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Como usar palavras-chave de cauda longa para atrair mais pessoas a seu site

Saiba como o uso de palavras-chave de cauda longa (long tail keywords) podem ajudar na melhoria do posicionamento digital da sua empresa, seja pela busca orgânica ou por mídia paga.

As empresas estão aumentando cada vez mais os esforços para se tornarem referência no meio digital e trazer cada vez mais receita dos diferentes canais que a internet nos oferece. Essa incessante busca pelo ROI alto influencia em todas as etapas do processo de inbound marketing, sejam elas as de Atração (SEO, blog, Adwords, Face Ads), Conversão (landing pages, formulários de contato) e Relacionamento (Email marketing).

No post de hoje vamos tratar especificamente da parte de Atração, isto é, como o uso de palavras-chave cauda longa (long tail keywords) podem ajudar na melhoria do posicionamento digital da sua empresa, seja pela busca orgânica ou por mídia paga.

O que são palavras-chaves cauda longa?

Palavras-chaves cauda longa ou long tail keywords ou são geralmente formadas por três ou mais palavras criando uma pequena frase e representando uma busca mais personalizada.

Tais palavras representam uma forma de se diferenciar tanto com a compra de palavras-chave no Google, quanto com a execução de boas práticas de SEO. Assim, as keywords genéricas são deixadas de lado para se dar preferências a palavras-chave mais específicas, e que estejam mais próximas do conteúdo que você quer divulgar. Ou seja, termos mais específicos que representem com mais realidade a intenção do seu conteúdo.

Além disso, o uso desse tipo de palavra possibilita, principalmente, a segmentação de visitas no topo de funil, trabalhando a atração dos leads. À primeira vista parece ser uma aposta arriscada, já que envolve palavras que representam um volume menor de buscas, e consequentemente atingem um número menor de pessoas em busca do seu produto ou serviço.

Por outro lado, a estratégia com cauda longa representa um enorme ganho com a possibilidade de fazer com que as pessoas que buscam pela sua empresa, encontrem algo mais próximo da realidade das pesquisas que elas fazem. Isso também contribui para um aumento do índice de qualidade do seu anúncio no Google Adwords.

Um exemplo de cauda longa para ser analisado na prática

Vamos supor que você tenha um site que venda artigos esportivos para surfistas em Santa Catarina e queira que os esportistas encontrem seus produtos na primeira página do Google de forma orgânica, ou nas primeiras posições anunciando pelo Adwords. O uso de palavras-chave como loja surf, prancha de surf, surf, pranchas surf, dentre outras que são bem generalistas, podem fazer com que esse surfista não encontre sua página, pois a concorrência por esses termos é bastante elevada. No caso da mídia paga é ainda pior, pois a visualização e o clique poderão custar uma boa quantia de dinheiro, e que não levarão necessariamente o visitante à compra.

Um bom exemplo de palavras-chave cauda longa que especificariam os interesses desse surfista, seriam:

prancha de surf nova
prancha de surf usada
onde comprar prancha de surf
preços de prancha de surf santa catarina
comprar prancha de surf
prancha de surf preços
prancha de surf iniciante
loja de surf sc

Essas palavras possuem uma média de pesquisas mensais menor do que prancha, prancha de surf. Em compensação, são palavras que aumentam as chances de compra dos surfistas, pois os interesses estão direcionados de forma mais clara. Ou seja, essas palavras geralmente possuem uma taxa de conversão maior que as de cauda curta, e também uma concorrência menor do que o habitual.

Um outro ponto interessante do uso desses termos são os diferentes direcionamentos que eles podem dar a quem está fazendo uma pesquisa no Google. Consumidores que ainda não estão preparados para o momento de compra provavelmente usarão palavras mais informacionais em sua busca pela rede, como por exemplo:

como encontrar a prancha certa
como escolher sua prancha de surf
marca de prancha de surf
top 10 melhores pranchas de surf
tamanhos de prancha de surf

Em compensação consumidores que já estão mais avançados na jornada de compra, e consequentemente procurando por conteúdos mais comerciais, podem usar palavras mais voltadas para compra e venda como os seguintes termos:

comprar
alugar
revisar
desconto
cupom
encomenda

Saiba também como criar conteúdos baseados na jornada de compra da sua persona

Resumindo, podemos encontrar 4 grandes benefícios do uso de cauda longa

Chegar mais fácil ao seu objetivo

Quanto mais próximo da resposta o visitante chegar em uma pesquisa, maior é a probabilidade de clique no link. E maior é a chance de que ele tenha sua questão resolvida. Facilitar o caminho da audiência no objetivo de sua página, seja compra, conversão, assinatura ou outra ação, é também uma forma de iniciar um bom relacionamento com seus novos clientes.

Melhor custo-benefício

Apesar de serem palavras-chave com menor volume de buscas do que as short tails (keywords formadas de uma a três palavras) e head tails (keywords de apenas uma palavra), as long tail keywords via de regra possuem cliques mais qualificados, uma vez que não levam respostas vagas a quem pesquisa. Isso influencia diretamente o ROI, já que as chances de conversão são maiores.

Menor rejeição

Alta rejeição não é um índice motivo de orgulho por parte de um negócio. Ao otimizar as suas palavras-chave de cauda longa, você tem a oportunidade de diminuir essa taxa e ter, em seu site, os visitantes certos adquirindo seu produto – e, possivelmente, retornando ou indicando seu negócio a outras pessoas.

Crescimento das buscas no Google

Com uma rejeição menor dos visitantes também há uma melhor qualificação nas buscas do Google, o que acaba consequentemente aumentando o número de visitas ao seu site.

6 dicas importantes de como usar palavras-chave de cauda longa

1 – Fazer uma boa pesquisa

Antes de investir nas palavras-chave mais relevantes para a sua empresa, é fundamental que haja uma pesquisa dos termos que sejam relevantes para o seu negócio.

Por exemplo, na Resultados Digitais o uso da keyword blog de marketing digital não foi feito por acaso, e ajudou a posicionar o blog da empresa em primeiro no ranking de buscas do Google.

Existem boas ferramentas que podem ajudar nessa pesquisa como Keyword Planner do Adwords, o Keyword Tool e o Ubbersuggest.

Saiba mais sobre como escolher as melhores palavras-chave para brigar pelos resultados no Google

A ferramenta Ubbersuggest em especial é bastante eficaz para essa pesquisa. O que ela faz é aprimorar palavras-chave com outros termos e dar variações e sugestões das mesmas, aumentando seu leque de opções na hora de escolher uma keyword específica.

2 – Usar seu Google Analytics e Search Console

Analisar o seu site por meio das ferramentas Google Analytics e Search Console dão uma boa noção de quais long tail keywords você pode começar a explorar.

Tanto a pesquisa interna de seu site quanto a externa são boas fontes de análise para você aprimorar sua otimização de palavras-chave de cauda longa.

Confira também 6 dicas para extrair mais do Google Analytics

3 – Usar sinônimos

O fato de pensar como se o seu consumidor fosse fazer a busca ajuda bastante a criar as long tails. Muitas vezes a palavra que você imagina ser a melhor, pode ser buscada como sinônimo pelo seu potencial cliente, então a dica é investir também em sinônimos.

Você pode criar várias versões de long tail keywords trocando apenas algumas palavras que sejam ou sinônimas ou que levam a produtos ou serviços bem similares. Exemplo: tênis / calçado – notebook / laptop – emprego / trabalho.

4 – Equilíbrio no tamanho

O ideal é que essas palavras de cauda longa não sejam tão pequenas quanto “marketing”, e nem tão grandes quanto “o que você deve prestar atenção no marketing em 2015”. De acordo com o site Search Engine Watch, e o especialista inglês Neil Patel, é recomendado o uso de ao menos 4 palavras-chave ou que elas tenham de 11 a 20 caracteres.

5 – Produzir um conteúdo de qualidade

A questão aqui pode parecer que foge um pouco do tema “long tail keywords”. Mas não se engane, de nada adianta escrever palavras-chave a esmo sem ter uma preocupação clara em responder às perguntas de seus visitantes. O Google, a cada atualização do algoritmo, valoriza mais e mais a qualidade do conteúdo.

6 – Entrar na mente de seu consumidor/visitante

Pense em seu produto e esqueça que ele faz parte de seu negócio. Depois, imagine quais perguntas ou palavras-chave você deve fazer para encontrar este produto no Google. Faça esse exercício, como se você estivesse procurando uma solução para seu problema e encontrasse o seu próprio site nos resultados.

Conclusão

O uso correto das palavras-chave de cauda longa em marketing digital é fundamental para que seu site receba as visitas mais qualificadas, e consequentemente, obtenha os melhores resultados.

É bom levar em consideração que o principal objetivo de usar as long tail keywords não é a manipulação dos sistemas de busca para ranquear melhor o seu site, mas sim entender o que a sua audiência está buscando, quais questões ela quer solucionar e o que ela está pensando quando vai fazer uma busca pelo Google.

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