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Passo a passo para criar webinars para diferentes objetivos do seu negócio

Possivelmente você já ouviu falar (e até já participou) de um webinar. Eles nada mais são do que seminários online, geralmente transmitidos ao vivo, sobre um tema específico. A palavra “transmissão ao vivo” pode assustar um pouco algumas pessoas, mas garantimos que seguindo alguns passos a sua empresa pode ousar e ter um retorno bastante interessante por esse canal.

Já escrevemos um post sobre como montar webinars no Google Hangout. É bastante simples e você não precisa de um estúdio super profissional para isso. Para começar, basta você, um computador e um objetivo. Os webinars podem ser usados para os mais diferentes propósitos:

  • Pode ser um webinar sobre um tema amplo para atrair e gerar Leads;
  • Pode ser um webinar sobre um tema mais avançado para avançar seus Leads no funil de vendas;
  • Pode ser uma demonstração ao vivo do seu produto (live demo) para converter Leads avançados em clientes;
  • Ou ainda pode ser um webinar focado para os seus clientes, com objetivo de relacionamento e retenção deles.

São as necessidades da sua empresa e a sua criatividade que irão determinar o tema a ser abordado. E para garantir o sucesso, vamos passar por todas as etapas da criação de um webinar:

Passo a passo para webinars de sucesso

Para facilitar, dividi as principais atividades que englobam a criação de webinars ao vivo. Separei as datas pelo que geralmente seguimos aqui na Resultados Digitais, mas você pode ficar livre para adaptações necessárias:

passo a passo webinars ao vivo

3 semanas antes

Definir o tema: obviamente o primeiro passo é definir sobre o que será o webinar. Faça uma avaliação das necessidades da sua empresa, analise qual tema seria interessante ser abordado e que traria resultados importantes.

Convidar os palestrantes: se você quiser a participação de alguma outra pessoa (que pode até ser de outra empresa), convide-a com antecipação para que ela possa reservar espaço na agenda.

Escolher a data: defina uma data e horário. É sempre importante considerar detalhes como a  proximidade com algum feriado (as pessoas podem se programar para viajar no horário da sua transmissão), se há algum evento importante nesse dia que possa competir com seu webinar e o melhor horário para o seu público estar online.

2 semanas antes

Montar a Landing Page: para que as pessoas possam se inscrever no evento é preciso uma página de registro em que elas coloquem pelo menos o seu email para receber as próximas comunicações sobre o webinar. Essa é uma excelente opção para transformar visitantes do seu site em Leads.

Não se esqueça de colocar nesta página todas as informações importante sobre o webinar: tema, horário, dia, etc. E seja bastante vendedor: se a oferta não parecer imperdível, não haverá conversão.

Enviar um email promocional: se você já tem uma base de Leads, prepare um email de convite para o webinar com todos os detalhes do evento e link para a Landing Page.

Divulgar nas mídias sociais: prepare chamadas nas mídias sociais convidando o público para o evento e direcionando para a sua Landing Page.

Preparar anúncios nas mídias pagas: caso tenha verba disponível para anúncios pagos, uma boa opção é criar ads em serviços como Google Adwords e Facebook Ads. Nesse segundo caso uma boa opção é impulsionar a postagem sobre o webinar, o que aumenta bastante o alcance dessa mensagem na rede.

Colocar call-to-action no site: outra alternativa é criar CTAs no site da empresa, seja em banners ou em chamadas com links nos posts do blog, por exemplo.

Os 7 dias antes

Acompanhar as inscrições: monitore quantos Leads já converteram e analise se há necessidade de reforçar algum dos canais de divulgação.

Preparar o roteiro: se você achar necessário, é legal montar um roteiro com o que será apresentado. Pode ser em tópicos, apenas para guiar suas falas e não deixar nenhum ponto importante de fora.

Subir a apresentação no SlideShare: caso use algum material de apoio como um PDF, é possível subir esse arquivo para estar disponível facilmente na hora da apresentação.

Montar o evento no Google Hangouts: com essa ferramenta você pode montar o link da página de transmissão com bastante antecedência. Veja aqui o passo a passo do Hangouts on Air.

Enviar email para os Leads: uma boa prática para manter o webinar na mente dos inscritos e garantir a sua participação é enviar um email “lembrete” reforçando a data e o horário da transmissão. Aproveite a mensagem para enviar algum material sobre o tema para ir aquecendo os espectadores, como um post no blog.

No dia do webinar

Testar a internet: você não quer correr o risco de ter seu webinar interrompido e prejudicado por causa de problemas com a conexão, certo? Por isso, teste bastante a sua rede antes da transmissão.

Organizar a sala: tome cuidado com o fundo e o enquadramento da transmissão. Procure organizar a sala onde vai apresentar o evento e garantir que todos os elementos necessários (caneta para escrever em um quadro, passador de slides, etc) estejam a mão.

Cuidar da iluminação: além disso, tenha cuidado com a iluminação do local. Evite que o ambiente fique muito escuro ou que o rosto do palestrante fique com excesso de iluminação.

Enviar email para os Leads: no dia da transmissão envie um email com o link para o webinar. Procure enviar pelo menos uma hora antes do início para que todos possam ver a mensagem e acessar a página da transmissão.

Luz, câmera e ação: na hora marcada, inicie o webinar!

Interagir com os participantes: procure interagir com os participantes por meio de comentários na página e responda as perguntas enviadas ao vivo. É recomendável ter pelo menos uma pessoa para mediar essa conversa e monitorar o que está sendo falado.

Agradecer aos presentes: ao fim da apresentação, agradeça publicamente a todos os que participaram e dê os recados finais, como se os slides serão disponibilizados via email, por exemplo.

Responder as perguntas pendentes: responda os comentários deixados na página de transmissão para que todos os participantes tenham resposta.

Depois da transmissão

Enviar email para os participantes: envie um email com o link permanente para o vídeo no Youtube e com o link para os slides da apresentação (caso haja).

Fazer uma pesquisa: para saber o que o público achou do webinar, é possível criar um formulário de pesquisa gratuito e enviar para os Leads responderem. Assim você poderá fazer ajustes apontados por eles.

Criar uma Landing Page para o webinar gravado: você pode continuar gerando Leads com seu webinar. Basta disponibilizá-lo em uma Landing Page no seu site (ou atualizar a antiga tirando o discurso de “ao vivo”).

O importante é sempre ir melhorando o processo. Com certeza alguma etapa a mais vai entrar ou sair desse passo a passo, mas o essencial é fazer tudo de maneira planejada para oferecer webinars cada vez mais incríveis para a sua audiência.

A sua empresa já fez ou faz webinars ao vivo? Conte-nos como foi a experiência nos comentários. :)

 

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