Blog de Marketing Digital de Resultados

O que sua empresa deve buscar em uma agência de Marketing Digital

Alguma parcela dos nossos clientes no RD Station possui uma agência de Marketing Digital para ajudar na execução das diferentes estratégias e tarefas necessárias. Além destes, vários novos nos pedem dicas de como proceder na contratação de agências.

Durante muito tempo os serviços mais comuns oferecidos pelas agências digitais estiveram relacionados ao que o mercado chama de Presença Web, ou seja, os itens mais básicos que uma empresa precisa ter no mundo digital: site, páginas e perfis em mídias sociais, loja online, etc.  No entanto, na medida que essas necessidades básicas vão sendo atendidas, as empresas começam a demandar serviços mais sofisticados relacionados à gestão do Marketing Digital. A pirâmide abaixo reflete um pouco essa hierarquia de necessidades.

Piramide - necessidades Marketing Digital

Essa “subida de patamar” tem o potencial de influenciar em muito o futuro do seu negócio no curto, médio e longo prazo, porém muitas vezes para o empreendedor é difícil saber avaliar e diferenciar as ofertas de serviços das diferentes agências. Neste post damos algumas dicas relacionadas ao que sua empresa pode esperar e procurar no trabalho destes parceiros.

Atração de tráfego qualificado

Mesmo sabendo que sua empresa já tem um site e, talvez, um blog – se não tiver, faça rápido – eles sozinhos podem não ser o suficiente para trazer maior tráfego qualificado para o seu “terreno”. Entenda-se, como tráfego qualificado, quem tem perfil de potencial consumidor dos meus produtos, serviços ou soluções.

A agência de Marketing Digital vai ajudar na revisão do conteúdo que você já costuma oferecer. Analisar para quem estamos escrevendo, ou seja, definir a persona e o público alvo é fator de sucesso para alcance segmentado aos quais desejamos captar. Muitas agências são procuradas e oferecem como opcional, inclusive, seus serviços para a produção de conteúdo.

Todo este conteúdo, com foco no seu público alvo, deve ser orientado às palavras chave do seu negócio. A otimização dos textos para posterior indexação em buscadores, como o Google, vai facilitar a construção de um bom posicionamento orgânico – aquele que não exige pagamento para impulsionar visitas. A agência não deve deixar estas otimizações passarem em branco.

Outro fator preponderante para o aumento de tráfego é a promoção de conteúdo via mídias sociais. A agência vai poder ajudar a identificar quais redes sociais são as mais importantes para o seu negócio e programar a relação de publicações para cada uma destas.

Geração de Leads

É legal termos mais tráfego qualificado no site, pessoas curtindo nossos posts, nos acompanhando nas redes sociais, mas ainda mais importante é saber quem são essas pessoas e esquentar a relação para converter em vendas. As conhecidas métricas de vaidade, como curtidas e seguidores, são divertidas de acompanhar. No entanto, nada é mais importante do que resultados efetivos, não é mesmo?

No momento em que capturo alguma informação chave para o meu negócio, como por exemplo email e mais alguns dados do perfil do visitante, nasce uma oportunidade de negócio, um Lead. Passamos a trabalhar com uma lista de pessoas que, voluntariamente, demonstrou interesse no problema que a nossa empresa resolve, o que é um prato cheio para o time de vendas.

A agência deve te ajudar a garantir que a página de captura, ou Landing Page, tenha textos e imagens bem atrativas para que o visitante sinta-se instigado a baixar a oferta, deixando seus dados. É interessante não dar chances ao interessado em navegar por outros links saindo da página sem converter a oferta. Nós já falamos aqui por que opções em excesso atrapalham a conversão.

A agência também deve trabalhar com sua empresa o estudo de alguma oferta relevante ao seu público alvo, como um eBook, Webinar, etc. Com esta oferta em mãos, você tem uma isca pronta para a captura dos dados que são importantes num primeiro momento.

Email Marketing efetivo

O Email Marketing já teve momentos de rejeição, sendo rechaçado por alguns consumidores, mas é evidente que podemos ter bons resultados se trabalharmos de forma inteligente com essa ferramenta.

O lado obscuro do Email Marketing tem relação direta com algumas empresas insistirem em compra de listas de emails ou envio de SPAM. Com disparos aleatórios como estes, a taxa de abertura e conversão tendem a ser mínimas. Com esta conduta não se ataca uma base de pessoas que conhecem sua empresa e soluções. O disparo mais efetivo de emails é realizado para aqueles que já possuem algum relacionamento com o seu negócio, os seus Leads.

Se um Lead entrou agora na sua lista, seu relacionamento pode ser sutil, educando-o, se fazendo notar. Se outro Lead já converteu ofertas diversas da sua empresa, pode ser o momento de abordá-lo com algo mais voltado para venda. A agência tem participação na construção destas campanhas de Email Marketing efetivas para diferentes estágios do relacionamento empresa x cliente.

Análise das principais métricas do negócio

Para traçar novos caminhos, é importante analisarmos os que já foram percorridos. O Marketing Digital nos possibilita muitas análises já que a tecnologia permite a mensuração de bastante coisa.

Volume de visitas por mês, Leads gerados, fontes de tráfego com melhor conversão em Leads, custo por Lead e retorno sobre investimento são todas métricas que em um momento ou outro farão parte das análises apresentadas pela agência de Marketing Digital à empresa que a contrata. Algumas destas são chave para perceber a relação de valor ao trabalho.

Pavimentar um caminho de resultados sólidos de curto, médio e longo prazo, está relacionado ao aprimoramento das práticas mais efetivas para o seu negócio, para tal é necessário olhar um pouco para o que passou. Conte com sua agência para isso também!

Marcadores:

Deixe seu comentário