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Por que é importante editar a Meta Description das páginas e posts do seu site

Meta Description é um fragmento do código HTML que tem como função resumir o que a página aborda. Esse resumo aparece apenas no código e o usuário que navega pela página não o vê.

Por isso, depois que as ferramentas de busca deixaram de analisar a meta description como um dos elementos importantes para determinar o ranking dos sites para uma dada palavra chave, muita gente deixou de valorizar esse item, ignorando-o ou não escrevendo corretamente.

Existem, no entanto, alguns benefícios muito importantes no uso da meta description. Ao deixá-la de lado, sua empresa pode estar perdendo muitas oportunidades de cliques e visitas.

O papel atual da Meta Description

A meta description tem papel muito importante em duas das grandes fontes de tráfego da maioria dos sites: as ferramentas de busca e as mídias sociais.

Ferramentas de busca

Nas ferramentas de busca, mesmo que não contem como fator de rankeamento, o conteúdo da meta description aparece na página de resultados como um resumo logo abaixo do título da página. Assim, um site que esteja numa posição pior pode ganhar o clique caso sua descrição seja mais atrativa.  Qual dos dois resultados abaixo parece chamar mais sua atenção?

Meta description - Imaginarium

Meta description - Uatt?

Outro item relevante é que se a keyword pesquisada aparecer ao longo da descrição, ela aparece em negrito, ganhando assim maior destaque e aumentando a chance de clique:

Negrito na Meta Description

Obs.: na grande maioria dos casos o Google utiliza a meta description na página de resultados, mas não há obrigatoriedade nisso. Ocasionalmente o próprio buscador escolhe algum outro trecho da página e exibe como resumo.

Mídias sociais

Algumas das principais redes, como Facebook, Linkedin e Google Plus, oferecem um fragmento da página destacando um pouco melhor o conteúdo.

Por padrão, o que aparece nessas três redes é a meta description. Veja nos exemplos abaixo:

Meta description no Facebook

Meta description em post no Facebook

Meta description em post no Linkedin

Meta description em post no Linkedin

Meta description no Google Plus

Meta description em post no Google Plus

Como fazer

Passando rapidamente pela implementação, a meta description é utilizada com o seguinte código:

<meta name=”description” content=”Aqui vai o texto-resumo que sua empresa“>.

No entanto, se sua empresa utiliza a plataforma WordPress, existem plug-ins como o All-in-one SEO que facilitam a edição para quem não possui conhecimentos técnicos.

Além de falarmos da aplicação, algumas observações são importantes também para escolher o que escrever na descrição:

Seja razoável no tamanho

O Google corta a meta description em cerca de 160 caracteres. É preciso que o texto seja menor que isso para aparecer corretamente.

Descrições muito curtas também não costumam funcionar bem, já que parecem ficar incompletas.

Procure por algo objetivo e interessante

Ocasionalmente vemos algumas descrições pouco objetivas, que não dizem exatamente o que o visitante vai encontrar na página.

Outro erro é não se esforçar para criar um texto atrativo.  Descrições do tipo “Essa é uma página sobre marketing” não devem funcionar bem: é preciso despertar a curiosidade ou mostrar que resolve um problema.

Lembre-se também de usar as palavras chave importantes da página, uma vez que ficarão em negrito quando aparecerem como resultado de busca.

Use calls-to-action

É sempre positivo indicar claramente para o visitante o que sua empresa quer que ele faça. “Clique e leia mais” é um exemplo de call-to-action que se aplica à situação.

Teste

Já falamos no blog sobre o uso de Adwords como ferramenta de teste.

Mesmo que no caso de Adwords o texto descritivo seja menor (duas linhas de 35 caracteres), é possível testar ali quais os pontos mais relevantes para os visitantes e então elaborar melhor esses itens na meta description.

Por onde começar

O ideal é que todas as novas páginas tenham sua descrição assim que publicadas. No entanto, isso não costuma acontecer e na maioria dos casos é preciso um trabalho retroativo de reformulação desses textos nas páginas que já existem no site.

Para descobrir onde vale a pena mexer, nossa recomendação é analisar quais as páginas mais visitadas com origem nos sites em que a meta description é importante: Google, Facebook, Google Plus e Linkedin.

Isso pode ser feito no Analytics, analisando a aba “conteúdo” e estipulando “origem” como dimensão secundária:

Identificando Meta description importantes no Google Analytics

O Facebook Insights para sites, que já apresentamos aqui no blog, indica os conteúdos do site mais curtidos no Facebook.

Outra ferramenta bastante útil é a Google Webmaster Tools.  Na aba “tráfego”, há as “atividades” no “relatório das marcações +1”. Nesse item é possível observar quais as páginas que foram compartilhadas no Google Plus.

Na mesma aba “tráfego” há também a opção “consultas de pesquisa”, que indica as vezes em que seu site apareceu nos resultados de pesquisa. Muitas aparições e poucos cliques podem indicar oportunidade de melhorias na meta description.

Independentemente dos resultados dessas pesquisas, recomendamos a revisão de páginas que são claramente importantes para sua empresa: Home, páginas de produtos e página inicial do blog.

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