Blog de Marketing Digital de Resultados

Facebook lança novo layout para fan pages: veja o Raio X das mudanças

A ideia dessa nova versão é um visual mais limpo, que torne as informações mais organizadas e acessíveis para os visitantes, dando um pouco mais de destaque para a marca.

Já falamos aqui no blog das mudanças feitas pelo Facebook no layout das fan pages em 2012 e em 2014. Mais recentemente, no final de julho de 2016, a companhia lançou mais um novo design para as páginas de negócios.

A ideia dessa nova versão é um visual mais limpo, que torne as informações mais organizadas e acessíveis para os visitantes, dando um pouco mais de destaque para a marca.

Um porta-voz do Facebook disse que o objetivo é introduzir um novo design para páginas no desktop e nos dispositivos móveis, tornando mais fácil para os usuários aprenderem sobre e interagirem com negócios no Facebook.

Agora, pode-se ver três colunas:

  • A coluna da esquerda é fixa, então, ao rolar a página, o usuário continua vendo o logotipo, nome, atalho para a página de “sobre” e para os vídeos, dentre outros itens;
  • Na coluna do meio ficam a foto de capa, os insights semanais e os posts da timeline;
  • Na coluna da direita estão a caixa de “sobre”, vídeos da página, eventos etc. Nessa coluna também não aparecerão mais anúncios de outras empresas, para que não disputem a atenção do usuário com a sua empresa.

A atualização impacta todos os usuários de Facebook e demonstra uma tentativa da companhia de recompensar as marcas, dando a elas, por exemplo, um botão de Call to Action mais visível, o que as permite conseguir mais resultados com sua presença no Facebook.

Não existe comunicado oficial do Facebook sobre quando as atualizações serão estendidas a todos os usuários ou se essa é a versão final do layout. Mas as principais mudanças que podem ser vistas até agora são as seguintes:

novas paginas do facebook layout das fan pages 2016

1. Logo

A imagem do logo foi movida para a coluna da esquerda, além de ser um pouco maior nessa atualização.

Mais abas aparecem no espaço abaixo do logo. Por meio delas é possível ir direto até as fotos, vídeos, eventos, reviews dentre outras páginas.

2. Foto de capa mais limpa

Nessa atualização, a foto de capa ganha mais destaque. O espaço destinado ao logotipo não fica mais posicionado sobre ela, tornando a área mais limpa.

Por causa dessa mudança, as imagens de capa não precisam mais ser customizadas de maneira que alguma informação não fique escondida atrás da imagem do logotipo.

3. Resumo das estatísticas da semana

Na coluna do meio, os administradores da página agora podem ver um resumo das estatísticas da semana, que mostra o alcance das publicações, os cliques no site e o número de cliques no botão de Call to Action.

4. Botão de Call to Action

Nessa atualização, o botão de Call to Action é maior e também mudou de lugar – agora, aparece abaixo da imagem de capa. As opções de botão de CTA incluem “fazer reserva agora”, “ligar agora”, “comprar agora”, “assistir ao vídeo”, “enviar email”, dentre outras.

No caso da Resultados Digitais, por exemplo, o botão de Call to Action que utilizamos geralmente direciona o usuário para o site do RD Station, nosso software de Marketing Digital. Mas, em época de eventos, também podemos direcioná-lo ao site do RD On the Road ou do RD Summit.

5. Categorias

As categorias de negócios são mais abrangentes – é possível escolher dentre 27 opções.

6. Pesquisa

A barra de pesquisa permite buscar os posts da página, o que não era possível anteriormente.

7. Sobre

A seção “sobre” era usada para vídeos também. Agora é uma categoria própria – destinada ao site e ao endereço, dentre outras informações – localizada na coluna da direita.

8. Aplicativos

Os três aplicativos mais importantes que você quiser destacar aparecem à direita, com imagens, enquanto os restantes são mostrados à esquerda.

9. Vídeos

Agora, os vídeos ganham mais destaque por meio de um espaço dedicado exclusivamente a eles. Eles ficam localizados abaixo dos aplicativos.

10. Eventos Futuros

Por fim, essa seção dá destaque aos próximos eventos relacionados à sua empresa. Na página da Resultados Digitais, vemos o link para o RD Summit, nosso evento de Marketing Digital e vendas que ocorre em Florianópolis, em novembro.

O que você achou dessa atualização? Deixe sua opinião nos comentários abaixo :)

Marcadores:

Deixe seu comentário