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O que sua empresa precisa saber sobre as novas Páginas do Facebook

Atualização: Em julho de 2016, as novas páginas do Facebook foram novamente modificadas. Fizemos este novo post sobre o assunto para que você fique atualizado no assunto.

Se você utiliza o Facebook com frequência, já deve ter visto que diversos perfis pessoais foram alterados para um novo layout de perfis com timeline. Em um primeiro momento, porém, essas mudanças estavam limitadas apenas a esses perfis, e não às páginas empresariais.

Contudo, o Facebook anunciou a extensão desse novo layout às Páginas Empresariais (as antigas Fan Pages), e no dia 30 de março esse novo design passou a ser obrigatório para todas as empresas que possuem uma página de fãs.

As mudanças possuem um impacto profundo na forma como as empresas fazem Marketing no Facebook. Abaixo, você confere quais são as principais mudanças, como elas impactam nos negócios e quais são as melhores práticas para se adaptar ao novo layout.

O que muda para o Marketing

Uma das estratégias mais eficazes para conseguir novos fãs era o chamado Like Gate, que consiste em uma aba com conteúdo “escondido” atrás de um call to action, revelando o conteúdo somente quando o visitante clica em Curtir e vira fã da empresa.

fan page like gate

Like Gate da Resultados Digitais dentro de uma Landing Tab. Para visualizar o conteúdo, o visitante precisa antes Curtir a página.

Com o novo layout, o Facebook desabilitou a opção de se definir uma aba como página inicial padrão. Essa mudança é possivelmente a mais negativa para o Marketing, uma vez que, de acordo com pesquisas informais, as empresas que utilizavam a aba de boas vindas geravam aproximadamente 50% a mais de conversão do que aquelas que não utilizavam esse recurso.

Isso não significa, porém, que o Facebook deixou de ser uma excelente ferramenta de Marketing. Há diversas novidades que mudaram para melhor e agregaram valor às Páginas e, caso sua empresa utilize os anúncios do Facebook, ainda é possível direcionar os visitantes para a aba personalizada.

Para o Marketing, um ponto positivo da mudança que vale ser mencionado é que, de acordo com pesquisa da WildFire, a taxa de comentários em posts individuais e curtidas nos mesmos aumentaram em média 40% e 60% respectivamente, sendo que o número de comentário em conteúdos multimídia (imagens e vídeos) também aumentou significativamente.

Principais mudanças no layout

Logo de cara, a principal alteração é a inclusão da Cover Image, ou Imagem de Capa. Trata-se de uma imagem de destaque no topo da página, logo acima da foto de perfil. A dimensão dessa imagem é 851 x 315 pixels, e a imagem de perfil agora possui 180 x 180 pixels.

É importante escolher uma imagem de perfil que seja bem visível quando reduzida a 32 x 32 pixels pois é nesse tamanho que ela aparece no Feed de Notícias, local onde a maioria das pessoas lê, curte e comenta as postagens da sua empresa.  A escolha dessa imagem, portanto, é essencial caso sua empresa queira destacar-se e ser vista em meio a outros posts.

Uma das coisas que está sendo amplamente utilizada pelas marcas é a “interação” entre a imagem da capa e a foto de perfil. Uma vez que a imagem do perfil sobrepõe um pouco a cover, é possível fazer com que a imagem do perfil faça parte da imagem da capa. Um exemplo disso é a Página da Resultados Digitais:

Cover da Resultados Digitais no Facebook

Antes de escolher a imagem da capa, atente para as regras e diretrizes do Facebook para não correr o risco de ser penalizado. Algumas dessas limitações referem-se, por exemplo, a não poder colocar descontos ou cupons na imagem da capa, bem como informações de contato e calls-to-action.

Bio e Páginas de Aplicativos

No layout antigo, a Bio da empresa e os links para as Páginas de Aplicativos ficavam na barra lateral da página. Com a mudança, esses dois recursos ganharam uma posição de maior destaque logo abaixo da Cover.

Os aplicativos, que apareciam ao lado de um pequeno ícone, agora são visualizados com mais facilidade por quem acessa a página. Esses aplicativos são destacados por uma imagem customizável de 111 x 74 pixels e, por padrão, apenas quatro páginas de aplicativos ficam visíveis para o visitante. Sua empresa tem total liberdade para escolher quais aplicativos exibir como destaque. A exceção porém é o primeiro aplicativo, que dá acesso aos álbuns de fotos da empresa.

Para editar as imagens de destaque e a disposição dos aplicativos, basta clicar na “seta” que fica à direita do 4º aplicativo e em seguida posicionar o mouse sobre a imagem que você deseja mudar ou o aplicativo ao qual que você queira dar destaque e por fim clicar no lápis que aparece no canto superior direito.

Como dissemos anteriormente, a principal “perda” para o Marketing com a mudança das Páginas foi a impossibilidade de definir uma Welcome Page padrão, ou seja, o visitante sempre chegará direto na página principal. O que recomendamos para minimizar essa perda é deixar visível um aplicativo com essa Welcome Page e colocar uma imagem que chame a atenção do visitante e instigue-o a clicar e acessar a página. Há diversas formas de se fazer isso, como por exemplo oferecer algum material nesta página.

É válido repetir aqui que, caso sua empresa utilize Facebook Ads, é possível gerar tráfego direto para a Welcome Page. Falamos mais sobre essa tática de obtenção de fãs no eBook Gratuito: Introdução ao Marketing no Facebook.

Na imagem abaixo, um exemplo da Bio e dos aplicativos em destaque na página da Red Bull:

Fan Page Red Bull

Página da RedBull: Bom aproveitamento do espaço da Bio e destaque para quatro aplicativos dentre os nove presentes na página.

Timeline (ou Linha do Tempo)

Outra novidade que chega às Páginas é a Timeline. Como o nome sugere, é possível “contar a história” da empresa de maneira interativa e intuitiva, uma vez que todos os posts e fotos da empresa ficam dispostos em ordem cronológica.

Entre os recursos trazidos com a Timeline, dois deles destacam-se pela importância para o Marketing no Facebook: As milestone (ou “marcos”) e a opção de “fixar” um post no topo da timeline.

A aplicação de milestones variam muito de empresa para empresa. A Ford, por exemplo, colocou em sua timeline alguns importantes lançamentos e alcance de metas desde sua fundação em 1903. Outros exemplos criativos podem ser encontrados no Mashable.

Para criar uma milestone, basta rolar a página um pouco para baixo e a opção irá aparecer no topo da página. A imagem que ficará em destaque na milestone possui 843 x 403 pixels de dimensão.

Outros dois recursos que chegaram com mudança de layout são o destaque de posts na timeline e a possibilidade de fixar um post no topo da página.

O destaque de posts serve para ampliar determinado post de modo que ele ocupe os dois lados da timeline. Esse recurso é bem interessante quando o post trata de uma imagem ou material que se utilize do aspecto visual para chamar a atenção.

Já a possibilidade de fixar posts no topo da timeline é bastante útil, por exemplo, para promover algum material desenvolvido pela sua empresa, destacar alguma promoção que está sendo realizada, entre outros.

Após a mudança do layout das páginas, esta função passou a ser considerada uma das principais maneiras de gerar Leads através do Facebook, justamente pela possibilidade de destacar determinados posts na página. Por este motivo, é importante que você troque essa imagem e promova novos conteúdos semanalmente, visto que a cada sete dias esse post volta para seu lugar na timeline.

Ainda sobre os posts fixados no topo, a pesquisa da WildFire citada anteriormente, mostrou que esses conteúdos, principalmente quando há uma imagem chamativa, possuem em média 50% mais curtidas e quase o dobro de comentários do que um post comum da página.

Na Página da Resultados Digitais, por exemplo, nós utilizamos os posts fixados para destacar um de nossos materiais educativos.

Outros recursos importantes

Mensagens

Agora os fãs da página podem enviar mensagens privadas para a empresa de forma mais fácil. Essa função facilita a conversa com um fã sem a necessidade de tornar pública essa troca de mensagem e sua empresa pode utilizá-la para resolver algum problema do consumidor fazendo dessa função uma espécie de SAC.

Apesar de não recomendarmos a limitação dos meios de comunicação dos fãs com a empresa, essa função pode ser desabilitada através da Edição da Página acessada pelo Painel Administrativo.

Painel Administrativo

Os administradores da página ganharam um excelente recurso chamado Painel Administrativo, que pode ser acessado através de um botão localizado no canto superior direito da página. Nesse painel, aparecem as últimas notificações de pessoas que curtiram ou comentaram em algum post, novos fãs, últimas mensagens privadas recebidas e um resumo gráfico do alcance dos posts.

Esse novo painel é de suma importância para o gerenciamento da página, já que reúne as informações mais importantes para a empresa em apenas um local.

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