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O profissional de Marketing Digital ideal para sua empresa: o que faz e como escolher

No nosso dia a dia na Resultados Digitais vemos cada vez mais negócios enxergando a web como uma fonte valiosa de novos clientes e apostando em estratégias de Marketing Digital para conseguir resultados excepcionais. Com o aumento da relevância desse setor dentro das empresas, muitos dos nossos clientes nos perguntam como escolher bons profissionais para atuar na área. Se esta também é uma dúvida sua, veja as dicas que trago neste post.

Qual é o perfil do profissional ideal? Quais atividades ele deve executar? Essas dúvidas surgem em empresas de todos os tamanhos, afinal o Marketing Digital abrange diversas frentes. Para ajudar a definir o perfil ideal, vamos começar vendo as principais atividades da área:

Quais as atividades de um profissional de Marketing Digital

Produção de conteúdo (blog e conteúdos ricos)

Como sempre falamos aqui no nosso blog, conteúdo é a base de ações eficientes em Marketing Digital. Ele é o responsável por tornar sua empresa uma autoridade no tema, atrair Leads e gerar vendas. Para isso, seu novo funcionário precisa:

  • Gostar e saber escrever bem;
  • Conhecer a sua área de atuação (ou estar disposto a aprender sobre ela);
  • Ser criativo para pensar em conteúdos que satisfaçam o público e posicionem sua empresa como autoridade sobre o tema;
  • Ter ritmo para produção constante de conteúdo;
  • Ter, preferencialmente, familiaridade com plataformas de publicação (WordPress, Blogspot, etc).

Gestão de Redes Sociais

Muitas empresas têm perfis e páginas em redes sociais para atrair o público, interagir com seus potenciais clientes e vender seus produtos. Se a sua empresa já está ou quer entrar nessas mídias, é preciso uma pessoa que:

  • Conheça as principais mídias (Facebook , Twitter, Google+, Linkedin) e seu funcionamento;
  • Gerencie com responsabilidade suas contas nas mídias sociais;
  • Esteja constantemente atualizada sobre mudanças nos canais que sua empresa usa e sobre surgimento de novas mídias, para identificar oportunidades;
  • Pense e elabore conteúdos que atraiam pessoas para o canal, direcionem essas pessoas para seu site (conversões) e gerem engajamento do público;
  • Saiba analisar as métricas desses canais para identificar pontos de melhorias e otimizar os resultados.

SEO (otimização para ferramentas de busca)

Para que as pessoas encontrem seu site no Google, é preciso estar nas primeiras posições e isso costuma exigir uma série de táticas e ajustes. Para garantir isso, busque alguém que:

  • Conheça ao menos um pouco de HTML e técnicas de otimização para buscadores (on-page e off-page);
  • Saiba alinhar outros esforços da empresa (como conteúdo, assessoria de imprensa e biz dev) a favor das estratégias de SEO.

Links Patrocinados (tráfego pago)

Outra maneira de atrair visitantes para seu site é por meio de anúncios pagos, que são úteis principalmente no curto prazo. Para executar ações em Links Patrocinados, o candidato deve:

  • Saber criar campanhas no Google Adwords, Facebook Ads ou outras plataformas que fizerem sentido para sua empresa;
  • Fazer análises constantes (CTR, CPC, anúncios)  e manutenção das campanhas;
  • Ter capacidade de analisar resultados e propôr melhorias para otimizar as campanhas.

Email Marketing

Um dos canais mais efetivos para ações de Marketing Digital é o Email Marketing. É importante ter alguém na equipe que:

  • Saiba criar campanhas de Email Marketing;
  • Saiba escrever bem e seja criativo para elaborar emails com título e conteúdo atrativos que levem os usuários a abri-los e a consumir o conteúdo;
  • Tenha capacidade de analisar os resultados e propôr melhorias para as campanhas seguintes;
  • De preferência, tenha familiaridade com ferramentas de envio de Email Marketing (RD Station, MailChimp, etc).

Product Marketing

Entender a fundo quem são seus clientes e quais são suas necessidades é primordial para garantir a satisfação deles e o sucesso do seu produto ou serviço. Neste caso, é necessário:

  • Analisar perfil dos clientes e entender como o produto/serviço pode atendê-los da melhor forma;
  • Analisar como os cliente utilizam seu produto/serviço;
  • Analisar dados, planilhas, fazer pesquisas e entrevistas;
  • Ser responsável pela comunicação com os futuros e atuais clientes, de modo a mantê-los informados e satisfeitos – e realizarem novas compras.

Análise de resultados

Não adianta ter todas as atividades anteriores em funcionamento se não for possível saber o que está trazendo resultados e o que precisa ser melhorado. Para atender essa demanda, é preciso:

  • Ter capacidade analítica apurada para avaliar métricas das demais ações de Marketing Digital;
  • Saber identificar problemas e pensar em ações para corrigi-los e melhorar os resultados;
  • Conhecimento no Google Analytics, RD Station e outras ferramentas de análise de métricas.

Escolhendo o perfil ideal para sua empresa

São várias as atividades, não é? Mas, calma! Você não precisa procurar o Super-Homem ou a Mulher-Maravilha para compôr o seu time. O perfil ideal do profissional irá depender das necessidades da sua empresa (quais das atividades acima precisam ser executadas), assim como do orçamento disponível para a contratação.

Sabemos que é difícil uma pessoa conhecer a fundo todas essas atividades, mas mesmo que de forma mais superficial, é preciso atacar todas as frentes. Ainda que o conhecimento não seja avançado, fazer o básico em cada área já deve ser o suficiente para gerar os primeiros resultados, principalmente caso sua empresa também conte com uma consultoria especializada. Nesse caso, um candidato que domine um maior número de funções pode ser uma boa opção. Em um próximo passo, com orçamento maior, é possível ir contratando profissionais especializados para cada função.

Conhecimento técnico não é tudo

Mais importante do que dominar todas as técnicas, há um ponto que é diferencial para o profissional ideal: vontade e capacidade de aprender. Se a pessoa já tiver algum conhecimento na área e estiver interessada em aprender mais e se desenvolver, essa é a oportunidade de ensiná-la e formar o funcionário que sua empresa precisa.

Esse, inclusive, foi um dos motivos para a minha própria contratação aqui na Resultados Digitais. Durante a minha entrevista, além de expôr o que sabia sobre as atividades acima, falei que havia pontos a desenvolver e enfatizei que tinha muita disposição para aprender. E consegui a vaga!

Em posts futuros, falaremos sobre como montar descrição das vagas para atrair exatamente o perfil que você procura, locais onde procurar seus candidatos e dicas para fazer a entrevista e identificar tão desejado profissional de Marketing Digital para a sua equipe.

 Crédito da imagem: Shutterstock

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