Blog de Marketing Digital de Resultados

6 motivos para uma empresa investir em Marketing de Conteúdo

Confira 6 motivos que justificam por que a produção de conteúdo é uma parte indispensável de qualquer estratégia de Inbound Marketing de sucesso!

O marketing mudou ao longo dos anos. As ações intrusivas e impessoais das marcas já não fazem efeito e a forma de conversar com o público já é outra.

O marketing de conteúdo é uma das ferramentas do marketing que ajuda diversas empresas a gerar Leads e criar conteúdo relevante para as suas personas.

Na Rock Content vemos conteúdo como uma parte indispensável de estratégias de Inbound Marketing de sucesso e também de Marketing Digital.

Por isso, separamos 6 motivos para uma empresa investir em marketing de conteúdo!

Vamos conhecer quais são? Acompanhe!

1. Conteúdo e informação são a base do mundo moderno

É muito raro compradores chegarem até as empresas sem conhecer seus produtos ou sem ter a mínima noção de como elas podem ajudá-los a resolver problemas.

Usuários utilizam as ferramentas digitais para tirar dúvidas e encontrar soluções. Assim, eles consomem muito conteúdo online e aprendem mais sobre negócios que podem ser úteis para eles.

Mas o que isso tem a ver com marketing de conteúdo?

O meio para você criar conteúdo relevante para o público e atingi-lo através das buscas do Google é o content marketing. Toda a ideia consiste em criar conteúdo perene e relevante para as suas personas. A partir disso, mais pessoas conhecem o seu negócio, interagem com o seu conteúdo e podem se tornar novos clientes em um futuro próximo.

2. Conteúdo é indispensável para o Inbound Marketing

O Inbound Marketing é a melhor ferramenta para gerar Leads que existe. A ideia de empoderar o leitor e criar canais de comunicação que facilitem o relacionamento entre marca e clientes é indispensável para o sucesso.

Novamente, o conteúdo entra como uma tática muito relevante dentro do Inbound Marketing. Grande parte da automação dentro do Inbound consiste em enviar o conteúdo certo, na hora certa e para a pessoa certa.

Logo, o marketing de conteúdo produz e disponibiliza todo o material relevante que será usado no Inbound Marketing para as personas, tanto nos fluxos de nutrição, anúncios e demais canais como na aquisição orgânica de tráfego para os canais da empresa.

3. Conteúdo se integra a diversas estratégias

Conteúdo não se limita a blogs. Apesar de eles serem o principal canal para disseminar ideias e informações, você pode utilizar esse material em outros meios da sua estratégia de Marketing Digital.

O Inbound Marketing é um dos principais beneficiados dessas possibilidades. Mas, se você não tem uma estratégia de Inbound configurada na sua empresa, sem problemas, você pode fazer pequenas ações para gerar Leads ou fidelizar clientes e inserir o marketing de conteúdo.

Email Marketing é um grande aliado das empresas. Muitas enviam campanhas para suas listas e clientes e podem aliar conteúdo relevante em suas mensagens. Se você tem um material muito relevante para um tipo de lista ou para reforçar uma oferta, pode disponibilizá-lo em uma campanha criada especialmente para esse conteúdo.

O material que você cria no blog também pode ser replicado em redes sociais. É muito comum – e parte do sucesso – o compartilhamento no Facebook e Twitter, mas é possível dar um passo além e criar posts no LinkedIn com o conteúdo do seu blog, direcionando os leitores para lá ao final do texto.

É mais uma opção de como utilizar o marketing de conteúdo junto com outras estratégias adotadas pela sua empresa.

4. Marketing de conteúdo custa muito menos do que você imagina

Custos sempre entram em jogo quando falamos de investimentos. Dentre as diversas ações que as empresas já adotam, por que inserir o marketing de conteúdo, de um ponto de vista financeiro?

Para começar, é preciso falar que começar a fazer content marketing é relativamente barato. Você precisa de um domínio, um blog e conteúdo!

Você pode começar a criar esses materiais internamente, contando com a ajuda dos seus colaboradores e criando um planejamento básico de conteúdo.

Basicamente, isso é o que você precisa para iniciar uma estratégia e começar a fazer marketing de conteúdo na sua empresa. Porém, para dar o próximo passo e levar a sua estratégia para o próximo nível, contar com um parceiro especializado é uma excelente ideia.

5. Você mostra para o mundo que é especialista no seu mercado

Em meio a tantas opções, as pessoas escolhem empresas que são diferentes. Não necessariamente em sua comunicação ou na cor do seu logo, mas no seu conhecimento sobre a sua área de atuação.

Ao escolher um médico você prefere um especialista ou um clínico geral?

No mercado funciona da mesma forma. Os Leads querem comprar da empresa que sabe o que está fazendo, que se destaca pelo conhecimento que tem do segmento, do produto e de suas soluções.

Marketing de conteúdo é excelente para posicionar o seu negócio como referência.

A criação de conteúdo relevante mostra que toda a empresa domina os conhecimentos necessários para criar produtos e serviços de qualidade, e também sobre aspectos que não estão diretamente relacionados ao negócio, mas que podem ser relevantes para um entendimento completo do mercado.

6. É uma oportunidade de educar o mercado sobre o seu produto ou serviço

Em alguns segmentos, principalmente tecnologia, a aplicação do que o seu negócio oferece pode ser muito específica e não tão simples de ser entendida. Através do conteúdo, você pode educar o mercado e mostrar como as suas soluções são as mais adequadas para as necessidades das personas.

Através do marketing de conteúdo é possível mostrar para o público as melhores aplicações das suas ferramentas e ainda moldar a audiência para que ela conheça melhor o seu mercado.

Investir na criação de conteúdo relevante é uma tendência de todos mercados e de todos os segmentos.

Todas as empresas podem se beneficiar do marketing de conteúdo! Na verdade, são os mercados mais segmentados que se beneficiam ainda mais do que a criação de material evergreen pode oferecer.

E você, já investe em marketing de conteúdo? O que você acha dessa estratégia? Compartilhe com a gente!

Esse texto foi escrito por Renato Mesquita, da Rock Content.

Marcadores:

Deixe seu comentário