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Por que sua empresa deveria começar a usar o Periscope

Você sabe como usar o Periscope, o app de transmissão de vídeo em tempo real, como ferramenta de Marketing para sua empresa? Confira nossas dicas!

Já está mais que comprovada a eficiência da utlização das redes sociais para qualquer empresa que deseja ter uma presença marcante na internet. Estar no Facebook e Twitter já não é mais novidade. Mas algumas plataformas têm ganhado cada vez mais destaque entre negócios que querem estar ainda mais próximos de seus clientes. Esse é o caso do Periscope.

O Periscope é um aplicativo que permite aos usuários compartilhar e visualizar transmissões de vídeo ao vivo a partir de seus telefones celulares. Seu grande diferencial está no fato de oferecer uma troca entre os participantes, sendo possível que telespectadores forneçam feedbacks instantâneos através do envio de mensagens e corações, que funcionam como o curtir do Facebook.

Outra funcionalidade é o fato de permitir que as pessoas guardem os vídeos que desejam, a fim de reproduzí-los mais tarde. Sendo assim, há duas opções: live e replay.

Periscope Live Replay

Desde que foi comprado pelo Twitter, em março de 2015, a plataforma tem ganhado ainda mais espaço entre negócios do mundo inteiro. A vantagem do Periscope é possibilitar uma relação pessoal ainda mais próxima com os consumidores, com acesso real aos momentos que importam na empresa, desde grandes anúncios até eventos patrocinados.

Empresas como Spotify, Skyscanner e Adobe são grandes referências que têm tentado aproveitar o aplicativo da melhor forma possível. No Brasil, Visa, Skol, LG, Giraffas, Multishow, SporTV e Jovem Pan também já se inseriram no meio.

Abaixo citamos algumas possibilidades na utilização do Periscope para empresas:

1. Releases de novos produtos/funcionalidades

O aplicativo pode ser um grande aliado na hora de lançar novos recursos do produto. Dar uma prévia do que está por vir, gerando expectativa para a data de lançamento, fazer um unboxing ao vivo (mostrar o seu produto tal como ele é entregue ao cliente em uma demonstração de desembrulho do pacote) ou ainda fornecer uma visão em primeira mão das fases de testes e protótipos.

Essa é uma tendência interessante de se investir já que, além de aproximar ainda mais o relacionamento com clientes, possibilita avaliar o interesse e melhorar o buzz em torno de novos lançamentos.

2. Q&A

Sim, um jogo de perguntas e respostas ao vivo. É claro que a ideia aqui não é oferecer consultorias ou suporte através de vídeos rápidos, mas sim humanizar a sua marca. Mostrar-se como disponível para dúvidas que nem sempre exigem abrir um formulário ou um processo burocrático para respondê-las.

Você pode definir a frequência deste tipo de ação (semanalmente, mensalmente ou ainda a cada 15 dias, por exemplo) de acordo com a sua disponibilidade e a demanda de perguntas dos seus seguidores.

Além disto, esta pode ser uma excelente forma de receber feedbacks em primeira mão dos seus clientes, além de trazer insights de melhoramentos para as áreas de:

  • Produto: Quais têm sido as demandas mais exigidas e quais ferramentas poderiam ser melhoradas ou implementadas para facilitar a utilização do produto ou serviço oferecido?
  • Marketing: Quais conteúdos precisam ser produzidos ou revisados para sanar as dúvidas que aparecem com frequência? Que tipos de materiais podem ser criados através dessas perguntas e respostas geradas?
  • Customer Success: A implementação e introdução ao produto ou serviço tem sido feita de forma adequada? Quais são as dúvidas mais comuns dos clientes e como esta área pode se reestruturar para respondê-las antes mesmo que elas apareçam? Quais os gaps na consultoria que tem sido oferecida pela empresa?

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  • Vendas: Como as dores daqueles que já são clientes ou até mesmo dos Leads podem gerar insights para futuras vendas?

3. Tornar claro quem são os seus parceiros

Se você conta com boas conexões, mostrá-las aos seguidores pode ter um impacto bastante positivo, dando ainda mais credibilidade à sua empresa.

Lembre-se também que a interação entre empresas em plataformas sociais já tem se mostrado uma excelente forma de consolidação. Os internautas tendem a admirar negócios que realmente utilizam essas plataformas como redes sociais, e não apenas como mídias de divulgação.

4. Por trás das cenas

Essa tem sido uma das maiores tendências em empresas e figuras públicas que utilizam ferramentas de vídeo em streaming. Mostrar como é o dia a dia, como ocorrem os processos e o que acontece por trás de cada divulgação aproxima clientes, Leads e até mesmo fãs.

As pessoas gostam de consumir informações sobre as empresas as quais estão ligadas de alguma forma. Alimentar essa necessidade de forma estratégica – e verdadeira – é garantir que elas estejam ligadas ao seu negócio, aumentando as chances de fidelização.

Exemplos de conteúdo que podem nutrir este ponto são: tours pelas áreas da empresa, depoimentos rápidos – e não combinados – de funcionários, conversas com os executivos, montagem da organização de eventos etc.

Periscope

5. Oferecer conteúdo exclusivo

Trate seus seguidores com atenção e faça com que tenham uma experiência exclusiva e acesso a um conteúdo único, se sentindo especiais por estarem em contato direto com a sua empresa.

Aqui vale desde notícias de última hora até promoções ou pacotes especiais para quem acompanha sua marca na plataforma. Lembre-se ainda que cada rede social tem a sua própria linguagem, e a do Periscope tem como característica ser mais direta e próxima. E também não esqueça de ter bem definido quem é a sua persona.

Tendo isto em mente, ofereça algo que gere buzz em relação à sua empresa. Você pode também se aproveitar de trend topics para um conteúdo atual e engajado. Assim, os usuários darão replays e comentarão em suas próprias redes sociais sobre a sua ação, atraindo ainda mais seguidores para sua marca.

6. Contar a história da sua empresa de uma forma diferente

No Periscope, assim como em qualquer outro lugar, contar uma história clara da marca é crucial para nutrir uma relação verdadeira entre o consumidor e a empresa.

Fale do início, de como surgiu, de seus valores, das dificultades encontradas, das conquistas mais importantes e até mesmo do seu diferencial em relação aos concorrentes.

Pensar em ações para narrar histórias pode ser o grande diferencial para a sua empresa. Pense diferente!

7. Compartilhar feedbacks dos consumidores

Se os depoimentos de clientes em si já são fundamentais para aprimorar a confiabilidade de uma empresa, seja ela qual for, os depoimentos via plataformas sociais podem ser ainda mais. Isto porque fica visível que aqueles que estão dando feedback são pessoas reais, com seus próprios perfis nas redes.

E já que o Periscope possibilita o compartilhamento, por que não usar essa função para pedir que seus clientes deixem em seus próprios perfis um depoimento para que você possa compartilhá-lo depois?

Mais dicas para usar o Periscope

Se neste ponto você se convenceu que o Periscope pode ser usado como mais um aliado da sua empresa em atrair Leads e se relacionar com clientes, é importante que você fique ligado em algumas dicas antes de começar a usar este aplicativo. Fique atento:

  • Seja real: Apesar de trabalhar com vídeos, a proposta do Periscope não é seguir um script ao pé da letra ou parecer perfeito tecnicamente. O que os usuários procuram é ver tudo em tempo real, como realmente é.
  • Faça seu conteúdo compartilhável: E incentive as pessoas a dar replays em seus vídeos para alcançar um público ainda mais amplo. Dessa forma você ainda pode atrair um número maior de usuários para que se sintonizem esperando a sua próxima transmissão.
  • Divulgue no Twitter: Aproveite a integração entre as plataformas da melhor forma possível! Traga seus seguidores do Twitter para o Periscope e vice-versa. Compartilhe seu conteúdo!
  • Responda: No Periscope, assim como em qualquer outra plataforma social, não cabe ignorar os usuários. É preciso de fato interagir, e não apenas publicar o que lhe convém. O grande sucesso deste aplicativo tem se dado justamente pela interação autêntica.

Periscope feedback

Conclusão

Não sabemos ao certo por quanto tempo o Periscope ficará entre nós ou quais serão as novas tendências que apresentará. Contudo, o que que sabemos é que as empresas que mostram-se capazes de se consolidar nos primeiros estágios de qualquer rede social tendem a sair na frente. E se tratando de Marketing Digital, estar à frente dos concorrentes é mais do que importante – é fundamental.

É claro que assim como na ativação de qualquer plataforma social, é necessário ter um planejamento e objetivos bem específicos antes de se lançar neste novo meio. As possibilidades para se trabalhar são inúmeras, e vale procurar o caminho que mais tem a ver com o seu negócio e com os resultados que procura.

Observe exemplos de quem já faz e adapte para a sua realidade. É tempo de experimentar! O Periscope – e diversas outras novas mídias sociais – estão aí, esperando quem se destaque. Por isso, busque os melhores caminhos e leve a sua empresa, equipe e serviço a outro nível.

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