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Passo a passo do LinkedIn Ads: saiba como montar a sua campanha

Sua empresa usa mídia paga para atrair visitantes e gerar Leads? Não são poucas as empresas que respondem sim. No entanto, as plataformas mais mencionadas são sempre o Google Adwords e o Facebook Ads. Uma outra possibilidade com um potencial muito grande é quase sempre deixada de lado: já pensou em anunciar no LinkedIn Ads?

A maior rede profissional do mundo tem uma enorme vantagem: além das segmentações por região, sexo e idade que outros serviços oferecem, é possível focar seu público por setor do mercado, tamanho de empresa, cargo e outras informações que podem ser relevantes para garantir o sucesso no retorno desse investimento.

Já falamos em outros posts sobre como usar o LinkedIn para gerar negócios, seja por meio de páginas de empresas, grupos de discussão ou conexões. Neste texto vou ensinar o passo a passo para sua empresa montar suas campanhas e testar o canal como mais uma porta de entrada para novas vendas.

Apesar dos custos serem acima do habitual, nenhuma outra ferramenta tem um poder tão grande de assertividade no público corporativo e o retorno pode valer (e muito) a pena. Tudo vai depender da qualidade da sua campanha, em especial da segmentação do público e da oferta.

Começando

Antes de tudo, defina as personas de cada campanha. Não menospreze essa etapa: esse passo anterior é fundamental. Lembre-se que a rede oferece segmentações bastante profundas. Explore isso para focar cada anúncio nas pessoas mais específicas possível.

Há duas opções para criar uma campanha no LinkedIn Ads: por seu perfil pessoal e por uma conta Business. É interessante criar essa opção (para isso só é preciso que sua empresa já tenha uma página na rede). Assim, os demais membros que você adicionar como administradores da conta Business terão acesso aos dados dos anúncios.

Conta Business

Após isso, clique em “Criar um anúncio”. O primeiro campo é o nome da campanha. Esse dado só será exibido no seu painel de campanhas, mas é importante especificar claramente para poder identificar e acompanhar os resultados com facilidade.

Opte pelo idioma do anúncio e o Tipo de Mídia, que pode ser básica (texto e imagem) ou vídeo:

LinkedIn Ads: nome da campanha

Em seguida você decide a URL de destino do seu anúncio, que pode ir para uma página do seu site ou para sua página no próprio LinkedIn. Aqui é importante lembrar de inserir parâmetros para conseguir analisar o comportamento dos visitantes vindos desses anúncios. Explicamos como fazer isso neste post.

URL de destino do LinkedIn Ads

Há algumas opções de destino, como Landing Pages para o usuário converter em uma oferta específica, página de apresentação dos seus produtos ou serviços, página de uma promoção temporária, formulário para pedido de trial, etc.

Agora é o momento de criar seus anúncios. Insira uma imagem chamativa, um título e duas linhas de descrição. Procure fazer textos atrativos (apesar do espaço reduzido) e que estejam bem alinhados com o público-alvo dessa campanha:

Anúncio LinkedIn Ads
É possível fazer até 15 variações de anúncios. Aproveite para testar imagens e textos diferentes e ver o que funciona melhor.

Ponto de atenção: entregue o que você prometeu. Ninguém fica satisfeito de clicar em um anúncio com uma oferta que o interessou e ser direcionado para um destino diferente da sua expectativa.

Definindo o público-alvo

Hora de escolher quem irá visualizar seus anúncios. O LinkedIn busca essas informações de acordo com o que os usuários preencheram em seus perfis.

Passo 1: localidade. Há como determinar desde continente até estados e regiões.

Segmentação por localidade

Passo 2: empresas. Ponto-chave para negócios B2B. A escolha pode ser feita pelo nome da empresa ou por setor e tamanho:

Segmentação por empresa
Passo 3: função e/ou nível de experiência. O nome já diz. Determine qual é a área de atuação e o cargo do seu alvo:

Segmentação por função

 

Além dessas opções, há ainda sexo, idade, instituição de ensino e grupos do LinkedIn que as pessoas participam.

Determine seu lance e gasto diário

Na próxima tela, o LinkedIn sugere um valor para pagar por clique (CPC) ou por mil visualizações (CPM). Ele se baseia nas segmentações para estimar o quanto você deve pagar para ter seus anúncios exibidos. O lance mínimo para qualquer anúncio é R$ 4 e o orçamento diário mínimo é R$ 20:

Orçamento LinkedIn Ads

O último passo antes das informações de pagamento é optar ou não pelo Lead Collection. Sem nenhum custo extra, ao clicar nos seus anúncios, o usuário vê uma opção para pedir que a sua empresa entre em contato com ele. Isso permite enviar um email via LinkedIn para ele. Caso o Lead deixe algum endereço de email externo nesse  pedido, sua empresa pode entrar em contato por esse canal.

Lead Collection

Pronto! A sua campanha está montada! Após análise e aprovação dos anúncios, você poderá acompanhar os resultados pelo painel do Gerenciador de Campanhas. O próprio LinkedIn indica que um bom CTR fica acima de 0,025.

Criou sua campanha no LinkedIn Ads? Compartilhe conosco seus resultados!

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