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Passo a passo: O que fazer antes, durante e depois da publicação de um post

Quem trabalha com produção frequente de conteúdo para um blog certamente já passou diversas vezes pela situação de esquecer algum passo importante no processo de publicação.

São diversos detalhes que, mesmo para quem já é acostumado, podem acabar passando batido e prejudicando de alguma forma os resultados.

Com a intenção de explicar cada item para os iniciantes e servir como checklist para os não tão iniciantes assim, trouxemos uma lista com todos os cuidados antes, durante e depois da publicação de um post. Se você ainda não tem um blog e está interessado em faze-lo, antes de tudo confira nosso tutorial sobre como criar um blog. Bom, agora vamos as dicas!

Antes de publicar

Check Lista de ideias

Já indicamos aqui 10 dicas para encontrar ideias para seu blog. Ter uma lista de ideias interessantes é bastante benéfico para manter o blog andando e ajuda a evitar dias de “paralisia” ou “bloqueio de ideias”.

Mantenha a lista atualizada anotando sempre que tiver uma nova ideia e procure partir dessa lista quando escrever um novo post.

Check Pesquisa de palavras-chave

É importante escrever os posts já pensando em quais keywords são o foco do artigo, ou seja, quais as palavras que as pessoas usam para buscar a informação que está sendo disponibilizada.

Muitas vezes o caminho é inclusive o contrário desse: a partir de uma grande lista de palavras-chave é que surgem as ideias de posts.

Não há grandes problemas na ordem, mas é bastante importante que haja essa preocupação em escrever ou adaptar para algo que as pessoas de fato buscam.

Check Calendário de publicação

É importante manter uma frequência consistente no blog. Um erro bastante comum é ver empresas se empolgando por alguns períodos e abandonando tudo em outros.

É interessante planejar com antecedência os dias em que cada post vai ao ar para evitar uma distribuição muito irregular de publicações. Isso também ajuda a escolher dias melhores para divulgar os posts (finais de semana, por exemplo, não costumam gerar muitos acessos).

Durante a publicação

No momento de efetivamente publicar, muitas pessoas não entendem exatamente o que cada campo da página significa e como preencher.

Vamos passar nos itens mais significativos utilizando o WordPress como exemplo, que é a plataforma mais comum. No entanto, não costuma haver variações significativas em relação a outros serviços.

Check Título do post

Esse é o título que aparece logo acima do texto.

Título do post - H1

Na maioria dos casos (depende da forma como o site foi programado), é o heading mais importante da página, o H1. É recomendável utilizar nesse espaço a palavra-chave foco, determinada anteriormente.

Wordpess - Post title

Obs.: headings são espécies de “cabeçalhos” que indicam a estrutura e prioridades da página. Entenda mais sobre o assunto nesse post.

Check URL

A URL é o endereço em que a post ficará disponível.

URL

Garanta que esse endereço seja descritivo e use as palavras-chave relevantes ao invés de códigos e números desconexos. Também tome cuidado com o tamanho e evite URLs muito grandes.

Editar URL - WordPress

Check Imagens

As imagens ajudam a quebrar melhor os textos e torná-los mais atrativos.

Imagens no post

No entanto, o Google não consegue “compreender” do que a imagem trata. Por isso é importante lembrar de preencher o texto alternativo, exibido-o quando a imagem não pode ser carregada.

Upload imagem WordPress

Inserir alt text WordPress

Assim o Google pode ler o conteúdo e reforçar a relação da página com a palavra-chave utilizada.

Check Page Title

Page Title é aquele texto exibido na aba do navegador. Não necessariamente é ou precisa ser igual ao título do post. Em termos de SEO (otimização para ferramentas de busca) é a parte mais importante da página, a que o Google mais valoriza. Por isso é muito importante utilizar ali a palavra-chave foco, de preferencia no ínicio da frase.

Page Title

Por padrão o Page Title não é editável de forma personalizada no WordPress, mas é muito simples a instalação de algum plugin que permita a edição no próprio post.

Entre os plugins mais conhecidos estão o All-in-one SEO e o WordPress SEO.

Editar Page Title WordPress

Check Meta description

Temos um post específico sobre Meta description que explicar melhor o assunto.

Essa parte do código não é visualizada pelo usuário na página, mas é aquele resumo que aparece na página de resultados do Google ou no Facebook quando o link é compartilhado.

Meta description

Por isso ele tem o papel de explicar o conteúdo e convencer o usuário a clicar, tornando-se assim bastante importante também.

Assim como o Page Title, esse trecho pode ser editável com o uso de plugins.

Editar meta description WordPress

Check Headings

Abordamos os Headings no tópico em que falamos do título do post, que costuma ser o H1.

No entanto, para garantir uma boa experiência de leitura e um texto facilmente escaneável, recomendamos também o uso de H2 e até H3 como subtítulos, quebrando o texto em partes.

HeadingsHeadings - WordPress

Check Call-to-action

Não esqueça de terminar o post incentivando o usuário a realizar alguma ação: ler um outro post, baixar um eBook, conhecer um produto.

O final do post, quando o usuário já leu o conteúdo, é bastante propício para isso. Os resultados de conversão são excelentes quando aplicado de forma abrangente nos posts do site.

Call to action

Check Read More

Leia mais (read more)

Não recomendamos exibir os posts completos na Home do blog. No WordPress é bastante simples garantir que isso aconteça. Basta estar no trecho em que você quer “cortar” o post e inserir o botão “Leia mais”.

Tag more - WordPress

Read more - wordpress

Check Categorias

O uso de categorias torna a navegação mais fácil para o usuário que se interessa por um tema específico e seu formato ajuda na arquitetura da informação, tornando as páginas mais próximas da Home e mais fortes, aumentando assim a chance de se posicionar melhor no Google.

Categorias - blog

Check Correção gramatical/revisão

O último item antes de apertar o botão de Publicar é fazer uma boa revisão para garantir que eventuais erros sejam corrigidos. Uma falha gramatical ou de concordância é bastante prejudicial e pode fazer com que as pessoas se lembrem mais disso do que do próprio conteúdo.

Se possível, peça para outra pessoa da empresa ler, já que pelo envolvimento com o texto é comum não percebermos erros simples quando estamos escrevendo.

Após a publicação

Check Compartilhar em mídias sociais

Use os canais de mídias sociais que sua empresa possui conta para dar o pontapé inicial na promoção do post.

Lembre-se da página no Facebook, Twitter, Linkedin, Google+ e qualquer outra que se aplique ao seu caso.

Pode ser interessante postar em fóruns também, como os grupos do Linkedin ou sites específicos da sua área de atuação.

Check Acompanhar comentários

É comum que após a publicação de um post algumas pessoas tenham dúvidas, críticas e elogios.

É papel de quem publica acompanhar os comentários e garantir que a conversa continue fluindo.

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