Blog de Marketing Digital de Resultados

5 motivos para sua instituição de ensino investir em Marketing Digital

Sua instituição de ensino pode crescer muito ao trabalhar com Marketing Digital. Confira as principais vantagens que esse investimento pode trazer!

O Marketing Digital já tem presença marcante em sua instituição de ensino? Caso isso ainda não seja uma realidade, saiba que esse investimento poderá fazer a diferença em relação aos problemas que você vem lidando. Neste post, vamos fazer uma contextualização geral para deixar mais claro todo o potencial de crescimento que sua instituição pode ter investindo em Marketing Digital.

Quem acompanha o mercado de educação como observador enxerga uma grande possibilidade em meio ao caos. Afinal, a educação é a essência transformadora do nosso país. É nela onde está depositada toda a esperança de uma evolução social que será a peça essencial do nosso efeito dominó positivo. Com certeza a educação de qualidade tem esse potencial transformador. O que a torna um negócio que, além de poder ser rentável, traz um valor motivador e inspirador, de força capaz de “encher os olhos” de otimismo.

Entretanto, as dificuldades começam a ficar mais claras quando não se é um observador do mercado, mas sim uma parte dele, lutando para superar uma crise ao ter que provar para seu público que a sua instituição é a melhor escolha, e comprovar isso ao longo da trajetória desse aluno. Na teoria, esses aspectos parecem simples, mas na prática, se o plano de ação para concretizá-los não for eficiente, a sua trajetória pode ser muito mais complicada.

Ao frequentar algumas instituições de ensino a trabalho nos últimos anos, conheci projetos e estruturas incríveis, mas que ficavam por ali ou eram divulgados superficialmente em redes sociais e alguns outdoors, espalhados em localidades não muito efetivas em relação à disposição geográfica do público-alvo. A comunicação com os alunos já da instituição geralmente é na base de murais físicos nos corredores ou emails lembrando as datas de vencimento das mensalidades. Se um aluno tem dúvidas institucionais, procura a secretaria, se tem dúvidas de conteúdo, busca a biblioteca ou um professor. Isso não é ruim, o ruim é ser só isso.

Quando se é o responsável por uma instituição de ensino e sua maior reclamação é de que a verba destinada à publicidade já não vale a pena pelos resultados que traz, é preciso parar e repensar algumas coisas: recursos direcionados ao marketing da instituição não podem ser considerados um gasto, mas sim um investimento com garantia de retorno (e é muito mais fácil ter retorno quando você pode mensurar os resultados em números exatos, que é o que o Marketing Digital permite); depois de conseguir um aluno, você precisa mantê-lo pela qualidade e o convencimento, não por multas na recisão de matrículas apenas; as estratégias de marketing tradicional já não são efetivas em todas as ocasiões – o Marketing Digital precisa ser mais presente na sua instituição de ensino.

Se você ainda está amadurecendo essa ideia, nós apresentamos 5 vantagens que podem clarear suas razões para investir em estratégias de marketing em sua instituição de ensino. Para ajudar também, se você quer entender um pouco mais sobre Marketing Digital, é bacana conferir nosso post com 8 formas de aprender sobre o assunto e as informações do nosso Kit de Marketing Digital para quem está começando.

1 – Torna sua instituição em “A”, não em “UMA”

Se você faz o mesmo que as outras instituições de ensino, qual a diferença para um aluno escolher entre você e o concorrente? Se você tem o que outra escola ou universidade não tem, mas ninguém sabe disso, não faz diferença alguma.

Você precisa atrair pessoas interessadas naquilo que você tem a oferecer. Para isso, encontre os canais onde seu público-alvo está e forneça conteúdos para engajá-lo.

Essa é uma das melhores estratégias de Marketing Digital e casa muito bem com o mercado de educação, já acostumado a produzir conteúdo segmentado. E é exatamente esse conteúdo que vai definir você como “A” instituição de ensino. É o que vai expor seus valores e estabelecer e afirmar sua postura perante o mercado.

2 – Melhora a análise dos resultados de suas ações

Se você distribui panfletos sobre seus novos cursos de ensino superior, como vai garantir que seu público-alvo recebeu esses papéis ou que ao menos eles foram lidos antes de descartados?

Com o Marketing Digital, você pode direcionar suas ações para onde seu público está e ter acesso às proporções e resultados dessas ações, facilitando as estratégias futuras. Funciona bem como um processo de experimentação conhecido da metodologia científica e com um custo bem mais baixo – para ter mais algumas ideias sobre isso, confira o post sobre como elevar seus resultados com experimentos de Marketing Digital.

Você não precisa gastar todo o orçamento de marketing em uma estratégia só; distribua entre as ações planejadas e, após os resultados, corte as que não dão certo e invista nas que funcionaram.

Com as ferramentas de métricas, o Marketing Digital vai proporcionar que você tenha mais controle financeiro para se organizar e/ou demonstrar ao mantenedor da instituição de ensino qual o retorno sobre o investimento que está sendo feito. Como essas ferramentas analisam o comportamento do público, também ajudam a conhecer melhor seu perfil e direcionar ainda mais as estratégias. Ao contrário do que acontece com o marketing tradicional, você vai ter controle dos resultados de suas ações.

3 – Investir em Marketing Digital amplia sua abrangência geográfica

Se com o uso de estratégias de marketing tradicional a divulgação da sua instituição de ensino fica restrita a áreas específicas, com investimento em Marketing Digital você pode atrair alunos de lugares em que antes não tinha alcance. Um outdoor fica disponível em uma localidade em que nem sempre seu público-alvo circula e, quando passa por lá, pode não reparar o suficiente para procurar informações além daquelas mostradas de forma estática.

Usando a produção de conteúdo para se tornar referência no mercado educacional, sua instituição de ensino passa a ter muito mais alcance e a atrair, pelas vantagens trabalhadas por suas estratégias, mais público disposto a se deslocar para adquirir conhecimentos com você.

4 – Aproxima e fideliza os alunos pelo tratamento individualizado

Um dos principais motivos que levam uma instituição de ensino ser considerada de qualidade pelos pais e estudantes hoje é a sua forma de desmassificar o sistema de ensino e aprendizagem. Se nas salas de aula os alunos procuram mais personalização e individualização do método pedagógico, no relacionamento com a gestão da instituição a vontade não é diferente. Seu público não quer ser lembrado apenas quando os boletos de cobrança chegam ou ser abordado com a intenção de uma inscrição para um vestibular do qual ele nunca ouviu falar antes.

Um dos benefícios mais importantes de se investir em Marketing Digital é a possibilidade de diálogo constante com seu público. Quando ele deixa um email de contato, é aberta uma porta para essa relação começar a ser construída e mantida. Usar boas campanhas de email marketing vai ajudar sua instituição de ensino a conseguir mais público interessado e tornar esse público cativo e qualificado para você.

5 – Investir em Marketing Digital prolonga a conquista dos resultados

Uma instituição que cuida da formação educacional de pessoas sabe que os resultados não são imediatos, mas que seus efeitos são duradouros, contínuos. Não é à toa que dizem que as boas instituições preparam seus alunos para a vida. No marketing digital, o princípio é o mesmo. Você não vai ter resultados no dia seguinte à implantação, esses resultados serão progressivos, e quanto mais familiaridade e facilidade você tiver com as ações que geram resultados para sua instituição, mais simples e dinâmico será esse processo.

Além disso, com a manutenção da sua relação com os alunos e possíveis alunos, a estadia deles na instituição de ensino pode se prolongar em mais um curso, uma oficina, etc. Essa consolidação dos resultados a longo prazo não traz apenas aumento nos lucros, mas sim inúmeros benefícios, inclusive a manutenção da imagem da instituição.

Para finalizar

Um grande problema do meio educacional é quebrar paradigmas, mudar. Mantemos basicamente a mesma estrutura de sala de aula há décadas. Lutamos para implantar tecnologias na educação, mas muitas vezes a usamos como mais uma ferramenta e não como um material de reestruturação pedagógica. Se procuramos resultados diferentes, precisamos ser os agentes transformadores da mudança. Mudança que deve estar nas salas de aula e na gestão da instituição de ensino.

O Marketing Digital é a transformação positiva de um mercado de valor, que precisa se reinventar para não deixar escapar sua capacidade de fazer o futuro pelo melhor caminho. Com o foco na essência como diferencial, o investimento em Marketing Digital nas instituições de ensino vai torná-las mais rentáveis, organizadas em relação a seus investimentos em divulgação, captação e retenção de alunos, e evidentes em seus aspectos positivos. Ganham as instituições e ganham os alunos.

E com o intuito de ajudar você ainda mais nessa descoberta, sugerimos a leitura do post Como responder aos 10 desafios mais comuns no Marketing Digital em empresas de educação. Se tiver ideias ou dúvidas, deixe seu comentário. O nosso princípio também é embasado em ensinar e aprender!

Marcadores:

Deixe seu comentário