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O que sua empresa deve saber sobre contratar uma consultoria de Marketing Digital

Iniciar as atividades de marketing digital em uma empresa que nunca teve um histórico na área costuma gerar a clássica dúvida: por onde começar? Não é raro o gestor de marketing se deparar com os dilemas: começo criando perfis em redes sociais ou campanhas de email marketing? Invisto em links patrocinados do Google ou produzo conteúdo? Reformulo o meu site ou crio um blog?

Esses dilemas são comuns quando tratamos de uma frente de negócio extremamente nova, onde as empresas (e responsáveis pela área) estão aprendendo a trabalhar e a extrair os melhores resultados.

Dessa forma, opções de ajuda externa costumam aparecer. Já falamos aqui no blog sobre o que esperar de uma agência de Marketing Digital. No entanto, uma opção que não havíamos debatido até então são as consultorias. Elas foram desenvolvidos com o objetivo de auxiliar diferentes tipos de negócios a utilizarem as ferramentas online e adaptarem o negócio para atender um novo comportamento do consumidor: que utiliza a internet para se informar e tomar suas decisões de compra. Neste post, vamos dar algumas dicas para sua empresa conseguir ter o melhor aproveitamento de uma consultoria em marketing digital.

O papel de uma consultoria de marketing digital

Diagnosticar os principais problemas do cenário atual da empresa: Realizar uma análise de todos os processos de marketing e vendas levantando oportunidades de melhoria para cada etapa e todos os pontos de contato online que a empresa tem com seu potencial cliente (site, redes sociais, blog, email, etc).. Normalmente nesse diagnóstico inicial alguns itens de mudança já surtem efeito mais rápido, como por exemplo, inserir no site calls-to-action em posição de destaque para uma página de conversão.

Além disso, é importante verificar configurações gerais como instalação do código do Google Analytics para monitoramento de visitas.

Realizar um planejamento alinhado com os objetivos de negócio da empresa: Entender a realidade da empresa, metas a serem cumpridas pela equipe de vendas, ticket médio esperado de vendas e público alvo. A partir disso, utilizar como base as métricas do mercado para calcular quanto precisará ser investido de tempo e dinheiro para o alcance dos resultados. Por exemplo: Para a empresa realizar as vendas esperadas para o próximo período são necessárias quantas abordagens comerciais? Quantas oportunidades a equipe de marketing precisa gerar para chegar nesse número? Quantas visitas são necessárias no site para gerar essas oportunidades?

E a partir dessas metas definir as ações para atração de visitantes, geração de oportunidades e, consecutivamente, vendas. Dessa forma, o planejamento de marketing digital passa a contribuir diretamente para o sucesso da empresa em número, não apenas com posicionamento que era o grande foco do marketing tradicional.

Ao contratar uma consultoria é importante que a empresa consiga visualizar todo o processo para chegar aos resultados esperados e qual caminho será trilhado. Quando possível, definir metas específicas para o projeto e, claro, um cronograma com prazos bem defindos.

Orientação das atividades a serem desenvolvidas: Após o diagnóstico e planejamento é hora do consultor utilizar sua expertise para orientar, em um plano de ação, as atividades que tenham maior potencial de sucesso. Explicar o que deve ser feito e como deve ser feito. Por exemplo: um dos problemas diagnosticados é a baixa taxa de conversão do site de visitantes para Lead. As atividades propostas podem definir uma oferta direta e uma indireta, criar uma Landing Page para capturar os visitantes do site e transformá-los em oportunidade de negócio.

Muitas vezes os consultores contam com uma metodologia de implementação e parceiros como ferramentas e serviços para dar suporte às ações planejadas. No exemplo acima citado seria necessário para a implementação um editor de Landing Pages.

É recomendável que as empresas utilizem da consultoria também para aprender sobre a parte conceitual do marketing digital se envolvendo com o “por que” das atividades propostas. A consultoria de marketing digital deve ter um caráter educativo para que a empresa não fique dependente do consultor e consiga entender o propósito do trabalho.

O que não esperar de uma consultoria de marketing digital

Execução das atividades: As expectativas de algumas empresas ao contratarem uma consultoria de marketing digital estão atreladas à ideia de que o consultor irá executar atividades como postagens em redes sociais, criação de páginas de conversão, produção de conteúdo, e a empresa ficará com o papel de monitoramento dos resultados. Existem sim algumas empresas que prestam alguns serviços de marketing digital, como criação e otimização de campanhas de Google AdWords, mas não é o padrão. Geralmente agências costumam assumir esse papel, na consultoria o comportamento é diferente!

O papel do consultor é orientar essas atividade e possivelmente sugerir fornecedores para execução, não realizá-las! Por isso, é altamente recomendável ter um funcionário na empresa que seja responsável pelo trabalho de marketing digital e, se possível, responda por métricas relacionadas como geração de visitas, Leads e oportunidades comerciais gerando assim um comprometimento com o projeto.

Disponibilidade full time do consultor: Como a maior parte dos modelos de consultorias empresariais, a consultoria normalmente é negociada em um pacote de horas. É importante então alinhar com o consultor antes a metodologia de trabalho para não haver problemas, definindo pontos como: momentos para suporte de dúvidas, tempo para reuniões de definições estratégias, momentos de aprendizagem e canais de contato (email, skype, telefone). Com alinhamentos iniciais, a empresa consegue ter um aproveitamento melhor das horas investidas.

Quando contratar uma consultoria de marketing digital:

O momento de contratar uma consultoria de marketing digital é quando a empresa possui uma estrutura mínima para executar o projeto e está disposta a se comprometer com os resultados. Essa estrutura envolve basicamente o tempo de dedicação de um funcionário que tenha algumas habilidades na área de marketing digital e orçamento mínimo da área de marketing para investir nas ações.

Aqui na Resultados Digitais desenvolvemos uma metologia que conta com alguns passos para o sucesso do marketing digital e ela já foi aplicada e refinada com mais de 300 clientes. Acreditamos que é mais fácil quando se tem em mente um funil de vendas e focamos as atividades em gerar volume e otimizar cada etapa do funil, acelerando assim, os resultados que vão impactar nas vendas.

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