O que é Pop-up e como usá-lo para captar Leads

Entenda como usar os Pop-ups de forma eficiente, para apresentar ofertas aos seus visitantes e aumentar a captação de Leads no seu site, melhorando resultados da sua estratégia de Marketing Digital.

Resultados Digitais
Resultados Digitais5 de março de 2024
Semana da Transformação Digital

Pop-up é uma janela que abre sobreposta a páginas de navegação, de forma inesperada para o visitante, destacando uma mensagem na tela. Costuma aparecer de acordo com o comportamento do usuário na página e pode ser usado para apresentar ofertas ou captar Leads. 


Se você trabalha com Marketing Digital, é provável que já tenha percebido a importância da geração de Leads para o seu negócio. E, consequentemente, compreende a necessidade de aprimorar as taxas de conversão do seu site, potencializando sua capacidade de gerar Leads, certo?

O Pop-up é um recurso que pode te ajudar a alcançar esse objetivo, sem alterar a estrutura do seu site.

Quando utilizado de forma estratégica e contextualizada, pode impulsionar seus resultados e aumentar os pontos de conversão nas suas páginas.

Continue lendo o nosso artigo e descubra como usar os Pop-ups para capturar mais Leads. 

O que é um Pop-up?

O Pop-up é uma janela que pode surgir durante a navegação em um site, de forma inesperada. Normalmente, esse recurso possui os mais diferentes formatos e oferece diversas opções de personalização.

Esse formato surgiu como uma alternativa mais interessante aos banners tradicionais e foram projetados para criar impacto visual e despertar o interesse instantâneo do visitante.

Dessa forma, a proposta é destacar ofertas especiais, promoções exclusivas ou conteúdos que entreguem valor ao público. Por isso, geralmente, o Pop-up surge de acordo com o comportamento do visitante na página e está relacionado ao conteúdo dela.

A seguir, entenda melhor esse conceito assistindo a um trecho do Curso de Marketing Digital Gratuito, oferecido pela RD University. Aproveite para se inscrever agora e fazer o curso completo!

Por que usar um Pop-up no seu site?

O Pop-up é um elemento que pode potencializar os resultados da sua estratégia de Inbound Marketing.

Isto porque, essas janelas, que surgem tanto em computadores quanto em dispositivos móveis, capturam imediatamente a atenção dos visitantes. Assim, estimulam seu público a executar a ação que você deseja.

Ao ser usado de maneira adequada, o Pop-up pode chamar a atenção dos visitantes da sua página para promoções, ofertas exclusivas, conteúdos relevantes ou inscrição em newsletters, por exemplo. Dessa forma, é criado um senso de urgência, que incentiva a conversão. 

Além disso, o Pop-up também auxilia na geração de Leads, já que possibilita ampliar sua base de contatos e a criação de relacionamento com potenciais clientes. 

Quando usar um Pop-up no seu site?

Contudo, para a efetividade das ações, é preciso criar Pop-ups eficientes, evitando que os usuários se sintam incomodados com janelas que se abrem de forma inconveniente.

Inclusive, esse é um ponto de atenção: o Google pode rebaixar sites que possuem Pop-ups invasivos, que impactam negativamente a experiência do usuário. 

Para evitar essa situação, hoje em dia, as plataformas oferecem uma série de personalizações em relação ao local e momento em que essas janelas com ofertas saltitantes devem aparecer. 

No RD Station Marketing, por exemplo, você pode escolher exatamente em quais páginas os Pop-ups devem aparecer, para que seja possível escolher a oferta pertinente ao contexto. A seguir, veja como você consegue editar essa configuração na ferramenta.

Se você quiser entender na prática como criar e configurar seu Pop-up, aproveite para fazer um teste grátis no RD Station Marketing por 10 dias. Além de usar essa funcionalidade, você também pode criar Landing Pages, fluxos de email e analisar os resultados dentro da própria ferramenta. Clique aqui e comece seu teste agora!

Além das páginas, na ferramenta, você também pode definir outros critérios para a exibição de um Pop-up, como os seguintes:

  • Rolagem: também conhecido como scroll, define que o Pop-up apareça apenas após o leitor rolar a página até certa porcentagem. É uma forma de garantir que sua oferta aparecerá apenas para os usuários com algum interesse no seu conteúdo.
  • Saída: acionado quando o visitante leva o mouse para fora da área de navegação, esse gatilho é ideal para oferecer promoções irresistíveis, evitando que o usuário saia de mãos vazias e aumentando as chances de conversão.

Também, é possível definir a quantidade de vezes que um usuário verá cada Pop-up, garantindo que ele não tenha que negá-lo repetidas vezes enquanto navega pelo seu site.

Este mecanismo é acionado toda vez que um visitante visualiza um Pop-up, gerando um cookie que permite controlar a quantidade de vezes que cada usuário será exposto a cada oferta.

Essa estratégia garante uma abordagem menos intrusiva e mais alinhada às preferências individuais dos visitantes. Também, melhora a experiência do usuário e otimiza o desempenho das suas campanhas de Marketing Digital.

Pop-up ajuda ou não a vender mais?

A resposta é sim! Quando bem utilizado, o Pop-up é um recurso eficiente, que pode ter um papel significativo no aumento de vendas ao direcionar as ações dos visitantes de maneira estratégica. 

Assim, ao inserir esse formato de conversão em um site ou blog, as marcas conseguem direcionar a atenção dos visitantes para ofertas especiais, descontos exclusivos ou promoções sazonais.

Com uma copy persuasiva e uma oferta atrativa, essas janelas oferecem uma oportunidade direta de influenciar o comportamento do cliente, incentivando a tomada de decisões de compra imediata. 

Somado a isso, esses mecanismos também podem ser usados para capturar Leads, possibilitando que a empresa amplie sua base e construa um relacionamento contínuo com os clientes potenciais, orientando-os ao longo do funil de Vendas.

Mas lembre-se, Pop-ups excessivos ou mal empregados podem tornar a experiência do visitante desagrádevel, resultando até no abandono do site. 

Portanto, a eficácia no aumento das vendas está diretamente ligada a uma implementação inteligente, além de uma oferta de valor, garantindo que esses recursos se integrem de maneira harmoniosa à experiência do usuário.

📖 Leia também: O que é Lead e como pode ser usado para aumentar suas vendas

5 formas de gerar Leads com um Pop-up 

Agora que você já sabe a importância de usar esse recurso na sua estratégia de Marketing e Vendas, vamos conhecer as melhores maneiras de gerar Leads com Pop-ups. Confira a seguir!

1. Scroll Box

Essa é uma forma sutil, mas muito eficiente de usar um Pop-up. Uma Scroll Box nada mais é do que uma pequena caixa localizada, normalmente, na parte inferior em um dos lados do site. 

Ela é discreta e não vai atrapalhar a experiência dos visitantes, mas pode converter até 4% deles, em média.

Nesse caso, como temos pouco espaço para apresentar uma oferta, podemos oferecer um simples CTA, como um desconto, por exemplo.

Outra boa dica é usar o gatilho de scroll para chamar a atenção dos visitantes. Assim, o Pop-up aparece para aqueles usuários que navegam até determinado ponto da página. 

No exemplo abaixo, veja como é possível utilizar esse tipo de Pop-up:

2. Posts de blog

Se um visitante está lendo um dos seus posts, é porque ele tem interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre um tema específico, concorda? 

Imagine se, ao concluir a leitura de um post sobre o tema X, surgisse uma oferta para um guia completo ou mesmo um webinar sobre o mesmo assunto. 

Saiba que essa abordagem pode ser facilmente implementada configurando o Pop-up para aparecer em posts relacionados ao tema X, acionando-o com base em gatilhos de rolagem, por exemplo.

Dessa forma, esse Pop-up não seria intrusivo, já que o visitante manifestou interesse no tema ao dedicar tempo à leitura. 

Essa estratégia pode aumentar consideravelmente suas chances de conduzir o visitante até a conversão, proporcionando uma experiência mais personalizada e alinhada aos interesses específicos do Lead.

3. Página de materiais educativos

Se a sua empresa produz materiais ricos e possui uma página dedicada para consolidá-los, que tal desenvolver um conteúdo de destaque que abranja amplamente os interesses do seu público?

Nesse caso, você só precisa identificar qual material mais agrada seus visitantes e configurar o Pop-up para aparecer naquela página, após um tempo específico de navegação do visitante.

4. Oferta de assistência

Se o visitante está navegando na página de preços, funcionalidades ou benefícios do seu produto ou serviço, este pode ser o momento ideal para oferecer assistência.

Os visitantes que navegam nessas páginas estão em busca de entender sobre como seu negócio pode ajudá-los. Portanto, é sua oportunidade de orientá-los.

Nesses casos, você pode usar um Pop-up que indique um material rico de fundo de funil, como uma demonstração, ou oferecer uma conversa com seus vendedores.

Lembre-se sempre de experimentar diferentes abordagens, até encontrar a oferta mais adequada para esse contexto, assim como determinar o gatilho que torna a oferta o mais natural e eficiente possível.

5. Assinatura de newsletter

Outra forma muito eficiente de gerar Leads é a inserção de um Pop-up no seu blog, chamando para assinatura de uma newsletter. 

Aqui é você quem escolhe exatamente onde colocar o Pop-up. No entanto, uma sugestão é utilizar o comportamento de navegação do visitante no seu blog como indicador de interesse pelo conteúdo da sua empresa.

Você pode considerar, por exemplo, a rolagem das suas páginas de conteúdo. Isto porque, esse comportamento sinaliza que o visitante está em busca de informações específicas que seu blog pode oferecer. Portanto, pode ter interesse no seu setor de atuação e, por consequência, na sua newsletter.

Gostou dos exemplos acima? Você pode começar a construir suas Pop-ups em minutos, aproveitando melhor as oportunidades que o seu site pode gerar. Coloque em prática o que você aprendeu até aqui iniciando seu teste gratuito no RD Station Marketing!

Como criar Pop-ups para sites?

A criação de Pop-ups para sites depende das funcionalidades e recursos específicos de cada ferramenta.

Geralmente, o processo envolve acessar o módulo de Pop-up na plataforma e realizar a configuração, que inclui a personalização do design e do texto, de acordo com os objetivos desejados.

Além disso, é necessário configurar as condições de exibição, como o comportamento do usuário ao visualizar a página. Continue lendo e confira a seguir como criar um Pop-up no RD Station Marketing. 

Como criar um Pop-up no RD Station Marketing?

Uma das funcionalidades que o RD Station Marketing oferece é a criação de Pop-ups, como já mencionamos ao longo do artigo.

Se você se interessou em saber como esse recurso funciona na plataforma da RD Station, veja como é rápido e simples:

Acesse sua conta e clique em Converter, depois em Pop-Ups, como ilustra a figura abaixo:

Ao clicar nesse ícone, você será direcionado para sua página de Pop-ups e pode produzir um novo clicando em Criar. Para seguir, você poderá selecionar o modelo que deseja usar entre diversas opções, agrupadas em:

  • Pop-ups de saída
  • Pop-ups de rolagem
  • Botões de WhatsApp
  • Pop-ups por segmentos

Em seguida, você vai escolher o nome que vai identificar seu Pop-up dentro da ferramenta. Após defini-lo, surgirá uma tela para que você faça a edição. 

A boa notícia é que são diversas opções de personalização, divididas em duas abas:

  • Componentes: com a funcionalidade de clique e arraste, você irá modificar seu Pop-up e, ao mesmo tempo, poderá visualizar como ele está ficando. Os componentes são os seguintes: seção, linha, coluna, caixa, texto, botão, imagem, redes sociais, vídeo e HTML.
  • Pop-up: nesta aba, você pode definir variáveis referentes ao layout do seu Pop-up, como tamanho, bordas e estilo do fundo.

Após selecionar os elementos, cores e tamanhos desejados, clique em Salvar e avançar para dar continuidade à configuração. 

As opções de configuração disponíveis variam de acordo com o modelo escolhido, mas são:

  • Ação de formulário: caso seu Pop-up tenha um formulário de conversão, você pode escolher o que vai acontecer quando o Lead preencher e enviar as informações. Por exemplo, você pode direcioná-lo para uma página de agradecimento.
  • Páginas que o Pop-up será exibido: defina o endereço das páginas em que o seu Pop-up será exibido ou não para seus visitantes.
  • Comportamento de exibição: defina a frequência de exibição do seu para cada visitante da sua página.
  • Dupla Confirmação (double opt-in): ativa a dupla confirmação para que os Leads inscritos confirmem que o endereço de email preenchido no formulário é válido antes de fazer parte da sua base de Leads. 

Feito isso, seu Pop-up já está pronto para ser publicado. Mas não esqueça de garantir que ele seja publicado nas páginas corretas.

Após a publicação, você também pode acompanhar os resultados de conversão. Basta clicar no título do Pop-up e definir o período que deve ser exibido no gráfico. Você verá quantos visitantes e cliques teve, qual foi a taxa de conversão e quais foram os canais de origem dessas visitas e conversões.

Coloque sua estratégia em prática

Se você chegou até aqui, já sabe como criar e configurar seus próprios Pop-ups. Para isso, defina a sua estratégia e conte com uma ferramenta que vai permitir a configuração desse mecanismo de conversão nas páginas do seu site.

Se você ainda não é cliente, mas quer saber como a ferramenta funciona na prática, pode fazer um teste gratuito do RD Station Marketing agora.

Além de configurar e publicar Pop-ups, a plataforma permite acompanhar a geração de Leads e aproveitar outros canais para sua estratégia de Marketing Digital, como Email, WhatsApp e Landing Pages.

Dúvidas Frequentes:

O que é Pop-up?

Pop-up são avisos que aparecem (normalmente saltam) na tela do computador chamando atenção para alguma mensagem. 

Eles podem ser usados para captação de Leads ou para algum aviso importante. Normalmente o conteúdo do Pop-up possui relação com o tema abordado na página que ele aparece.

Usar Pop-ups é bom?

É importante deixar claro que o Google pode rebaixar sites com Pop-ups irritantes. Por isso, o Pop-up não pode afetar a experiência do usuário na página. 

Assim, é preciso utilizá-lo de forma adequada e coerente, pois ele é muito relevante para estratégias de topo de funil, ajudando a captar mais Leads.

É possível criar Pop-ups com o RD Station?

Sim, basta acessar sua conta, clicar em Converter > Pop-Ups. Depois, é só escolher o modelo ideal, seus componentes e criar o seu.

Quais são os tipos de Pop-ups mais comuns? 

Os tipos mais comuns são:

  • Cupom de desconto
  • Download de materiais gratuitos
  • Newsletter

Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Marketing
Marketing humanizado: o que é e como implementar
Marketing
Como fazer uma transmissão ao vivo em 10 passos – e quais as principais ferramentas
Marketing
O que é Marketing Viral e a ciência que existe por trás do que viraliza