Por que comprar listas de emails é uma grande furada


Compra de listas

A compra de listas de emails está entre as formas supostamente menos trabalhosas de começar no marketing digital e, talvez por isso, continue sendo feito mesmo que muita gente já saiba que não é uma prática recomendada.

“Se todo mundo faz, eu também posso” ou “tem tanta gente na lista que vale a pena, não é possível que alguns não se interessem pelo meu negócio” estão entre as principais justificativas para a prática.

Nesse post esperamos mostrar, definitivamente, por que não vale a pena investir nesse tipo de coisa:

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As pessoas não conhecem e não demonstraram interesse em sua empresa e seus produtos

Essas pessoas não fazem ideia de como sua empresa conseguiu o email delas. Isso causa uma impressão muito ruim no recebimento.

Antigamente o envio acabava tendo menos impacto negativo por três motivos. O primeiro é que não tínhamos que lidar com tantas informações (emails, mensagens, posts em mídias sociais) como temos hoje e, nesse sentido, qualquer mensagem não autorizada a mais é um incômodo, uma interrupção mal vista. Isso, por si só, já faz com que os resultados sejam decepcionantes.

O segundo motivo é que vimos a explosão das mídias sociais, que deram voz e poder ao consumidor. Hoje a empresa fica mal vista não só por quem recebeu o SPAM como também por todos os amigos dessa pessoa caso ela use seu perfil para reclamar.

O terceiro é que os serviços de email estão ficando mais inteligentes. Há uma boa chance de muitos usuários marcarem sua mensagem como SPAM e, ao fazer isso, a reputação da empresa fica prejudicada. Dessa forma, os próximos envios de email marketing têm grandes chances de cair direto na caixa de SPAM, e mesmo as pessoas que gostariam de receber algo da sua empresa não verão o seu email. É impressionante como até diversas marcas grandes não percebem esse efeito colateral.

As listas geralmente possuem qualidade muito ruim

Os emails que estão em uma lista comprada geralmente são os piores possíveis. Pessoas que têm seu endereço nessas listas muito provavelmente recebem emails de diversas outras empresas que também compraram endereços. Nesses casos, é bem maior a chance de seu email se perder entre os outros ou mesmo ser marcado como SPAM, como já indicamos.

Além disso, geralmente essas listas têm muitos emails que não existem ou que foram desativados. Ao incluir esses emails na lista e fazer o envio, os serviços de disparo disponíveis no mercado já identificam o “erro” e interpretam como um sinal claro que a lista não é atual ou que foi construída com qualidade. Resultado: sua empresa vai para grupos com o rótulo de baixa reputação, e para os próximos disparos o serviço usará uma infraestrutura que já está “queimada”.

Por fim, geralmente a qualidade é ruim em termos de público alvo também. Para “engordar” a lista e tentar fazer ela valer mais, são incluídos todo tipo de email e acabam entrando perfis que não possuem qualquer relação com o negócio da sua empresa.

Nenhum serviço de email marketing com reputação confiável vai autorizar o envio

Já falamos como funcionam os filtros anti-spam dos serviços de email.

Em função dos dois tópicos que apresentamos anteriormente, as listas compradas apresentam taxas de marcação de SPAM e de erros de entrega muito altas, o que prejudica a reputação do servidor de envio.

Sabendo disso, esse tipo de serviço sempre proíbe a importação de listas compradas, procurando garantir sua reputação e qualidade na entregabilidade. Portanto, de duas uma: ou o serviço não vai autorizar o envio, ou então autoriza tudo, mas em função de permitir essa prática seus servidores já devem ter uma reputação ruim com os provedores de email, e portanto, terão uma entregabilidade baixa.

Obs: Há quem acredite que possa enganar as ferramentas, dizendo que a lista é própria e não comprada. Os melhores serviços de email marketing têm mecanismos para identificar isso: o envio de email é feito aos poucos, em lotes pequenos, e com resultados ruins a campanha é interrompida.

Drible a compra de listas, crie uma própria da sua empresa

Embora seja mais trabalhoso, vale muito a pena investir na criação de uma lista própria. Crie algumas iscas para captar emails de pessoas interessadas e colha vários benefícios:

Lista extremamente qualificada

Todas as pessoas estão na lista porque conhecem a sua empresa e deram a autorização. Os resultados de abertura e cliques tendem a ser consideravelmente melhores nesse tipo de caso.

Barreira competitiva

Essa lista qualificada é um ativo de marketing que funciona como barreira para os novos competidores. Eles podem tentar copiar o produto ou os serviços, mas vão demorar muito para ter uma lista (e portanto, um relacionamento com tantos potenciais clientes) quanto a sua empresa.

Independência e economia

Sua empresa consegue mais consistência e não precisará depender da compra de listas para obter resultados em email marketing.  A independência já é boa por si só, mas fica ainda melhor quando lembramos que é gratuita.

Obs. Em um post futuro daremos orientações de como “esquentar” uma lista que foi construída de forma ética pela própria empresa mas que contém emails que estão inativos há muito tempo.

Software de Marketing Digital - RD Station


Categorias: Email Marketing

  • Newton Santos

    Prezados, também acredito que foi se o tempo que esta prática dava resultado, hoje vivemos um avanço na forma de abordar e conquistar espaços junto aos nossos prospect’s é a evolução natural das coisas…..Aproveitando, gostaria de uma dica sobre programa de animação em texto, ocorre que não quero colocar minha cara nos vídeos só minha mãe e minha família acham que sou buniltinho!!!

    Fraternal abraço a todos.

    Newton Santos
    Consultor Imobiliário

    • Jefferson Melo

      Olá Newton,
      Sou consultor imobiliário em inicio de carreira, gostaria de algumas dicas para conseguir formar uma boa carteira de prospects, algumas dicas…
      Como conseguir bons resultados de forma justa e perfeita?
      Fraternalmente.
      Melo

  • Hugo Pascoal

    Não podia estar mais de acordo com o título desse artigo.
    Aliás, algum tempo atrás fiz justamente sobre comprar ou alugar bases de dados que gostaria de compartilhar com vocês.

    http://imasters.com.br/artigo/18315/email-marketing/bases-de-dados-comprar-ou-alugar/

    Abraços!

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Oi Hugo,

      Achei bem bacana o seu artigo, parabéns!

      Só discordo que o aluguel da base seja uma boa opção de começo.
      Claro que existem boas exceções. mas na maioria dos casos as observações que coloquei nesse post se aplicam ao aluguel de base também.

      Abs

  • Alessandro

    Muito bom e esclarecedor o artigo. Agora pude compreender porque o email marketing de minha loja virtual sempre dava baixíssimos resultados (próximos a zero). Com estas novas dicas, vou repensar estratégias. Obrigado. Alessandro do http://www.ecuecas.com

    • manoel

      cara vc vende cueca, isso realmente não daria certo… kkk

    • Visao Tec

      Meu amigo no começo meus anuncios nao eram bem aceitos,depois descobri o jeito certo de fazer anúncios e daí pra cá mudou totalmente.
      hoje faço anuncios pra 30 empresas no segmento de lojas virtuais e eles estao satisfeitos com o resultado.

      • Perpetuo

        Qual foi a estratégia que você usou p dar certo?

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  • sandrosantos

    Tb concordo que o aluguel da base é uma boa forma de começar… desde que seja bem feito. Pode-se por exemplo alugar um disparo para uma base alugada convidando para uma landing page ou uma squezze page com uma recompensa ao usuário interessado..

  • Valter Sousa

    Comprar lista de emails é coisa de louco. Eu não compraria nem de quem eu confio.

  • Paula Rangel

    O tema é bem polêmico. Ja comprei listas de sites de spam como o http://www.divulgaemails.com e tive algum resultado. O único problema é que atualmente os provedores de acesso limitam o envio de emails pelos seus clientes. É preciso contratar ter smtp pago e isso não é tão barato.

  • Visao Tec

    Olá a todos,
    em certo ponto eu discordo quando se trata de email Marketing
    Porque quando eu começei a fazer propaganda no inicio era difícil convencer os clientes aceitarem os emails,mas com o passar do eu descobri a formula certa de mandar emails e ser bem aceito.
    para mandar emails e ser bem aceito a pessoa deve saber qual assunto abordar,qual publico alvo e por fim o conteúdo a ser enviado.
    hoje eu anuncio para 30 empresas diferentes tais como: balao da informática,Walmart,Kabum,efacil,martins,pepsi,comprafacil,ricardo eletro,rede eletroson,magazine luiza etc. eu tenho contrato anual com elas e cobro em torno de R$ 79.90 por anúncios enviados para os clientes.
    Graças a Deus e os emails que consegui minha independencia financeira.
    Hoje tenho minha loja virtual http://www.visaotec.com
    se algué quiser algumas dicas pode mandar email no comfevenceremos@gmail.com
    abraços a todos.

  • Visao Tec

    pena que excluiu minha postagem aqui … se tem artigo precisa tem comentários nao? se nao quer que as pessoas falam o seu ponto de vista ..melhor desativar os comentários nao concordam?

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      O nosso problema não está em ir contra nosso ponto de vista.
      Existem vários comentários aqui no blog que discordam da nossa visão e sempre mantivemos e incentivamos o diálogo.

      Só que queremos que esses diálogos é que sejam o foco. Não queremos que esse espaço de comentários sirvam para empresas promoverem os seus produtos e serviços. Por esse motivo que o comentário foi apagado.

      Qualquer dúvida estou à disposição.

      Abs,

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  • Newton

    Gostaria de algumas ideias de como captar clientes sou corretor de imóveis e ja li varios artigos sobre não comprar listas pois essas são vendidas para varias pessoas e no final das contas todos pagam pra ficarem mau vistos como spammer

  • Sara Medeiros

    Realmente, isso pode interferir nos negócios, uma boa opção é comprar leads com empresas qualificadas.

    • Ramos

      uma sugestão qual empresa?

      • Sara Medeiros

        Converse com a Cris Franklin que seus problemas serão resolvidos. (;

        • Ramos

          Qual o contato dela ?

          • Amanda Padilha

            A empresa que sempre compro é a Multi Marketing, eles segmentam nosso target, sei que fazem filtro tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas…e obtive bons resultados, eu indico!

  • João G

    Ok, muito se fala mesmo em “não comprar uma lista”, mas as alternativas que uma empresa iniciante são quase nulas, porque não trazem retorno, não fazem nem ao menos o “possível” cliente pensar “quem será essa empresa e que diabos ela faz”. Considerando que isso é um fato e é o caso de muitos microempreendedores, qual é a saída que nós devemos procurar? O que vocês, especialistas em mkt digital, recomendariam? Sou formado em webdesign, programação PHP c/ MySQL e direção de arte, e possuo experiência de 5 anos na área, ou seja, tenho o serviço mas não sei aonde nem como anunciá-lo, exceto o Google AdWords, no qual você paga pra estar lá e também não tem garantia nenhuma de retorno. E aí meus amigos, como é que fica? Pra onde o barco tem que ir?

  • Grifo

    Sempre comprei da empresa http://www.TGCOMP.com.br fazem processamento e base de dados, eles segmentam nosso mercado ou póblico-alvo e nos dão um bom atendimento com suporte, fazem filtro tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas… obtive bons resultados em campanhas, eu indico!

  • Cupom de Desconto

    Otima postagem sobre email marketing

  • Guest

    @newtonsantos:disqus Também recomendo o uso de formulários de inscrição para a prospecção de clientes realmente interessados. Caso você tenha um site ou página nas mídias sociais você pode deixar (através de um aplicativo ou código HTML) um formulário para que as pessoas se inscrevam à sua lista, caso tenham interesse em receber novidades ou atualizações.
    Veja aqui um pouco sobre isso: http://goo.gl/7BNRC4

  • Benchmark Brasil

    Para quem tem dúvida a respeito da prospeção sem compra de listas recomendo o uso de formulários de inscrição para a prospecção de clientes realmente interessados. Caso você tenha um site ou página nas mídias sociais você pode deixar (através de um aplicativo ou código HTML) um formulário para que as pessoas se inscrevam à sua lista, caso tenham interesse em receber novidades ou atualizações vindas da sua página.
    Veja, nós falamos um pouco sobre isso aqui: http://goo.gl/7BNRC4

  • Flavio Henrique

    se alguem quiser trabalhar serio e ganhar dinheiro de verdade me procure o mais rapido possivel

    email: flaviohenrique15@hotmail.com
    facebook: https://www.facebook.com/flavio.henrique.1069

    celular: 44 99288533 TIM

  • Pingback: 3 motivos para suas campanhas de Email Marketing fracassarem

  • http://tenho1ideia.com/ Rafael Neaime

    Comprar lista de emails é realmente jogar dinheiro fora. Nada substitui montar sua própria lista de emails. Essas são realmente boas razões por que comprar lista de emails é uma furada mesmo. Parabéns pelo post. Eu identifiquei mais 13 razões para nunca comprar uma. http://tenho1ideia.com/lista-de-emails-gratis/

  • Luis carlos

    Excelente materia ,eu particularmente já tentei comprar varias lista ,mas eu gostei só do site http://www.aemedi.com.br/leadslista/

  • Felipe Rodrigues

    Vi que ha algumas dúvidas nos comentarios sobre empresas de aluguel de base, conheço a http://www.360midia.com.br, pode ser uma boa alternativa.

  • Luis

    Concordo com seu argumentos no artigo eu tenho um blog e tenho minha lista de e-mails e acho que quem manda e-mails para pessoas sem ser requisitado não tem intenção de ter um negócio por muito tempo e está desisperado para vender qualquer coisa

  • http://www.brigadeiroportoalegre.com.br Brigadeiro Gourmet

    concordo, o respeito ao cliente é tudo!
    Brigadeiro Porto Alegre

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  • Pingback: 5 formas matadoras de usar as audiências customizadas em Facebook Ads

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  • http://www.brigadeiroportoalegre.com.br Brigadeiro Gourmet

    so trabalho com o pessoal do
    Afortunado

  • Rogério Penassagno

    foda , vc s são muito hipocritas, ficam caçando email e vendendo lixo……

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Oi Rogério,

      Por que exatamente você diz isso? A gente na RD só envia emails para quem se cadastrou em nossos materiais e usa esse email para conteúdo e, muito eventualmente, o nosso software – http://www.rdstation.com.br/

      Se puder exemplificar algum caso que tenha te feito pensar isso, ficarei agradecido.

      Abs

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  • Facilite Serv

    Muito obrigado por disponibilizar conteúdo tão valioso na rede… Que ajude empresas que estão iniciando no MKT Digital a não cair nesta armadilha de comprar e-mails que só vão arruinar nossa imagem perante os consumidores. Realmente, é difícil construir um lista, porém, com o tempo, ela será muito valiosa para nós!