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Playlist: Dia dos Namorados e Inbound Marketing

São 5 músicas para você curtir a dois cada uma das fases do Inbound: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar. Aperte o play e leia nossas dicas

O Dia dos Namorados chegou, o clima de romance está no ar e nós, aqui na Resultados Digitais, só temos uma coisa em mente. É isso mesmo: Inbound Marketing.

Preparamos uma playlist especial para quem quer celebrar a data e, de quebra, aprender um pouco sobre a metodologia mais apaixonante do momento!

São cinco músicas, para você curtir a dois cada uma das fases do Inbound: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar. Aperte o play e leia nossas dicas!

Atrair

Eduardo e Mônica – Legião Urbana

O casal mais famoso da música brasileira é um ótimo exemplo de criação de personas. A letra de Renato Russo faz um retrato bastante detalhista de cada um dos namorados, mostrando algumas de suas dores e desejos.

Para muita gente, eles são o casal ideal — afinal, “todo mundo diz que ele completa ela e vice-versa, que nem feijão com arroz”. O líder da Legião Urbana criou Eduardo e Mônica observando pessoas reais de Brasília que tinham características em comum.

A canção atingiu em cheio o coração dos jovens dos anos 1980, virando um dos hinos daquela geração. E era justamente com eles que Renato queria falar, portanto, o tom e o conteúdo estavam muito bem alinhados!

A persona é justamente o seu cliente ideal, criado a partir de características em comum observadas no seu público-alvo. Falando a língua da persona e entendendo seus problemas, a sua empresa também pode marcar uma geração.

Não se preocupe: razão e coração andam juntos no Inbound Marketing.

Converter

Eu preciso dizer que te amo – Cazuza e Bebel Gilberto

Uma boa estratégia de Inbound Marketing passa pela criação de conteúdo educativo sobre tudo o que envolve a sua empresa, mas não necessariamente fala sobre ela. O principal canal para isso é um blog corporativo, que contenha bons Calls-to-Action.

Nele, aos poucos você vai criando uma conversa, contando “casos, besteiras”. O leitor vai começar a perceber que tem tanta coisa em comum com seu negócio que vai até deixar escapar segredos: um email de contato e algumas informações profissionais.

Ainda não é o momento de dizer que ama o seu Lead, já que ele pode querer ser só seu amigo. Lembre-se: nem todo gesto é uma bandeira. Às vezes ele vai querer até chorar dores de outra empresa, então não se apresse, mesmo que o tempo passe arrastado.

O Inbound é assim mesmo: você vai conquistando aos poucos até a pessoa decidir virar seu cliente. O seu papel é oferecer conteúdo de qualidade sobre o seu mercado e, eventualmente, a sua empresa.

Fazendo tudo certo na jornada de compra, resta saber se a equipe de vendas vai ganhar ou perder, sem engano, o coração do Lead.

Relacionar

All Star – Nando Reis

Em um namoro, a fase do relacionamento vem depois da conquista, mas no Inbound a coisa é um pouquinho diferente. Aqui a ideia é continuar mantendo contato até que o Lead esteja no momento da compra.

Você pode usar uma estratégia de Email Marketing para enviar materiais educativos, até que seu Lead se sinta como um velho amigo seu. Quanto mais personalizado for o planejamento de envio, mais ele vai sorrir satisfeito ao receber suas mensagens.

Fazendo tudo direitinho, seus contatos ficarão com muita vontade de continuar aquela conversa, que não terminou ontem no email anterior. Antes que você perceba, a venda já está consolidada e fica para hoje.

Seu produto não precisa ser um All Star azul, mas, desde que combine com o All Star preto de cano alto do seu cliente, vocês farão músicas juntos.

Vender

Despacito – Luis Fonsi feat. Daddy Yankee

Selecionamos Despacito para a fase da venda porque, bem, pelo jeito não existe nenhuma playlist no momento atual do planeta que não contenha essa música. O mais importante é o seguinte: é chegada a hora da celebração.

No Inbound, sua equipe de vendas já chega sabendo exatamente as coisas que vai dizer no ouvido do Lead, porque o time de marketing terá repassado todo o processo de qualificação. Em resumo, será uma atração tão forte como ímã e metal.

É um momento importante: deixe bem claro ao vendedor que você foi passinho a passinho, suave suavezinho. Se ele também quiser ir pouquinho a pouquinho, é uma questão de como foi feito o alinhamento entre marketing e vendas.

Nos outros trechos, a letra de Despacito fica um tanto quanto explícita, então vamos evitar fazer mais paralelos para a coisa não ficar esquisita. O que importa é o seguinte: celebre esse momento, ele quer dizer que você fez tudo certo até aqui!

Aliás, falando em Despacito, você sabia que a RD está expandindo seus negócios para a América Latina?

Saiba mais no post Hora de voar mais alto: como começar uma operação de Marketing Digital para outros países.

Analisar

Evidências – Chitãozinho & Xororó

Ok, você vendeu. Não pense, no entanto, que o trabalho já acabou. Durante todo o processo de Inbound, você coletou uma série de evidências sobre o seu (agora) cliente. É hora de analisar esses dados para otimizar continuamente o relacionamento.

Existem várias ferramentas para ter essa DR, como o RD Station. Ela te dá um mundo de informações para que você tenha uma compreensão completa do seu Marketing Digital. Isso evita, por exemplo, que você ache, equivocadamente, que seu cliente não quer mais você, quando na verdade ele quer.

Outra coisa legal de investir em analisar é que você vai conseguir, com dados, imaginar o que será da sua empresa se perder o cliente um dia. Assim, você pode evitar que isso aconteça, melhorando sempre e oferecendo conteúdo de amor, ou melhor, de valor.

Com a análise de dados, não há como você fazer tipo e falar coisas que a sua empresa não é. A verdade é que você é louco pela sua base de Leads e tem medo só de pensar em perdê-la, não é mesmo?

Pois então deixe disso, não viva fingindo. Mantenha uma conversa constante sobre o relacionamento com seu cliente, em uma troca saudável para ambas as partes. Você verá que fica mais fácil para a equipe de vendas ouvir dizer que sim!

Bonus tracks

Se o seu negócio for músicas em inglês, não se desespere: temos também ótimas sugestões para você bombar o seu Marketing de Conteúdo com lições da banda Oasis!

Desejamos a você um ótimo Dia dos Namorados e aproveitamos para deixar uma dica sentimental vinda diretamente do blog do RD Station: namore alguém que queira namorar com você!

E, se você está em um momento de vida em que o foco está no lado profissional, não tem problema: também tem muito peixe nesse oceano! Capture seus primeiros cardumes fazendo o download gratuito do nosso Kit de Marketing Digital para Iniciantes.



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