Blog de Marketing Digital de Resultados

O que um profissional ganha ao produzir conteúdo para a empresa?

Não é só a empresa que ganha com a produção de conteúdo. Saiba como o profissional pode fazer dessa prática uma forma de desenvolvimento pessoal e de carreira.

A produção de conteúdo é um dos combustíveis que move uma estratégia de Inbound Marketing.

Isso não é novidade, já falamos muito disso aqui no blog da Resultados Digitais.

Os profissionais de Marketing Digital já sabem disso. E quem está entrando agora na área precisa logo ficar atento ao potencial que um bom conteúdo tem de trazer resultados para a empresa.

Mas há um outro detalhe de que pouquíssimas pessoas falam.

É sobre os benefícios da produção de conteúdo não para a empresa, mas para o próprio profissional.

Como editor do blog da RD, auxilio diariamente outros profissionais de marketing na criação de conteúdo. Muito disso já falei no post Como o blog da RD chegou a 300 posts no ano.

A ideia desse artigo é ir mais fundo. Portanto, vou contar o que você, profissional de marketing, pode ganhar ao produzir conteúdo, tanto para seu LinkedIn, Medium, projeto pessoal ou para o blog de sua empresa.

Em suma, destaco 3 benefícios inestimáveis que a produção de conteúdo traz para a vida profissional:

  • Aprendizado
  • Reconhecimento
  • Produtividade

Vamos aprofundar sobre cada um abaixo.

1. Aprendizado

Muitas pessoas acreditam que escrever é feito para ensinar/informar outras pessoas.

Isso é um engano. Escrever não é sobre ensinar, é sobre aprender.

A escrita tem uma capacidade incrível de fazer com que você aprenda e reflita muito sobre um determinado tema.

“Escrever organiza e esclarece nossos pensamentos. Escrever é a forma como refletimos a respeito de um assunto e como o incorporamos a nós mesmos. Escrever nos permite descobrir o que sabemos – e o que não sabemos – sobre qualquer coisa que estejamos tentando aprender.” – William Zinsser, Writing to Learn: How to Write–And Think–Clearly about Any Subject at All

Ou seja, escrever é uma via de mão dupla. Ao produzir conteúdo você está, sim, informando ou ensinando os leitores sobre algum tema, mas ao mesmo tempo você está desenvolvendo o seu conhecimento sobre esse assunto.

Os maiores aprendizados que tive como profissional de marketing estão registrados em artigos que escrevi aqui no blog.

2. Reconhecimento

Uma das grandes vantagens do Marketing de Conteúdo é que, por meio desses conteúdos, a empresa consegue construir um ativo importante e tornar-se autoridade em seu mercado.

Quando levamos isso para o profissional, a ideia segue sendo a mesma.

Associar o seu nome a uma ideia, a boas práticas, a uma reflexão ou a qualquer outro tipo de conteúdo é um pequeno passo para transformá-lo também em autoridade no assunto.

Quem não gostaria de ser reconhecido? Quem não gostaria de receber elogios pelo trabalho realizado? Quem não gostaria de receber comentários ou mensagens dizendo que o seu artigo está ajudando essa pessoa de alguma forma?

O reconhecimento é outro valor inestimável. Não se compra, se conquista.

Uma vez que você é referência no assunto, você ganha muito mais credibilidade dentro de seu mercado.

Esse reconhecimento pode acontecer em várias esferas.

Pode começar dentro da área, com o profissional se tornando referência entre os colegas de trabalho.

Pode se expandir para a empresa, com o profissional se tornando referência entre todos os colegas de trabalho.

Pode se expandir ainda mais e – por que não? – atingir níveis em que o seu trabalho pode impactar pessoas de todo o país.

Resumindo, um pouco de autoridade no assunto pode tornar mais fácil para você ganhar o apoio para realizar outros trabalhos e projetos, além de melhorar o seu relacionamento e o respeito que os seus colegas e clientes têm por você.

3. Produtividade

Todo mundo tem tarefas repetitivas, certo?

Por exemplo, explicar a mesma coisa para várias pessoas.

Principalmente para quem trabalha no atendimento direto a clientes, publicar um artigo pode dar uma boa escalada em seu trabalho.

Isso é possível pois com um artigo você pode impactar todos estes clientes e ganhar produtividade ao não ter que explicar os mesmos conceitos para várias pessoas. Assim, você fica livre para questões mais pontuais, para tirar dúvidas e para agir de forma mais personalizada.

Para gestores e líderes de times, escrever um post no blog é como escrever um playbook. Pode economizar bastante tempo no futuro ao evitar ações repetitivas demais.

Para analistas de marketing e contribuidores individuais, escrever pode ser uma forma de tirar muitas ideias da cabeça e começar a colocá-las em prática no dia a dia.

Conclusão: Como começar a escrever com qualidade

Até aqui falamos de 3 vantagens de produzir conteúdo.

Mas estou ciente de que escrever pode não ser tão natural para todo mundo.

Contudo, na minha experiência como editor, percebi que muitas vezes escrever não é apenas talento, é treino também.

Tive contato com muitos profissionais que já escreviam muito bem e com muita facilidade.

E também tive contato com profissionais que se sentiam travados, sem inspiração, sem nem saber por onde começar o texto.

No entanto, estes profissionais que diziam ter dificuldade em escrever, muitas vezes, me surpreenderam com suas experiências e com sua escrita.

Portanto, se você não sabe escrever, não tenha vergonha e comece a esboçar um artigo. É a prática que vai fazer com que você se desenvolva. Se você sentir ainda muita dificuldade, peça ajuda a um profissional de conteúdo. E, se você já domina a arte da escrita e não tem dificuldade nenhuma, sugiro que também peça sempre uma segunda opinião. Todo escritor precisa (e se beneficia muito) de um editor. É assim na literatura, no jornalismo e também no marketing.

Para saber mais, eu recomendo a leitura de dois posts que escrevi aqui no blog da Resultados Digitais.

Espero que esses benefícios ajudem você a se sentir motivado a praticar a arte da escrita.

E que essa nova (ou velha) prática ajude você a se tornar um profissional de marketing mais inteligente, produtivo e reconhecido.

Marcadores:

Deixe seu comentário