Como usar o Planejador de palavras-chave do Google Ads

Saiba como utilizar o Planejador de palavras-chave e identifique as palavras mais relevantes para o seu negócio tanto organicamente quanto com mídia paga

Resultados Digitais
Resultados Digitais8 de junho de 2020
Semana da Transformação Digital

Você está pensando em investir no Google Ads ou em criar conteúdo para aumentar o tráfego orgânico de seu site? Se sim, o primeiro passo é fazer a escolha das palavras-chave relacionadas aos seus produtos ou serviços utilizando o Planejador de palavras-chave (ou Keyword Planner, em inglês).

O Planejador de palavras-chave do Google Ads é uma ferramenta de pesquisa que auxilia você a encontrar as palavras-chave certas para alcançar os clientes certos.

Veja a seguir como utilizar o Planejador de palavras-chave de forma prática e entenda como fazer a escolha das melhores palavras para realizar suas campanhas ou, ainda, produzir conteúdo para aumentar o tráfego orgânico de seu site.

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Aprenda a encontrar os melhores termos de busca para brigar no Google e trazer mais tráfego e vendas para sua empresa

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1. Como acessar o Planejador de palavras-chave

Para utilizar o Planejador de palavras-chave você precisa ter uma conta no Google Ads.

Criando uma conta ou iniciando uma sessão no Google Ads

Acesse o Google Ads e, se ainda não tiver uma conta, clique no botão "Começar agora":

Se você já tiver uma conta no Google, já poderá começar a dar os seus primeiros passos. Presumimos que você já tenha, mas, se não for o caso, a tela inicial é a seguinte:

Logo depois, será necessária a criação de uma campanha:

Infelizmente, hoje não há mais a possibilidade de acessar o Planejador de palavras-chave sem criar uma campanha, pulando a configuração guiada. Ou seja, você precisa criar um campanha antes de realizar o acesso.

Dica: apenas simule a criação de uma campanha, preenchendo os campos solicitados e no final selecione o pagamento por boleto bancário. Assim, não haverá o comprometimento com a criação de uma campanha e o pagamento sem antes realizar uma análise das palavras-chave.

Após finalizar e criar o anúncio, você receberá um email para confirmação do seu cadastro no Google Ads.

Acessando o Planejador de palavras-chave

Depois de acessar sua conta no Google Ads, clique em "Ferramentas e Configuração" (ícone da chave combinada) , na coluna "Planejamento", opção "Planejador de palavras-chave".

2. Como realizar uma consulta no Planejador de palavras-chave

Para realizar uma consulta no Planejador de Palavras-chave, clique na primeira opção, que permite encontrar novas palavras-chave e ver dados de volume de pesquisas:

Novos campos serão aberto e você poderá utilizar os filtros disponíveis:

Pense em palavras que sua persona poderia buscar caso quisesse encontrar o seu produto ou serviço no Google e insira essas sugestões no campo “Seu produto ou serviço”.

Defina as localidades para as quais pretende realizar a consulta de palavras-chave para ter um resultado mais preciso com campo segmentação.

Você pode ainda incluir palavras-chave negativas para evitar que sejam apresentadas palavras que não tenham relação com sua oferta.

Depois, é só clicar em obter ideias para o Planejador apresentar as sugestões com base na média de pesquisas mensais dos últimos 12 meses.

Confira na tela a seguir como ficaria o resultado de uma consulta para as palavras “Marketing Digital”, “Inbound Marketing” e “ferramenta Marketing Digital”:

Repare que, além do resultado para as palavras sugeridas, o Planejador apresenta ideias de palavras-chave que tenham relação com os termos pesquisados.

Para saber mais sobre tipos de palavras-chave (cauda curta e cauda longa), sugiro a leitura do artigo Palavras-chave: tudo o que você precisa saber.

3. Como analisar os resultados apresentados

Após realizar a pesquisa, é o momento de analisar os resultados apresentados pelo Planejador. Primeiro, avalie o resultado para as palavras pesquisadas e sugeridas . Depois, realize a seleção das palavras que irá utilizar para seu anúncio ou produção de conteúdo.

A ideia é que você consiga ter um bom posicionamento (pago ou orgânico) quando houver uma consulta no Google para as palavras-chave escolhidas. Não há um número definido de palavras-chave a serem utilizadas. Você deve levar em consideração o seu orçamento e quais realmente são relevantes para a oferta de seu anúncio.

Se sua verba é limitada, talvez seja interessante optar por um número menor de palavras-chave para relacionar ao seu anúncio. O Google Ads recomenda o uso de 5 a 20 palavras por anúncio.

O Planejador de palavras-chave apresenta em seus resultados 3 informações relevantes sobre as palavras apresentadas:

a) Média de Pesquisas Mensais

É o número médio de pesquisas mensais para um determinada palavra-chave nos últimos 12 meses. Veja se há um número relevante de consultas antes de realizar a seleção da palavra, afinal não adianta selecionar um termo que não tenha volume de buscas.

Atualmente, o Planejador apresenta o volume com intervalos para as novas contas. Por exemplo: 100 - 1mil. Você só terá as informações precisas se for um usuário com campanhas ativas no Google Ads.

b) Concorrência

A concorrência irá apresentar o número de anunciantes que exibiram anúncios para cada palavra-chave em relação a todas as palavras-chave no Google. Quanto mais alta a concorrência, geralmente mais caro é o CPC da palavra-chave, além de ser mais difícil conseguir as primeiras posições.

Se você está iniciando, procure palavras que tenham concorrência média ou baixa, ao menos que você disponha de um alto valor para investimento.

c) Lance sugerido

É calculado considerando os custos por clique (CPCs) que os anunciantes estão pagando pela palavra-chave, de acordo com as configurações da rede de pesquisa que você selecionou. Lembre-se de que é apenas uma estimativa e seus valores podem variar.

Avalie se o CPC está alinhado ao custo de aquisição de clientes (CAC) ou custo por Lead (CPL) e se é viável o investimento.

Para saber como escolher as melhores palavras-chave para seu anúncio, leia o artigo: Pesquisa de palavras-chave: como escolher as melhores keywords para brigar pelos resultados no Google

4. Como selecionar as keywords para seu anúncio no Planejador de palavras-chave

Após definir as palavras-chave que irá utilizar, você poderá incluí-las em seu plano no próprio Planejador de palavras-chave antes de criar sua primeira campanha.

Clique em" Adicionar palavras-chave" na tela com os resultados apresentados.

Veja a seguir que será criado um planejamento apresentando estimativas de previsões de cliques e custo:

Você poderá salvar e/ou vincular as palavras selecionadas a uma nova campanha no Google Ads.

5. Como utilizar as pesquisas para criar conteúdo e melhorar o tráfego orgânico

Depois de realizar a consulta no Planejador e selecionar as palavras-chave que têm mais relevância para seu negócio, é hora de priorizar quais palavras-chave serão trabalhadas na estratégia de Marketing de Conteúdo.

No RD Station Marketing há o Painel de palavras-chave, que permite o cadastramento dos termos desejados e mostra com clareza a evolução de cada um deles.

O RD Station Marketing conta ainda com integração direta ao Google Ads, mostrando em qual posição de rankeamento (ordem crescente de resultados) no Google as suas palavras se encontram.

Repare no mapa mental que a criação de conteúdo deve ser priorizada quando seu posicionamento estiver acima da 100ª posição no Google. Para os demais casos, veja o que fazer:

Para aprofundar seu conhecimento, confira o [eBook + Planilha] Pesquisa de palavras-chave: o que é e como fazer.

Conclusão

A análise e seleção adequada das palavras-chave para seu anúncio serão decisivas para o sucesso de suas campanhas de mídia paga.

Da mesma forma, se você quer posicionar seu site organicamente no Google, a criação dos conteúdos deve ser feita de forma estratégica, considerando os resultados identificados nas pesquisas.

Com uso do Planejador de palavras-chave você terá uma previsão de investimento versus retorno, o que é fundamental em campanhas de mídia paga, como o Google Ads.

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Post originalmente publicado em 2018 e atualizado mais recentemente em junho de 2020.

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