Os 10 erros mais comuns de empresas iniciantes no Twitter

André Siqueira
André Siqueira20 de setembro de 2011
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Depois que o Twitter começou a utilizar o domínio t.co em todos os links, passou a aparecer como o site que mais traz visitantes para o nosso blog. Assim como o Facebook, acreditamos que o Twitter seja uma rede madura e com benefícios reais para o seu negócio.

No entanto, na ânsia de aproveitar esses benefícios, muitas empresas se aventuram na rede sem conhecer as boas práticas mais essenciais. Para que sua empresa não cometa nenhum deslize, separamos hoje os 10 erros mais comuns de quem está começando no Twitter:

Não usar uma conta pública (aberta)

Grandes benefícios do Twitter são o relacionamento e a exposição. Uma conta protegida praticamente manda um recado “não quero que as pessoas vejam o que estou escrevendo, nem compartilhem, nem se relacionem comigo”. Se essa é a intenção, sua empresa nem deveria estar no Twitter.

Nunca, nunca, use contas protegidas para uma empresa.

Não customizar as informações básicas do perfil

Não só a imagem é uma excelente forma de divulgar sua marca e fazer as pessoas começaram a se acostumar com sua logo, como também transmite mais profissionalismo. Nada parece mais iniciante e amador no Twitter do que usar a imagem padrão do serviço (o "ovo").

Preencher a Bio com algo descritivo e um link para o seu site também ajuda as pessoas a identificar sua empresa e saber o que esperar daquela conta, consequentemente ajudando a aumentar o número de seguidores.

No entanto, não se preocupe tanto em customizar o background. Isso tem uma pequena influência, já que no dia-a-dia as pessoas consomem os tweets na sua própria timeline no Twitter, ou seja, ninguém fica vendo o seu perfil com frequência.

Divulgar o perfil sem ter muito conteúdo publicado

Não adianta colocar o link para seu perfil na home do site, fazer toda uma divulgação em outros veículos e esperar que o número de seguidores cresça enquanto sua empresa ainda não publicou nada.

Normalmente, quando alguém entra em seu perfil, analisa quais foram seus últimos tweets e identificam se são ou não interessantes o suficiente para te seguir. Se sua empresa ainda não tiver nada publicado, fica difícil parecer interessante. Normalmente já seguimos muitas pessoas e ninguém quer arriscar seguir ainda mais perfis sem saber o que esperar.

Sair seguindo pessoas indiscriminadamente

Um hábito muito comum no Twitter é sair seguindo pessoas na esperança que elas sigam de volta. O único problema é que possuir um número de “Seguindo” muito desproporcional ao número de “Seguidores” transmite a imagem de um perfil desinteressante ou até mesmo spammer.

Se sua empresa for usar essa tática, ao menos garanta que:

  • O número de “seguindo” nunca fique muito maior do que o de “seguidores”. Recomendamos uma diferença máxima de 100 pessoas.
  • Procure ler a bio e siga pessoas que de fato possuem relação com o seu negócio, ao invés de clicar aleatoriamente.
  • Garanta que os erros que apresentamos anteriormente não estejam sendo cometidos. Se sua empresa não tiver customizado o perfil ou não tiver nada publicado, diminui muito suas chances de ser seguida de volta.

Enviar mensagens diretas de forma automática para todos que começam a seguir

Nesse item podemos dizer que nem só os iniciantes falham, já que mesmo pessoas experientes em mídias sociais usam desse recurso.

O problema com esse tipo de mensagem é ser extremamente robotizada e enlatada, além de quase nunca ser útil. Se alguém passou a te seguir, deve acompanhar os conteúdos que você compartilha ao longo do tempo. Não é preciso usar a mensagem direta para divulgar seu site ou alguma outra coisa.

Não responder às menções

O uso do Twitter perde o sentido se não houver incentivo ao relacionamento. Com exceção de celebridades e marcas gigantes que recebem um número abusivo de menções, é recomendável a todos que respondam e mantenham próximas as pessoas que ajudarão sua empresa a espalhar a mensagem.

Não manter a consistência no assunto e na frequência

O Twitter da sua empresa deve manter o foco no tema de mercado dela e entregar conteúdo relevante na área. Não use o perfil da empresa para contar o que fizeram no fim de semana e principalmente para assuntos polêmicos como religião, sexualidade e times de futebol.

Outro erro comum é entrar apenas vez ou outra. Se empolgar e usar muito por alguns momentos e depois esquecer a ferramenta e não publicar mais nada não vai trazer resultado algum para sua empresa. Consistência é a chave.

Spammear diversas pessoas com uma mensagem

Spam no Twitter

As mídias sociais são diferentes do marketing tradicional. Não adianta tentar usar estratégias de interrupção por aqui. Poucas coisas incomodam mais e parecem tão desesperadas que ver alguém fazendo isso:

Usar scripts para ganhar seguidores

O erro aqui é, na verdade, se basear nas métricas de vaidade. Você não quer milhares de zumbis te seguindo. Sua intenção nas mídias sociais é criar uma comunidade que leia e compartilhe seu conteúdo, e isso é algo que nenhum script pode te ajudar.

Comece a produzir conteúdo e faça as pessoas se interessarem por você!

Não estudar como o Twitter funciona e quais seus benefícios

Há muitas empresas entrando na rede sem ter objetivos claros e sem entender as regrinhas do Twitter. Esse post dá alguns erros básicos, mas um erro maior ainda é não ir além disso e aprender mais sobre como conseguir bons resultados.

André Siqueira

André Siqueira

Quem escreveu este post

Co-fundador da Resultados Digitais, líder de automação de Marketing na América Latina e nos 8 primeiros anos da empresa liderou a criação e escalada da área de Marketing, tida como referência no Brasil. Do Marketing partiu para uma nova unidade de negócios, focada no desenvolvimento de um produto de educação. Pela RD se tornou também Empreendedor Endeavor e recebeu os prêmios de Empreendedores do Ano pela Endeavor (2017) e pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios na categoria serviços (2015). Também foi eleito um dos Forbes Under30 em 2019. Formado em administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi professor de marketing digital na pós gradução da PUC RS, Be Academy, Estácio (SC) e Sustentare. Também foi eleito o profissional do ano em Inbound Marketing três vezes consecutivas pelo Prêmio Digitalks (2016, 2017 e 2018).

Veja também

Marketing
Como começar no Marketing de Afiliados e ganhar dinheiro e benefícios
Marketing
Como a programação pode ajudar nos resultados de Marketing Digital?
Marketing
10 exemplos de páginas “sobre” para você se inspirar