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Onde investir: Facebook Ads ou Google Adwords?

Na maioria das vezes em que conversamos com gerentes de marketing e falamos sobre compra de mídia online, o Adwords é a primeira opção a vir à mente. Talvez porque a ferramenta de Links Patrocinados do Google tenha sido de fato a primeira opção a apresentar resultados concretos para os anunciantes e acabou se consolidando como a referência do mercado.

No entanto, com o crescimento do Facebook e a evolução dos Facebook Ads, outra ótima opção surgiu e passamos a receber perguntas frequentes de nossos clientes sobre qual dessas duas redes produz melhores resultados, ou seja, vale a pena investir mais.

Entendemos que as duas são importantes e funcionam de maneira complementar. De forma bastante resumida, o Google Adwords é excelente para captar demanda já existente, enquanto o Facebook é muito bom para gerar demanda.

Vantagens e desvantagens do Google Adwords

Há um banner do Google que diz o seguinte: “Sabe quem precisa de um Táxi? Pessoas que buscam por táxi. É por isso que os anúncios do Google funcionam”.

De fato essa é a grande vantagem do Google Adwords: os usuários estão efetivamente buscando pelo assunto. Isso garante uma taxa de respostas consideravelmente maior e costuma atrair usuários mais “prontos” para a compra.

Por outro lado, os usuários que ainda não sabem que têm o problema não vão fazer buscas sobre o tema, e por consequência não são atingíveis via Adwords. Além disso, as opções de segmentação costumam ser muito mais limitadas e, devido à concorrência em diversos mercados, os preços também costumam ser mais altos.

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Vantagens e desvantagens do Facebook Ads

Uma das grandes vantagens de uso do Facebook Ads é atrair potenciais clientes que ainda estão em estágios bem iniciais de preparação e interesse para a compra. Isso porque o anúncio está presente sem que o usuário busque ou demonstre um grande interesse no assunto.

Além disso, com os anúncios do Facebook é fácil fazer com que o usuário curta a página da empresa e crie um vínculo para ser trabalhado ao longo do tempo, ganhando mais confiança na empresa e lembrando-se dela quando o momento de compra chegar. É uma conversão mais suave do que o “tudo ou nada” do Adwords.

Outro tipo de necessidade em que o Facebook é excepcional é o caso da segmentação por perfil.

Suponha que queiramos ofertar nossos eBooks gratuitos e atingir como público os gerentes de marketing. No caso do Google Adwords, há diversas pessoas procurando pelo tema: estudantes, pesquisadores, assistentes, estagiários, curiosos. É impossível separar o joio do trigo previamente e a empresa acaba pagando por todos os contatos que não são proveitosos.

Já para os anúncios no Facebook, é possível ser cirúrgico na segmentação e atrair o público perfeito para sua empresa.

No entanto, o que é um benefício acaba funcionando também como desvantagem. O fato de o usuário não estar procurando ativamente pelo assunto traz uma taxa de cliques e conversões menor e a oferta precisa ser bastante atrativa para gerar interesse.

Portanto, ambas as redes oferecem ótimos benefícios e o orçamento pode ser balanceado para os tipos de resultados que forem prioridade para sua empresa.

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