também é o que diferencia equipes de alto nível daquelas que não saem da média.

O que é preciso para montar uma equipe de marketing realmente capacitada? E mais importante, como fazer para continuar qualificando o time que você levou tempo para montar?

Veja tudo que você precisa saber para acertar nas escolhas e contar com os melhores profissionais do seu lado!

O que levar em conta antes de montar a equipe

Antes de começar a procurar por candidatos ou pensar nas descrições de vagas, é bom levar em conta alguns fatores importantes que ajudarão a definir a montagem da equipe.

Fazer essa consideração vai ajudar você a não apressar as coisas e evitar o erro de contratar gente demais antes da hora, o que poderia complicar o trabalho sem necessidade.

Veja 3 aspectos básicos aos quais você precisa dar atenção:

Tamanho da empresa

O tamanho da sua empresa é um fator determinante tanto para dimensionar a equipe quanto para definir o perfil dos candidatos que devem ser contratados.

Enquanto pequenos negócios precisarão de poucos profissionais com um perfil mais generalista, os famosos “coringas”, grandes empresas devem buscar equipes completas, com especialistas em suas respectivas áreas.

Desafios a vencer

Quais são os desafios de marketing e vendas que a sua empresa tem pela frente? Que dizer dos objetivos e metas traçados para o negócio no futuro?

Pensar nisso vai ajudar você a entender bem que tipo de pessoas precisará ter no seu time para alcançar o que foi estabelecido como alvo.

Aliás, vai saber também como mesclar diferentes personalidades e estilos de trabalho em busca da diversidade certa para montar um time diferenciado.

Quando vale a pena terceirizar?

Nem sempre a melhor saída é contratar profissionais que trabalharão integralmente na empresa. Às vezes vale mais a pena terceirizar parte dos serviços de marketing.

Fazer essa avaliação é muito útil para ajudar a equilibrar o que será cuidado internamente e o que pode ser colocado nas mãos de parceiros igualmente qualificados.

Neste caso, em vez de procurar um funcionário, terá de procurar um bom parceiro.

Como contratar os membros do time

Contratar os membros do seu time será uma tarefa desafiadora, mas também revelará uma experiência muito positiva, à medida que as peças vão se encaixando até a formação estar completa.

Dê atenção a 5 passos a seguir para encontrar os candidatos ideais a cada vaga:

Identifique os principais desafios por setor

Já falamos sobre identificar os desafios do negócio como um todo, mas agora é a hora de pensar nas dificuldades específicas de cada posição.

Esse é o primeiro passo para definir com precisão qual é o tipo de pessoa ideal para a vaga e procurar por ela a fim de resolver os problemas que surgirão no dia a dia.

Forme um perfil ideal dos candidatos

Com base no que ficou definido ao pensar nos desafios de cada papel, você deve montar um perfil ideal dos candidatos que vai recrutar.

Ainda não é a hora de sair ativamente procurando por eles, mas isso já vai dar a você uma boa noção de como será a equipe final, com todos em suas respectivas áreas.

Conheça as posições que precisa preencher

Esta etapa é como se fosse o encaixe de um quebra-cabeças, mas vai muito além de associar as funções que precisa no seu time com os nomes das posições comuns no mercado.

A ideia é que você conheça muito bem cada vaga para a qual vai contratar e saiba selecionar os melhores para fazer parte da empresa.

Monte um processo de seleção adiantado

Em vez de começar o processo seletivo de qualquer jeito, sem direção definida, é muito melhor elaborar um processo de forma adiantada.

Assim, evitará emergências e dores de cabeça desnecessárias e passará uma imagem séria da empresa.

Isso vai também facilitar que apenas as pessoas mais qualificadas se candidatem à vaga e que o seu processo de avaliação seja mais eficiente, aumentando suas chances de acertar nas contratações.

Automatize parte do recrutamento

É claro que você não quer se isentar da responsabilidade de escolher os membros da sua equipe de marketing e muito menos ver alguém incapacitado atuando em uma função importante.

Mas isso não quer dizer que precise passar por todo o processo de forma manual. Para atrair os candidatos, há muitos sites de recrutamento úteis que podem ajudar.

Dependendo da vaga, também há ferramentas de teste que podem ser usadas para facilitar o seu trabalho de avaliação.

Como qualificar a sua equipe

Depois de fazer a contratação, o seu trabalho está terminado, não é mesmo? Nada disso! Quem trabalha com marketing sabe da importância de se qualificar.

Não é novidade que isso seja um requisito, mas como garantir que todos permaneçam atualizados com os padrões do mercado?

Depois de tomar as 4 ações abaixo, você conseguirá fazer isso.

Dê e receba feedback constantemente

O feedback é um ponto fundamental dentro de qualquer equipe, e tem de partir do líder. Por isso, não hesite em dar e receber esse retorno de cada pessoa no seu time.

Essa troca constante de informações só vai contribuir para o crescimento pessoal e profissional de todos e criará um ambiente mais forte para atingir os alvos propostos.

Promova a colaboração na empresa

Enquanto alguns líderes promovem um espírito de competição interna, acreditando que isso vai despertar a sede por resultados, a melhor saída é a colaboração.

Por meio dela, uns aprendem com os outros e adquirem habilidades que sozinhos não seriam capazes de conseguir.

Em outras palavras, um ambiente colaborativo fomenta a qualificação no dia a dia, apenas pela troca de ideias e experiências.

Invista em treinamento

Investir em treinamentos, certificações e eventos que se relacionem com os conceitos que a sua equipe precisa entender é sem dúvida uma das melhores formas de qualificar o seu time.

A oportunidade de aprender com referências da indústria a respeito de temas relevantes para o cotidiano da equipe vai fazer toda a diferença para manter o time no mais alto nível técnico.

Um excelente canal para certificar os seus colaboradores é a Universidade Rock Content, que conta com cursos de áreas fundamentais do Marketing Digital.

Incentive a produção de conteúdo

Produzir conteúdo é outra forma incrível de aumentar a qualificação da equipe. Pense no que é preciso para produzir um post de blog, por exemplo.

Pesquisar referências sobre um assunto, organizar as ideias e comunicá-las de forma simples e objetiva, de modo que criem valor para os leitores, não é para qualquer um, não é mesmo?

Uma equipe que produz conteúdo de forma regular se torna mais completa para atacar os problemas de marketing da empresa com sucesso.

Os principais papéis para uma equipe de marketing

Quais são, afinal de contas, os principais papéis que uma equipe de marketing precisa para se sair bem e conseguir lucros para o negócio?

Como já vimos, dependendo do tamanho da empresa, o time de marketing pode ter poucos profissionais ou dezenas deles.

Por isso, analisamos abaixo apenas algumas das vagas que você talvez queira preencher na sua empresa:

Analista de SEO

O papel de um analista de SEO é acompanhar o progresso das estratégias de otimização da empresa e procurar por oportunidades de melhorias, o que envolve se manter atento às últimas novidades sobre o assunto.

Também deve garantir que o que ficou definido nesse sentido seja realmente colocado em prática. Para isso, precisa entender de métricas de SEO, colaborar com os times de conteúdo e desenvolvimento.

Analista de redes sociais

O analista de redes sociais, por sua vez, tem a missão de entender como anda a imagem da empresa nessas redes, bem como o engajamento dos seguidores e fãs com o conteúdo produzido.

Naturalmente, ele também deve liderar as melhorias realizadas nesse sentido, principalmente visando aumentar as conversões por meio desses canais.

Gerente de marketing de conteúdo

Ao gerente de marketing de conteúdo cabe a responsabilidade de coordenar uma equipe de profissionais responsáveis por toda a produção de conteúdo e manutenção do blog: escritores, designers e outros.

Deve estar sempre atento aos objetivos da empresa  —  como gerar Leads e aumentar as vendas  — , e criar estratégias e processos que levem ao cumprimento destes.

Analista de desenvolvimento web

O analista de desenvolvimento web precisa manter o site e blog corporativo da empresa funcionando de forma impecável, bem como fazer manutenções e atualizações conforme houver necessidade.

Deve entender princípios avançados de design e desenvolvimento, além de colaborar com os times de conteúdo, redes sociais e outros a fim de criar boas experiências para o usuário.

Gerente/analista de otimização e conversões

Esse é o profissional responsável por gerenciar todos os testes de marketing e usá-los para aprimorar a taxa de conversões através do funil de vendas.

Landing Pages, formulários, botões de Call-to-Action e testes A/B são alguns dos conceitos que ele precisa entender muito bem para aumentar a geração de leads e conversões destes em clientes.

Realmente, o processo de encontrar e recrutar profissionais talentosos para integrar a sua equipe de marketing requer muita proatividade e uma análise criteriosa dos candidatos. Mas, seguindo essas dicas você terá o que é preciso para fazer um ótimo trabalho e colher os frutos disso.

Se você está interessado em montar uma equipe completa e encontrar os melhores profissionais do mercado, conheça o Rock Jobs: plataforma completa para encontrar profissionais de marketing e vendas e vagas em empresas.

 

Esse post foi produzido pela equipe de marketing da Rock Content.

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