Blog de Marketing Digital de Resultados

Onde procurar candidatos para trabalhar com Marketing Digital?

Há algumas semanas lançamos em nosso blog como escolher um profissional de Marketing Digital. Hoje a ideia é trazer dicas de onde encontrar esse profissional, ainda muito raro no mercado, para ajudar sua empresa a encontrar a pessoa certa para a função. Abaixo você vai ver como nós da Resultados Digitais fazemos para procurar talentos para o nosso time:

Redes Sociais: esteja onde todos estão

Há cada vez mais pessoas nas redes sociais, então, por que não procurar candidatos por lá? E em se tratando de profissionalismo, o LinkedIn é a rede mais certeira. Uma forma de aproveitar essa rede é procurar por pessoas que tenham na descrição do perfil cargos relacionados à área que você deseja. A Busca Avançada também permite detalhar a busca por relacionamento, grupos, localidade, entre outros…

Busca por candidatos no LinkedIn
Campos para refinamento de busca na Pesquisa Avançada do LinkedIn

Caso a pessoa tenha um perfil bem atualizado, você também poderá encontrar informações sobre seus últimos empregos e as atividades que desenvolvia, além de cursos feitos e outras habilidades que possam estar descritas. Ou seja, o perfil no LinkedIn é um currículo online bastante eficiente, que pode mostrar, inclusive, as aptidões do candidato para as quais ele é recomendado por outras pessoas.

Assim, além de esperar que um bom candidato veja a sua vaga, você também pode entrar na caça ao tesouro, buscando perfis que acredite que se encaixam à sua oferta.

Além do LinkedIn, aproveite outras redes sociais como o Facebook, Twitter e Google+ para divulgar a vaga pelo seu perfil pessoal e de outros funcionários, além da própria página da empresa,fazendo posts bem atraentes para chamar a atenção das pessoas. Vale lembrar que uma imagem bonita e um post bem escrito ajudam a atrair os cliques!

Aproveite os grupos de discussão

Uma boa tática é divulgar a sua vaga em grupos relacionados à área de Marketing. Pessoas que têm interesse em Marketing Digital estudam sobre o assunto e estão acompanhando as atualizações, então postar sobre a vaga pode atrair bons candidatos. Vale apostar em grupos de discussão em redes sociais, como LinkedIn, Facebook e Google+.

Divulgação corpo a corpo

Se o objetivo é contratar um estagiário, vale ir a universidades divulgar, por exemplo, em Centros Acadêmicos de cursos voltados para o Marketing, como Publicidade, Comunicação Social ou Administração.

Vale também conversar com a coordenação do curso e perguntar sobre formas de contato com o estudantes: se é possível dar o recado nas salas de aula ou se o curso tem uma lista de emails para discussão onde a coordenação possa transmitir a mensagem.

Indicações de conhecidos – o famoso QI

“O mundo é feito de recomendações”, afirma o pai do Facebook, Mark Zuckerberg. E ele está certo: nos sentimos mais seguros quando temos uma opinião positiva de algum conhecido sobre algo que buscamos. O mesmo pode ser aplicado na hora de encontrar um novo funcionário.

Vale conversar com seus conhecidos e contar a eles sobre a vaga que quer preencher e o perfil que busca. Muitas vezes em uma simples conversa já pode aparecer uma boa indicação. Conversar com colegas do mercado que já atuam em seu ramo irá ajudar nessa busca.

Com esse boca-a-boca, mesmo se os seus contatos não tiverem alguém a indicar, outros contatos deles podem te ajudar quando a notícia espalhar.

Vendendo a si mesmo: divulgação no site da empresa

Por que não aproveitar o próprio site da empresa para divulgar sua vaga? Há algumas maneiras de fazer isso. Uma página com informações mais completas para a vaga é recomendada. Para empresas maiores e com mais recurso, vale montar uma seção de Trabalhe Conosco, onde podemos disponibilizar várias vagas com mais facilidade.

Um exemplo é a nossa página de Trabalhe Conosco da Resultados Digitais, onde além das vagas oferecidas, trazemos informações sobre a empresa para que o candidato conheça melhor nossa cultura e o que esperamos de quem quer fazer parte do time. Produzimos até um vídeo que mostra o nosso ambiente organizacional, com o objetivo de atrair pessoas que se identifiquem com a nossa proposta. Se você tiver alguém de sua equipe disposto a investir algum tempo nisso,nesse post damos algumas dicas de como começar a produzir vídeos.

Outra boa opção é usar as newsletters que sua empresa envia para a base. Separe um espaço para avisar o público que vocês estão atrás de novos funcionários. Em nossa newsletter (abaixo) chamamos para a página Trabalhe Conosco. Caso sua empresa ainda não tenha desenvolvido essa página, é possível dar informações gerais e divulgar um email de contato para quem quiser saber mais.
Colocar a vaga na newsletter
Newsletter de Marketing Digital da Resultados Digitais

Agora que você tem a demanda e já viu diferentes formas de buscar e divulgar o perfil que está buscando para sua empresa, vá em frente! Depois nos conte aqui os resultados das ações.

 

Crédito da imagem em destaque: Shutterstock

Marcadores:

Deixe seu comentário