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Por que criar um blog: 7 motivos para sua empresa utilizá-lo como ferramenta de Marketing Digital

Nesse post, trazemos um pouco da nossa experiência e listamos os maiores motivos para sua empresa ter um blog como ferramenta de Marketing Digital.

Você sabia que a Resultados Digitais começou com um blog?

No dia 2 de julho de 2010 foi feita a primeira publicação no blog da RD. O post “manifesto” teve como título Os Benefícios do Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas e foi publicado pelo CEO da RD, Eric Santos.

Nessa época, o RD Station, nosso software de Marketing Digital, ainda nem havia sido lançado – isso só aconteceria 2 anos depois. Antes de lançar o produto, o blog ajudou a RD a ganhar audiência, a validar hipóteses para o desenvolvimento do produto e a educar o mercado sobre Marketing Digital.

No início, publicávamos um post por semana, mas, com o passar do tempo, a frequência aumentou, acompanhando também o crescimento da empresa e do time. Fomos para 2 posts por semana e depois para um post por dia útil até chegarmos à periodicidade atual, que varia de 6 a 8 posts por semana.

Ou seja, logo cedo entendemos a importância de um blog e o potencial que esse canal tem para gerar negócios para uma empresa.

Nesse post, trazemos um pouco da nossa experiência e listamos os maiores motivos para sua empresa ter um blog como ferramenta de Marketing Digital.

Quer saber como organizamos o blog da RD,  desde a escolha de temas até a mensuração de resultados?

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1. Estabelece liderança

Quando você escreve sobre algum assunto, está constantemente colocando seu conhecimento à prova. Se você não conhece muito do assunto, certamente será criticado nas mídias sociais e nos comentários do blog.

No entanto, se o seu blog tem qualidade, faz sucesso e é bastante comentado, você passa a ser uma autoridade no assunto. Os potenciais clientes veem você como alguém que sabe o que está falando e passam a confiar mais na sua marca.

2. Ajuda você a ser encontrado gratuitamente no Google

Publicar conteúdo com frequência faz com que sua empresa tenha muito mais páginas indexadas no Google do que um website comum.

Além disso, aumenta a probabilidade de outros sites colocarem links para o seu site, o que ajuda você a se posicionar melhor no Google e a receber mais visitas organicamente.

3. É interativo

A maioria dos blogs tem espaços para comentários. Incentivar essa conversa é uma nova forma de criar relacionamento com seus clientes.

Além disso, você pode tirar deste espaço diversas ideias para novos posts, aprender coisas novas a partir da experiência de outras pessoas e receber opiniões para seu blog, sua empresa e seus produtos ou serviços.

4. É dinâmico

Um website comum pressupõe conteúdo fixo, parado. Com um blog, tem-se a ideia totalmente oposta: atualizações constantes, conteúdo novo. Isso faz com que as pessoas visitem o blog de forma recorrente.

5. Facilita o processo de venda

O blog ajuda muito nos casos em que o cliente abordado ainda não está no momento ideal de compra. Assim, ao atraí-lo para o seu site, o cliente pode continuar em contato contínuo com a sua empresa mesmo que não tenha comprado o seu produto ou serviço.

Dessa forma, você vai estabelecendo a confiança aos poucos e o cliente já terá a sua marca em mente quando finalmente decidir que é a hora de comprar.

6. Resultados permanentes

Diferentemente de uma propaganda de TV, um banner em um site de terceiros ou um flyer entregue no semáforo, o blog é um ativo permanente.

Se você deixar de investir na propaganda, não terá mais a presença nesses canais. Se você deixa de escrever no blog, no entanto, os links de indicação e a autoridade das suas páginas perante o Google continuam, e assim sua empresa continua recebendo tráfego para o site de forma gratuita.

7. Gera aprendizado

Esse é um ponto pouco valorizado, mas de extrema importância. Escrever um blog é uma responsabilidade que força você a estar sempre atento com o que acontece na sua indústria.

Além disso, o fato de ter que escrever faz com que você, que já estudou e experimentou bastante e tem diversas opiniões e argumentos na cabeça, organize bem esse conhecimento e consiga absorver o que é mais importante.

Conclusão

Nesse post procuramos deixar bem claro os “porquês” de um blog. Para saber mais sobre o assunto, temos alguns posts e materiais que recomendamos como leitura complementar. Confira:

E, claro, se você tem alguma experiência no assunto para compartilhar ou um feedback pra gente é só comentar. ;)

Esse post foi publicado originalmente em julho de 2010 e atualizado e revisado em março de 2017.

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