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O poder do Google e a importância de estar nas primeiras posições de pesquisa

Estar com o site indexado no Google é um aspecto fundamental para uma empresa ter sucesso com Inbound Marketing. Mas não é só. A virada de chave só acontece mesmo quando sua empresa atinge a tão sonhada primeira página.

Sempre que encontro alguém que me pergunta o que é Inbound Marketing e qual é a diferença em relação ao marketing tradicional, começo explicando da seguinte forma: Imagine que você tenha uma empresa e, em vez de sair correndo atrás de novos clientes, são eles que chegam até você. Isso é o Inbound, o ato de atrair e não de “caçar”.

É claro que a explicação se desenvolve e que o Inbound vai muito além de simplesmente atrair novos potenciais clientes, estendendo-se para o relacionamento, venda e análise. Mas, sim, esse é o primeiro passo: ser encontrado.

E, para ser encontrado, nada melhor do que estar onde as pessoas estão. E, quando falamos de internet, o local mais “habitado”, o site mais acessado do planeta (segundo o ranking Alexa) é o Google.

Estar com o site indexado no Google é um aspecto fundamental para uma empresa ter sucesso com Inbound Marketing. Mas não é só. A virada de chave só acontece quando sua empresa atinge a tão sonhada primeira página.

Estar na primeira página do Google com uma palavra-chave estratégica para seu negócio significa que muitas pessoas estarão acessando o seu site sem que você precise ficar promovendo-o. Mais: se bem executada a estratégia de Marketing de Conteúdo, isso resulta em mais Leads, mais vendas e mais faturamento.

E para auxiliar você a brigar pelas primeiras posições do Google, produzimos, em parceria com a Agência Mestre, o eBook O Guia Completo do SEO, um material de 48 páginas com as melhores práticas de mercado para você usar o Google como uma máquina de tráfego e de clientes. Clique na imagem abaixo para ler o conteúdo.

guia completo do seo

SEO funciona? Vale a pena investir?

O investimento em SEO funciona sim e vale muito a pena. No entanto, exige que haja paciência.

SEO funciona no longo prazo e em alguns casos pode até demorar um pouco para começar a dar resultados. Mas quando começa, a tendência é aumentar gradualmente o tráfego do site.

É um ativo de longo prazo, uma autoridade que vai sendo construída e continua oferecendo benefícios ao longo do tempo, mesmo que eventualmente sua empresa deixe de investir.

Como exemplo, temos a própria Resultados Digitais. Veja abaixo um gráfico do tráfego orgânico do blog da RD desde sua criação até o dia de hoje.

trafego organico resultados digitais

Posso dar outro exemplo para comprovar a tese?

Outro blog que administro é o La Parola. Quando ele foi criado, em agosto de 2012, teve 0 (zero!) visitas via tráfego orgânico.

Com o passar do tempo e algumas estratégias de SEO desenvolvidas, o tráfego foi aumentando, e 4 anos depois já soma mais de 40 mil visitas mensais via Google.

trafego organico la parola

O que fazer para meu site se posicionar bem no Google?

Chegamos à pergunta de um milhão de dólares.

Em um contexto mais amplo de Marketing Digital, SEO deixou de ser uma técnica específica de aquisição de tráfego. Isto é, cada vez mais envolve o Marketing Digital como um todo: produção de conteúdo, mídias sociais, compra de mídia, Email Marketing etc. Tudo o que você faz em sua estratégia influencia direta ou indiretamente para ficar bem posicionado.

É fato que a produção de conteúdo é a estratégia que impacta diretamente na aquisição de tráfego, mas não podemos fechar os olhos para as outras frentes.

A lógica funciona da seguinte maneira: não importa como, mas quanto mais pessoas conhecerem seu produto ou seviço, mais elas indicarão sua empresa para seus amigos e familiares.

Mídias sociais, Email Marketing, anúncios no Google AdWords ou no Facebook Ads ajudam a tornar a marca de sua empresa mais conhecida. E quando essas pessoas precisarem encontrar a sua empresa, pode ter certeza de que muitas delas irão digitar o nome no Google!

Um case apresentado na palestra do Rodrigo Lóssio no RD Summit 2015 (que você pode assistir aqui) mostrou como um trabalho de assessoria de imprensa aumentou os resultados orgânicos de uma empresa. Isso porque a exposição gerada fez com que muitos interessados no serviço da empresa começassem a procurar por ela no Google.

Resumindo: Tudo está conectado, e as estratégias de SEO não trabalham sozinhas há muito tempo.

Mesmo assim, há algumas técnicas que você precisa utilizar em seu site para sair na frente e se diferenciar dos concorrentes. No eBook falamos de todas elas, que basicamente se resumem em 3 frentes:

  • Pesquisa de palavra-chave;
  • Otimização On-Page;
  • Link Building.

Além de mostrar tudo sobre os 3 itens acima, no eBook também compartilhamos dicas valiosas para iniciar a otimização do seu site, ferramentas úteis, cases de sucesso em SEO e muito mais para você transformar o Google em uma poderosa fonte de tráfego para o site de sua empresa.

Leia aqui o Guia Completo do SEO e saiba em detalhes como funciona o Google e como ele pode ajudar sua empresa a crescer.

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