Blog de Marketing Digital de Resultados

O que o layout de um blog deve ter

Na semana passada lançamos o novo layout do Blog da Resultados Digitais. Diversos detalhes foram estudados e levados em conta durante o processo de preparação e acreditamos que seja uma boa idéia dividir o aprendizado com nossos leitores.

Passaremos então por todos os elementos que consideramos essenciais no design de um blog

Opções de assinatura

Quando alguém assina seu blog, acaba criando-se um vínculo. É provável que essa pessoa vá continuar lendo seus posts por muito tempo e compartilhando nas mídias sociais sempre que gostar. Por isso é valioso ter muitos assinantes.

Assim sendo, criamos uma caixa com diferentes opções para acompanhar nosso blog e a posicionamos de uma forma que qualquer visitante veja sem ter que rolar a barra de navegação.

Caixa - Assine nossos posts

Recomendamos também que você disponibilize diferentes formas de receber os posts. Cada um tem suas preferências e nem todos estão habituados a essa ou aquela forma de acompanhar.

Opção de busca

Há muita gente que cai no seu blog procurando por um post específico ou tema, seja por recomendação de alguém ou pelas ferramentas de busca.

Ter um campo de busca “above the fold” (sem rolar a barra) vai oferecer a essas pessoas uma forma fácil de encontrarem o que procuram.

Esse item ajuda muito a diminuir a bounce rate (ou taxa de rejeição) do seu site.

Um contraponto aqui, no entanto, é que muita gente coloca o campo de busca ocupando um espaço grande na barra lateral.  Apesar de ser importante, ele não é prioridade e não merece destaque. Deixe isso para os grandes objetivos do seu site.

Botões de compartilhar

Quando dissemos que produção de conteúdo era a melhor aposta em marketing digital, boa parte se deve aos botões de compartilhar. Eles é que tornam muito mais fácil para os visitantes espalharem o seu conteúdo.

No nosso novo layout os botões descem junto com a leitura do visitante. Dessa forma, quando terminar de ler, ele não precisa voltar ao começo do post para poder compartilhar.

Social Proof (ou Prova Social)

Por que não colocar os botões de compartilhar ao final do post então, já que a intenção é fazer com que o usuário não tenha que voltar ao começo para compartilhar?

A resposta é simples: social proof. Colocamos os botões no começo dos posts porque saber que tantas pessoas leram e compartilharam o artigo gera mais interesse no visitante e maior segurança de que as pessoas vão gostar do conteúdo caso ele compartilhe.

Social Proof

A Prova Social funciona ainda melhor se alguma das pessoas que curtiram for um conhecido seu. É por isso que optamos por exibir o nome das pessoas que curtiram o post, por exemplo. A Like Box, que colocamos na nossa caixa de opções de assinatura, também funciona muito bem por esse motivo.

Conversões e call-to-action bem definidos

Uma das falhas mais comuns no design de um blog é se preocupar muito com a aparência e pouco com os resultados de negócios. Um blog deve ser capaz de gerar muitos leads para sua empresa.

No nosso caso, temos um banner no topo, em posição de muito destaque, sempre indicando o download de um dos nossos recursos gratuitos de marketing digital.

Banner eBook

Além disso, ao fim de cada post, colocamos um novo banner, menor, recomendando um conteúdo extra relacionado ao assunto.

Comentários

O espaço para comentários é uma excelente forma de receber feedback sobre o conteúdo. Também é um espaço interessante para responder dúvidas dos visitantes e criar mais credibilidade.

Recomendamos o Disqus como sistema de gerenciamento de comentários. É o que usamos aqui no blog e possibilita uma organização muito eficiente.

Categorias

Assim como o campo de buscas, ter o conteúdo bem organizado em categorias ajuda aqueles que chegam um pouco mais “perdidos” no blog.

O widget que colocamos com os posts em destaque também tem um pouco desse sentido: funcionam como uma espécie de curadoria dos próprios visitantes, indicando quais conteúdos mais chamaram a atenção e devem valer a leitura.

Posts em destaque

E o que fica de fora?

Incluímos nesse post tudo aquilo que consideramos realmente relevante.

Se sua empresa estiver investindo bastante tempo no perfil do Twitter, divulgando bons links e queira divulgar o canal, pode entrar também um widget dos últimos tweets ou tweets favoritos.

No entanto, acreditamos que itens como blogroll, nuvens de tag, calendários ou semelhantes, devem ficar de fora. Isso porque mais itens implica em mais opções para o visitante se distrair.

O foco deve ficar naquilo que sua empresa de fato quer que o usuário faça. No nosso caso, queremos que ele se torne um lead (por isso os banners para nosso conteúdo educativo) ou assine nosso blog para continuar recebendo conteúdo (por isso a caixa de assinatura). Repare que ambos são exibidos antes que o usuário precise rolar a barra de navegação.

Uma outra opção é que ele encontre conteúdo útil (por isso a caixa de busca, categorias e widget de posts) e então compartilhe esse conteúdo (com os botões de compartilhar).

Espero que nossa experiência possa te ajudar!

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