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Pesquisa de Marketing: por que sua empresa deve organizar uma

Conheça 6 motivos pelos quais sua empresa deveria organizar uma pesquisa de marketing. Desde conhecimento de mercado até geração de Leads.

Conhecer as principais tendências de um setor, entendê-lo e avaliar benchmarks são desejos de qualquer profissional de marketing.

A partir de informações como essas, maiores são as chances de antecipar problemas, identificar oportunidades e, assim, realizar ações de forma mais eficiente e proativa.

Entretanto, nem sempre temos acesso a dados tão valiosos sobre o mercado e uma das melhores maneiras de obtê-los é por meio de pesquisas de marketing.

Mas esse é apenas um dos muitos benefícios que essa ferramenta traz. Entenda o que é, por que e como sua empresa deve organizar uma pesquisa.

O que são pesquisas de marketing?

Pesquisas de marketing podem ser definidas como o processo de coleta, análise, interpretação e apresentação de dados de mercado, que tem como objetivo encontrar possíveis soluções para problemas relacionados ao marketing de uma organização.

Por que fazer uma pesquisa de marketing?

A necessidade de realizar uma pesquisa varia de empresa para empresa. Em geral, ela surge a partir da verificação de um problema/oportunidade que exige a identificação de estratégias para solucioná-lo/ aproveitá-lo.

Mas uma coisa é unanimidade: a utilização desse instrumento traz diversas vantagens, com destaque para o apoio em uma tomada de decisão menos incerta, por ser embasada em dados e números reais de mercado.

Os principais benefícios da realização de uma pesquisa de marketing são:

1. Identificação de oportunidades de negócios

O processo de abrir um novo negócio não é fácil e envolve diversos riscos, principalmente se o seu produto ou serviço for inovador e ainda pouco conhecido pelo mercado. É importante conhecer e avaliar as oportunidades de negócio em um mercado, além de entender como a sua solução será recebida pelo público-alvo.

Por isso, antes de tomar decisões em relação a um novo empreendimento, é preciso reduzir riscos e avaliar se o investimento é realmente viável.

Assim, procure desenvolver uma pesquisa de marketing e avaliar:

  • A existência de público para o seu produto/serviço;
  • A localização ideal do seu negócio;
  • A precificação adequada do seu produto/serviço;
  • Possível ameaça de concorrentes no mercado;

2. Melhor compreensão do mercado consumidor

Dados sobre o mercado consumidor podem ajudar na construção de toda a sua estratégia de marketing. Elas permitem que você:

  • Conheça com mais precisão o perfil dos seus potenciais clientes;
  • Descubra a existência de possíveis novos mercados para diversificar suas vendas;
  • Entenda a real demanda pelo seu produto ou serviço;
  • Avalie o conhecimento que o mercado tem sobre a sua marca ou sobre a sua solução oferecida pela sua empresa;
  • Conheça as tendências de uso da solução que a sua empresa oferece;
  • Avalie a satisfação do mercado com o uso do produto/serviço;
  • Avalie os resultados que o mercado tem com a utilização do seu produto/serviço.

Com a análise dessas informações, é possível, por exemplo: construir perfis mais completos para as personas da sua empresa, entender como seu produto ou serviço pode ser melhorado para ampliar a satisfação do consumidor e desenvolver melhores táticas de marketing.

3. Avaliação de tendências e benchmarks do seu setor

A partir dos dados obtidos em uma pesquisa de marketing, é possível conhecer as melhores práticas de empresas líderes em um setor para utilizá-las como benchmarks.

Informações como essas podem ser muito importantes para promover melhorias contínuas no seu negócio e, consequentemente, para impulsionar seus resultados.

4. Geração de Leads

Você sabia que pesquisas de marketing também podem ser parte de uma estratégia de Marketing de Conteúdo e gerar Leads para sua empresa?

Isso porque as informações obtidas podem virar base para um relatório com inúmeros dados de mercado, que é um material extremamente relevante para o seu público.

Caso os resultados da sua pesquisa possam ser divulgados, invista na produção de um relatório e mantenha-o protegido por uma Landing Page.

Sendo um material rico, é possível pedir algumas informações em troca do seu download e, assim, gerar contatos para sua empresa.

5. Sales enablement

Dados de mercado obtidos em pesquisas de marketing funcionam como ótimas ferramentas de sales enablement.

Por meio deles, os vendedores passam a conhecer melhor os seus potenciais compradores e passam a estar munidos de argumentos e informações de base estatística sobre as tendências no mercado.

6. Aumento de autoridade da marca

A inclusão de dados estatísticos dão credibilidade a um conteúdo e, por isso, é uma estratégia muito utilizada. Isso representa uma enorme oportunidade de gerar autoridade para aqueles que realizam suas próprias pesquisas de marketing.

Quanto mais vezes a pesquisa for citada, mais o nome da sua empresa aparecerá como referência no mercado e maiores as chances do seu site receber links externos.

Além disso, relatórios de pesquisas em geral são conteúdos que apresentam um alto número de compartilhamentos em redes sociais, o que também contribui para o reconhecimento e para a construção da autoridade da marca.

Como fazer uma pesquisa de marketing?

Não há uma fórmula única para realizar uma pesquisa de marketing. Elas podem apresentar diferentes técnicas e formatos, de acordo com os objetivos da sua empresa.

Entretanto, para te dar ajudar a desenvolver uma, vamos te dar algumas dicas sobre o passo a passo do processo que utilizamos na Rock Content para produzir a Content Trends, a maior pesquisa de Marketing de Conteúdo do Brasil:

  1. Reconhecimento de um problema ou oportunidade de negócio;
  2. Planejamento: inclui a definição de um tema e dos objetivos da pesquisa, a montagem de um cronograma, previsão de orçamento e a escolha da equipe responsável pelo desenvolvimento;
  3. Definições-chave: inclui a determinação da população de respondentes e as hipóteses a serem provadas pela pesquisa. Essa etapa é a base para a construção e divulgação do questionário;
  4. Desenvolvimento da pesquisa: nessa etapa é realizada a definição da técnica para coletar os dados, além da construção, da revisão e do teste de funcionamento do questionário;
  5. Divulgação do survey e coleta de dados: para essa etapa, mantenha em mente quem é o público-alvo da pesquisa. Divulgue em redes sociais e faça disparos via Email Marketing para bases segmentadas de contatos;
  6. Análise de dados e produção de gráficos: podem ser feitas em diversos programas;
  7. Produção do conteúdo do relatório e diagramação;
  8. Divulgação do relatório: post em blog, Email Marketing, redes sociais e press release.
  9. Acompanhamento dos resultados: avalie o número de visitas, de Leads gerados, de links externos e faça clipping das menções.

Para compreender ainda melhor o processo utilizado pela Rock Content e pela Resultados Digitais no desenvolvimento de pesquisas, acesse também este guia completo sobre pesquisas de marketing.

E a sua empresa? Já realizou alguma pesquisa de marketing? Conte sua experiência nos comentários!

Esse post foi produzido pela equipe da Rock Content.

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