Blog de Marketing Digital de Resultados

Planejamento de Marketing Digital: o que não pode ficar de fora?

Um plano de marketing bem construído permite às empresas terem uma visão holística sobre a estratégia e ações que podem trazer melhores resultados para o negócio.

Atualmente, a Resultados Digitais trabalha dia a dia com aproximadamente 6 mil clientes. E o que percebemos é que os clientes que alcançam os melhores resultados são os que investem uma boa parte do seu tempo desenvolvendo estratégias de qualidade. Mais do que isso, com um bom planejamento de Marketing Digital eles definem de forma focada e prática quais ações serão desempenhadas de forma contínua e somativa para que seus objetivos sejam alcançados.

Muitas vezes, por tempo e estrutura de empresa, o planejamento é inexistente ou não se dá a ele a devida atenção, já que existem outras prioridades ou “incêndios a serem apagados”. A partir disso, uma grande bola de neve vai se criando e, por consequência, ocorre um distanciamento dos resultados esperados.

No Brasil, cerca de 50% das pequenas e médias empresas não realizam planejamento de marketing. Independentemente do segmento e tamanho da empresa, o planejamento é essencial. O que muda é o tempo dedicado à criação deste planejamento.

Um plano de marketing bem construído permite às empresas terem uma visão holística sobre a estratégia e ações que podem trazer melhores resultados para o negócio, minimizando os pontos de atenção e potencializando as oportunidades, muitas vezes por um caminho mais curto e rápido, já que foi algo bastante estudado, pensado e até mesmo comparado.

analise-e-planejamento-de-marketing-digital

Etapas de Planejamento de Marketing Digital

Existem diversos meios e conteúdos que orientam a construção de um planejamento de Marketing Digital. Ao longo dos cinco anos de Resultados Digitais, percebemos e trabalhamos com nossos clientes o planejamento baseado em quatro pilares:

  1. Diagnóstico;
  2. Objetivo;
  3. Plano de ação;
  4. Referências e Suporte.

Independentemente do segmento e tamanho da empresa, percebemos que a base do planejamento se adapta a qualquer um deles e pode ser seguida para uma construção clara, focada e prática.

1. Diagnóstico

Antes de iniciar qualquer plano ou definir qualquer objetivo, é muito importante que você faça uma boa análise do seu negócio. O diagnóstico não leva em consideração apenas o momento atual da sua empresa, ele volta no tempo para investigar histórico e ter dados embasados. Para uma boa comparação, é recomendado que as análises possam avaliar um período mínimo de 3 a 6 meses.

É neste momento também que se podem fazer análises comparativas com dados de concorrentes e/ou mesmo segmento de empresas, para entender em que momento sua empresa está com relação às estratégias de marketing do seu nicho de atuação.

Além de se comparar com outras empresas, as últimas ações e resultados obtidos pelo seu próprio negócio devem ser analisados para que você possa ter respostas práticas sobre o que vem sendo positivo e o que precisa ser aperfeiçoado ou mudado nas próximas execuções.

“Conhecer os concorrentes é um quesito importante no planejamento de marketing, pois avaliar os pontos fortes e as fraquezas deles pode ajudar você a aprimorar a sua própria estratégia, uma vez que vocês têm o mesmo nicho de negócio.” – Pedro Renan, We Do Logos.

Quando falamos em diagnóstico, principalmente de Marketing Digital, a análise mais importante – e que não pode ficar de fora – é a avaliação das taxas de conversão do funil de vendas.

Diagnóstico é: descobrir onde está o gargalo da sua empresa.

Planejamento de Marketing Digital no Funil de Vendas

2. Objetivo

Uma vez que o diagnóstico foi feito e você entende de maneira clara o histórico e o momento da sua empresa, é hora de definir seus próximos objetivos, que se traduzem nos resultados que se espera, na meta que será estipulada para uma nova rodada de execução.

O primeiro ponto a se analisar aqui é onde você deseja chegar: atrair mais Leads? Relacionar-se melhor com seus contatos e/ou clientes atuais? Fechar mais vendas?

Ao definir objetivos embasados em um diagnóstico prévio, sua empresa corre menos risco de criar desafios inalcançáveis, da mesma forma que trabalha de maneira segura com sua expectativa de crescimento. O principal ganho de ter um objetivo definido é fazer com que a equipe de marketing tenha clareza, compromisso e foco, facilitando assim o atingimento da meta proposta.

“Aqui são definidas as metas financeiras e de marketing do plano em termos de volume de vendas, participação de mercado e lucro. Os objetivos devem ser traçados no intuito de indicar onde a empresa deseja ir.” – Raoni Silviera, Administradores.

Objetivo é: a partir do gargalo identificado na primeira etapa, definir as metas para o próximo trimestre, semestre ou ano.

3. Plano de Ação

Diferentemente dos objetivos, o plano de ação tem como foco definir as ações práticas que serão executadas em curto, médio e longo prazo. Existem quatro pontos que devem ser respondidos para que a construção do plano de ação possa ser considerada clara e eficiente:

  • O que será feito?
  • Quando?
  • Responsável final?
  • Quanto?

Esta última pergunta é essencial para que o responsável pela área possa ter clareza dos investimentos que terão de ser feitos para obtenção dos resultados esperados, além de, claro, garantir alinhamento com a área financeira da empresa.

Plano de ação é: a partir das metas traçadas na segunda etapa, estipular quais ações são necessárias para atingirmos o sucesso.

Planejamento de Marketing Digital e Geração de Leads

4. Referências e Suporte

Quando falamos em construir uma boa e eficiente estratégia de Marketing, não podemos deixar de lado ferramentas e metodologias que podem ser úteis, facilitando a estratégia tanto em eficiência como orientação.

Atualmente, o RD Station possui dentro da própria ferramenta um espaço em que o cliente consegue construir e personalizar todo o planejamento de Marketing Digital da sua empresa.

Aliadas à ferramenta de criação do planejamento, o RD Station oferece orientações próprias e que são executadas com todos os nossos clientes. A metodologia da Máquina de Crescimento, quando aplicada, garante sucesso aos nossos clientes. É uma metodologia simples, que foi construída com base nos principais cases de sucesso da Resultados Digitais, levando em consideração o crescimento e maturidade que as empresas vão alcançando ao longo do tempo.

Planejamento de Marketing Digital e a máquina de crescimento

Se, além de boas referências e metodologias, você tiver acesso ao suporte de uma pessoa especializada, não deixe de utilizar isso para ter inputs e opiniões diferentes a respeito do seu planejamento de Marketing Digital. São essas pessoas que geralmente detêm bons conhecimentos sobre tendências de mercado, boas práticas, tornando-se assim pessoas muito valiosas para a melhoria e evolução do seu planejamento.

Na Resultados Digitais, os consultores de negócio realizam trimestralmente uma consultoria de planejamento/replanejamento com todos os nossos clientes, passando pelas quatro etapas trazidas ao longo do post.

Conclusão

Independentemente do tamanho e segmento da sua empresa, jamais deixe de investir tempo para criar uma boa estratégia e planejamento de Marketing Digital.

Sem dúvida, é esse planejamento que, casado com comprometimento na execução, vai garantir o sucesso do seu negócio.

Mas cuidado: um planejamento de Marketing Digital longo e lotado de informações não é sinônimo de sucesso. Na maioria dos casos, um processo simples e bem feito vale muito mais a pena.

Para ajudar você a definir de forma mais prática os objetivos, projetos e atividades para garantir o sucesso de sua empresa nos próximos meses, baixe gratuitamente nosso kit Análise e Planejamento de Marketing Digital, um compilado com templates, conteúdos, ferramentas e um bate-papo gratuito com um consultor da Resultados Digitais.

analise-e-planejamento-de-marketing-digital

Marcadores:

Deixe seu comentário